quinta-feira, 22 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22394: Tabanca Grande (522): Ildeberto Medeiros ex-1º cabo condutor auto, CCAÇ 2753, "Os Barões" (Brá, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim/K3 e Mansabá, 1970/72): açoriano de Ginetes, Ponta Delgada, a viver em New Bedford, senta-se no lugar nº 845, à sombra do nosso fraterno e sagrado poilão

 



Ildeberto Medeiros senta-se à sombra do poilão da Tabanca Grande, 
no lugar n.º 845


1. Finalmente fica apresentado à Tabanca Grande o Ildeberto Medeirios, que foi 1.º cabo condutor auto, CCAÇ 2753, "Os Barões" (Brá, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim/K3 e Mansabá, 1970/72) (*), vindo assim juntar-se no nosso blogue, aos outros três "barões" que já cá estavam: os ex-alf mil Vítor Junqueira e José Carvalho, e o ex-fur mil Francisco Godinho, mas nenhum deles açoriano.  



O Ildeberto Medeiros e a esposa

Fotos (e legendas): © Ildeberto Medeiros (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2. O Ildeberto Medeiros, açoriano, vive nos Estados Unidos da América. Pelo que sabemos, da sua página do Facebook;

(i) é natural de Ginetes, concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores;

 (ii) nasceu em 23 de maio de 1949; 

(iii) andou na escola Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada; 

(iv) vive em New Bedford, estado de Massachusetts, EUA; 

(v) é casado; 

(vi) está reformado...

3. Comentário do editor LG:

Meu caro Berto (como te chamam os amigos do peito): és bem vindo, quer como "barão do K3", quer como nosso patrício dos Açores, a viver agora na diáspora lusitana... 

Louvo o teu esforço por chegares até nós e, finalmente, poderes cumprir as devidas formalidades e sentar-te à sombra do nosso sagrado e fraterno poilão. 

O teu lugar é o n.º 845. Sei que és sportinguista e que vais ficar ao lado de um portista, o Manuel Domingos Ribeiro, o n.º 844 (**). Mas aqui cabemos todos, independemente das nossas opções políticas, religiosas, futebolísticas, etc., ou das nossas diferenças de origem social, geográfica, étnica, etc. O que nos une é a camaradagem, fortalecida pelas memórias, boas e más,  da Guiné (1961/74).

O teu nome passa a figurar na coluna (estática), do lado esquerdo, do nosso blogue, na Lista Alfabética dos Amigos e Camaradas da Guiné.

Vês se nos mandas mais fotos do teu tempo de Guiné, com boa resolução e as respetivas legendas. Vou-te mandar os contactos do João Crisóstomo, que vive em Queens, Nova Iorque, e que é o régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona. Ele vai-te escrever e mandar s seus contactos, nomeadamente telefónicos. Ele vai gostar de poder falar contigo, se nos mandares, a  ele e a nós, o teu nº de telefone / telemóvel (, que naturamente não será divulgado no blogue).

Há muitos camaradas nossos, açorianos, madeirenses e continentais, que vivem nos EUA (e no Canadá) e que ainda não nos conhecem. Conto contigo para divulgares o nosso blogue, e para continuares a comentar os nossos postes. É também uma boa forma de afirmar a nossa língua materna na Internete. Vê se consegues sobretudo trazer mais açorianos até ao nosso blogue e à Tabanca Grande, que é a mãe de todas as tabancas... 

Boa saúde e longa vida, na companhia da tua esposa. Mantenhas (saudações em crioulo da Guiné). 
_______________

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Luís Graça (BY EMAIL)
quinta, 22/07/2021, 21:18

Ildeberto, finalmente estás entre nós, sentado simbolicamente sob o nosso poilão, no lugar nº 845...

És o 4º "barão do K3" a integrar a Tabanca Grande...

Vou dar conhecimento do teu email ao João Crisóstomo, manda-lhe o teu nº de telemóvel / telefone, ele pode (e gostará por certo DE ) falar contigo. É o régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, vive em Nova Iorque.

Tudo de bom para ti. Vai dando notícias. Gostava de ter muitos mais camaradas açorianos no nosso blogue, vou fazer uma lista de todos os postes com referências aos Açores e aos açorianos.

Luís Graça

Anónimo disse...

john crisostomo (by email)
quinta, 22/07/2021, 21:35

Caro Idelberto,

Vejo que este e mail também foi mandado para o José da Camara que vive por esses lados, não muito longe de ti.

Espero que se comuniquem. E fico esperando então esses contactos telefónicos que não há nada como o calor duma verdadeira voz humana no outro lado da linha. Há momentos ( há cerca de meia hora) falei com o Valdemar Queiroz. Parece que gostou ter sido lembrado com uma chamada daqui dos States.

Junto-me ao Luís Graça e todos os camaradas num apertado abraço de boas vindas. "Welcome” como se diz por aqui… Temos de ver se um dia nos podemos encontrar pessoalmente. Eu sei que este malvado virus ainda não permite muito ainda, mas haja esperança...

Grande abraço
João Crisóstomo

Valdemar Silva disse...

Bem-vindo o Ildeberto, lá por ter pertencido aos "Os Barões" não é nenhum barão e até tem nome de companheiro.
Mais um camarada da guerra na Guiné que faz parte da Tabanca Grande espalhada pelo Mundo, neste caso nos EUA, como o João Crisóstomo.
Como escrevi no Poste 22391, recebi um telefonema do João Crisóstomo, que muito me sensibilizou e agradeço.

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Caro Ildeberto,
Sejas bem-vindo ao nosso convívio. Como o João Crisòstomo disse, somos vizinhos. Eu moro em Raynham. Um dia, quem sabe, teremos a oportunidade de nos encontrar.
Um abraço,
José Câmara

Cesar Dias disse...

Bem vindo Ildeberto Madeiros, mais um camarada da companhia Açoriana que esteve naquela estrada, convivi convosco no Bironque e Madina Fula, não cheguei ao K3, voltei para Mansaba e Mansoa, era hora de partir. Tenho boas recordações da CCAÇ 2753, ou ´não fossem açorianos. Podes ver por aqui fotos desses lugares que nos couberam em (sorte).
Conta o que te lembrares, aguardamos.
Um forte abraço.

César Dias
Sapador do BCAÇ2885

ildeberto medeiros disse...

Amigos ou ex como queiram chamar a um ex anonimo que diz que mora aqui perto de min nos Estados Unidos pois muito gostava que nos emcomtracemos pode enter em contacto comigo por mai ferraria007@ gmail.com ou fce book Ildeberto medeiros saude e um grande abraco

Zeca Macedo disse...

ldeberto, apesar de termos sido vizinhos,nos apartamentos do Sr. Costa na Cedar Street em Somerville, nunca tivemos oportunidade de falar sobre a Guiné. Estive lá de 73-74 em Vila Cacheu e Bolama. Pertencia ao Destacamento de Fuzileiro Especial, DEFE 21, um destacamento composto na sua maioria por Africanos.

Zeca Macedo, Tenente FZE
DFE 21
Cacheu-Bolama 72-73
Guine Bissaau