quinta-feira, 15 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22372: Tabanca Grande (520): Vítor Ferreira, ex-Fur Mil (Cameconde e Bissau, 1970/72) que se senta no lugar 843 do nosso Poilão


1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Vítor Ferreira, ex-Fur Mil (Cameconde e Bissau, 1970/72), com data de 26 de Maio de 2021:

Caro Carlos
Estive na Guiné de 1970 a 1972. Primeiro em Cameconde e depois em Bissau.
Sou acompanhante assíduo do blogue.
Para “padrinho“ posso indicar o Hélder Sousa, conceituado cronista.

Fico ao dispor.
Vitor Ferreira


O Vítor Ferreira, "ontem", talvez em Cameconde
O Vítor Ferreira "hoje"
XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Monte Real, 25 de Maio de 2019. Na foto, da esquerda para a direita: Armando Pires, Luís Paulino e o estreante Vítor Ferreira.
XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Monte Real, 25 de Maio de 2019. Nesta foto de família, à esquerda, logo a seguir ao Jorge Canhão o casal Maria Luísa e Vítor Ferreira.

Fotos do Encontro Nacional de Hélder Sousa, editadas pelo coeditor.

********************

2. Mensagem enviada pelo coeditor CV ao Vítor, com conhecimento ao nosso colaborador permanente Hélder Sousa, em 26 de Maio de 2021:

Caro Vítor
Obrigado pelo contacto.

Para uma apresentação mais completa gostaríamos que nos desses mais pormenores sobre ti, a saber:
Posto, especialidade, unidade(s) a que pertenceste, data de ida e regresso, locais por onde andaste e outras informações que aches úteis.
Quanto ao "padrinho", acho uma boa opção mas parece que ele é muito forreta, nem sequer dá folar pela Páscoa.
Fico a aguardar a volta do correio.

Abraço do camarada
Carlos


********************

3. Mensagem do nosso camarada Hélder Sousa, enviada ao Blogue em 26 de Maio de 2021, com conhecimento ao Vítor Ferreira:

Olá Carlos
Que bela surpresa!

O Vítor foi um dos amigos vilafranquenses que me acolheu quando cheguei à Guiné.
Foi no quarto que ele na altura (9 de Novembro de 1970) ocupava, com outro vilafranquense, o Zé Augusto Gonçalves meu colega de curso de montador-electricista na EICVFXira e também e ainda com o muito falado e "desaparecido" Pechincha, que me acolhi até ir para Piche.
O Vítor esteve já em Monte Real no último ou penúltimo Encontro.

Entre várias outras coisas recordo principalmente as partidas de bilhar na "Brasileira", em Vila Franca.
Teve um problema grave de saúde, mas para isso falará ele, se quiser, mas congratulo-me vivamente pela disposição manifestada por ele.
Vou aguardar o desenvolvimento. Fico à espera do "aparecimento" no Blogue.

Abraço, caro Carlos V e para o Ferreira, também.
Hélder Sousa


********************

4. Comentário do coeditor CV

Caro Vítor Ferreira
Uma vez que nunca mais nos voltaste a contactar, fica feita a tua apresentação formal à tertúlia com os elementos que nos disponibilizaste.
Posso especular que terás pertencido à açoriana CCAÇ 2726, uma vez que afirmas ter estado em 1970 em Cameconde. Consultados, o 7.º Volume da CECA - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné e o 3.º Volume da CECA - Dispositivo das Nossas Forças - Guiné, verifiquei que a 2726 esteve sediada em Cacine entre 1970 e 1972, com destacamentos em Cameconde. Outro sinal, será tu apareceres numa das fotos publicadas, do nosso XIV Encontro Nacional de 2019, junto ao Luís Paulino, também ele Fur Mil da mesma Companhia.
Esperamos por novo contacto teu para nos confirmares ou desmentires.

Com a tua adesão, ficamos com mais um lugar preenchido debaixo do nosso "poilão sagrado", esperando que nos possas enviar fotos e textos da tua comissão de serviço, que parece não ter decorrido na totalidade na CCAÇ 2726, uma vez que também estiveste colocado em Bissau, onde o nosso comum amigo Hélder em boa hora te foi encontar.

Já agora, se se confirmar que foste para a Guiné integrado na açoriana CCAÇ 2726, ficas a saber que viajámos no mesmo navio. O "Ana Mafalda" embarcou em Lisboa, no dia 11 de Abril de 1970, a tua Companhia e fez escala no Funchal, no dia 13, para embarcar a madeirense CART 2732. Chegámos a "bom porto" no dia 17.

Resta-me então, deixar-te em nome dos colaboradores deste Blogue e da tertúlia, um abraço de boas-vindas e os parabéns pelo padrinho que escolheste.


Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE JUNHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22304: Tabanca Grande (519): Alfredo Fernandes, ex-1º cabo aux enf, CCAV 678 (1964/66)... Natural de Valença, vive em Viana do Castelo, é enfermeiro aposentado do SNS. Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar nº 842

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vitor, sê bem vindo. E toma boa nota do reparo do Carlos Vinhal: no Norte, o padrinho tem sempre a obrigação de dar um folar ao afilhado. na Páscoa

Hélder Valério disse...

Ora pois então, cá temos o Vítor Ferreira!

Devo dizer que fico muito contente, pois para além ser um dos nossos "camaradas da Guiné", foi, como já dei conhecimento disso, uma das pessoas que me acolheu, que me proporcionou alojamento, que me introduziu na "fauna" de Bissau logo no dia (noite) da minha chegada, com visita entre outros locais a jantar na "Meta" e a refrescar no "Pelicano".
Também como "vilafranquense de formação" tivemos vários pontos de contacto principalmente, como disse, nas partidas de bilhar em "A Brasileira" onde fomos mais parceiros que adversários.

No entanto não tenho memória do percurso militar.
Não me recordo onde tinha estado, quando veio para Bissau e para que funções.
Sei que em 9 de Novembro de 1970 já estava em Bissau.
Sei que fui portador para ele e/ou também para o Zé Augusto (outro vilafranquense meu colega de curso) de uma quantidade generosa de castanhas e de um garrafão de água-pé e que isso foi consumido em alegre convívio pelo São Martinho.
Acho que tenho uma foto ou outra desse evento e se a encontrar logo enviarei.

Pois então, boas vindas e vamos lá a relatar algumas memórias!

Hélder Sousa

Hélder Valério disse...

Volto novamente depois de ler a "recomendação" do Luís Graça....

A Páscoa ainda vem longe....
Depois se verá!

HS

Carlos Vinhal disse...

Já estás a arranjar desculpas.
Carlos Vinhal