sexta-feira, 16 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22377: Tabanca Grande (521): Manuel Domingos Ribeiro, ex-Fur Mil Art MA da CART 6552/72 (Cameconde, Cacine, Cabedu e Catió, 1972/74) que se senta no lugar 844 do nosso Poilão


1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano, Manuel Domingos Ribeiro, ex-Fur Mil Art/MA da CART 6552 (Cameconde, Cacine, Cabedu e Catió, 1973/74), com data de 15 de Julho de 2021:

Sou Manuel Domingos Carneiro Ribeiro, natural de Rio Tinto, Concelho de Gondomar, morador na freguesia de Cête, Concelho de Paredes, Distrito do Porto.

Ex-Furriel Mil Atirador de Artilharia/Minas e Armadilhas e pertenci à CART 6552.

Fui mobilizado para servir na ex-Província Ultramarina de S. Tomé e Príncipe em Outubro de 1972, mas fui desviado para a Guiné em Maio de 1973, onde estive até 7 de Setembro de 1974.

Junto, como é da praxe 2 fotografias, uma atual e outra do tempo da Guiné - Cameconde, Cacine, Cabedu e Catió.

Sou seguidor do blog desde 2011, mas só agora consegui tentar inscrever-me.

Junto com a minha foto do tempo da Guiné a bordo de uma lancha da Marinha com destino a Cacine, seguem mais duas de Cameconde.

Sem mais de momento
Os cumprimentos
Manuel Ribeiro


Fur Mil Manuel Domingos Ribeiro a caminho de Cacine.
Manuel Domingos Ribeiro, "hoje"
Vistas parciais de Cameconde

********************

2. Nota do coeditor:

Caro Manuel Domingos,
Muito bem-vindo à tertúlia, em nome de quem te deixo desde já um abraço. Ficas com o lugar n.º 844, à sombra do nosso Poilão, "sítio" onde poderás publicar as tuas memória escritas e fotografadas.

Quase ias perdendo a grande oportunidade da tua vida. Já viste o desperdício de uma comissão de serviço em S. Tomé, quando a Guiné estava aqui tão perto? Também não sei o que esperavas, sendo Atirador e tendo o curso de Minas e Armadilhas, e tudo, o que ias fazer para uma ilha paradisíaca, armadilhar coqueiros? Fazer tiro ao alvo?

Agora a parte séria. A vossa Companhia foi para Cameconde (subsector de Cacine) quando aquilo estava mesmo muito quentinho. Não nos queres dar o teu testemunho daqueles últimos dias, já que a CART 6552 ali permaneceu até à entrega do aquartelamento ao PAIGC?

Parece que o vosso destino era entregar aquartelementos porque após a retirada de Cameconde foram para Cabedu, onde também passaram o testemunho ao PAIGC. De tudo isto nos poderás falar e enviar fotos dos momentos mais marcantes do fim da nossa permanência na Guiné.

Uma nota de rodapé para te dizer que, morando tu no Grande Porto, tens perto de ti a Tabanca dos Melros, com sede e Museu na Quinta dos Choupos, em Fânzeres/Gondomar, onde no segundo sábado de cada mês a malta se reune para conviver a apreciar deliciosos almoços servidos pelo nosso camarada Gil Moutinho, ele próprio ex-Fur Mil Piloto que sobrevoou os céus da Guiné. Como os tempos vão conturbados é melhor confirmares.

E pronto, aqui fica o abraço dos editores deste Blogue com a certeza da nossa disponibilidade para dar estampa às tuas memórias e fotos dos teus, e nossos, tempos de combatentes à força.

CV

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Bem-vindo Ribeiro
A fotografia na lancha já tem cor de 1974, melhor dizendo cabelo com pinta de 1974.

Abraço
Valdemar Queiroz

Hélder Valério disse...

Caro camarada Manuel Ribeiro

Já te foste apresentaste devidamente e já foste também devidamente saudado e introduzido pelo Carlos Vinhal.

Não deixa de ser curiosa essa tua deriva de São Tomé para a Guiné mais de 6 meses depois de teres chegado lá a paragens mais a sul.
Seria interessante saber dos teus sentimentos e/ou sobressaltos perante essa ""requisição", já que tudo indica que foste cooptado.
E também como o Carlos V sugere ajuda-nos a "ver" os tempos finais.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sê bem vindo, camarada, à Tabanca Grande!... Mas vejo, com agrado, que já havia aqui, há muitos anos uma referência ao teu nome, à tua CART 6552/72 e a Cameconde.... Vejo que levaste 8 (oito) anos a responder ao meu comvite para te juntares a nós!... Só pode, pois, ser uma decisão "muito amadurecida"...


22 DE FEVEREIRO DE 2013
Guiné 63/74 - P11133: Memória dos lugares (215): Cameconde (António J. Pereira da Costa, CART 1962, 1968/69) / Manuel Ribeiro , CART 6552/72, 1973/74, a companhia do célebre Lemos, do FC Porto que marcou 4 golos ao Benfica, em 31/1/1971)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2013/02/guine-6374-p11133-memoria-dos-lugares.html


(...) 2. Comentário de L.G.:

Caro camarada Manuel Ribeiro: És o mais célebre camarada da CART 6552/72, a tal que que, em vez de aterrar na terra do cacau, foi parar a Cameconde, Cabedu e Cufar, no sul da Guiné... És o mais célebre porque és o único representante dos bravos dessa companhia, que até agora visitou a nossa Tabanca Grande. Ficamos também a saber que, além de ti, há o António José Lemos e o vosso ex-capitão, Fernando Manuel Vialalobos Filipe... Pergunto: o que é feito de vocês ? Têm-se encontrado anualmente ? E o Lemos e o capitão aparecem ?...

Bom, está na altura de te convidar para ficares por aqui mais tempo, sentando-te à sombra do nosso mágico e fraterno poilão. Só precisas de nos mandar as duas fotos da praxe, um endereço de email e, já agora, dizeres em que terra vives (, esta informação é facultativa)... Boa sorte para o teu sonho de voltar a rever Cameconde e Cacine... E responde-me na volta do correio. O nosso endereço é: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com (...)

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Já publiquei fotos da Cameconde do meu tempo (1968).
Mas estas duas não consigo identificar, especialmente por não identificar os obuses.
Ora dá uma ideia para ver se me oriento.
Ou será que estas fotos dizem respeito "à actualidade"?

Um Ab.
António J. P. Costa