sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23538: Tabanca da Diáspora Lusófona (20): Um saudoso e apertado abraço para a Alice, que fez ontem anos... E lá vamos, hoje, a caminho de Toronto, Canadá: oxalá possamos encontrar antigos camaradas da Guiné (João Crisóstomo, Nova Iorque)




Vilma Kracun e João Crisóstomo, ela, eslovena, enfermeira, reformada, ele nosso camarada da diáspora, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), luso-americano, mordomo reformado, ativista de causas sociais e humanitárias. Casaram em segundas núpcias em 2013: amigos já do tempo de  Londres, reencontraram.se ao fim de 40 anos... Uma linda história de amor.

O casal vive em Queens, Nova Iorque. O João nasceu em 22 de junho de 1944, em Paradas, Torres Vedras. Depois da Guiné, emigrou para o Brasil e, em 1975, para os EUA. Tem um curso superior em gestão hoteleira, Em Nova Iorque fez parte da a elite portuguesa dos mordomos que serviam a elite nova-iorquina. Principais causas humanitárias e sociais pelas quais ele se tem batido: defesa das gravuras de Foz Côa, autodeterminação de Timor Leste, e reabilitação da memória de Aristides Sousa Mendes... O casal vem com frequência a Portugal e, desde 2013, também à Eslovénia.

Foto (e legenda): © João Crisóstomo (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Mensagem de quinta feira, 18/08/2022, 22:42

Caríssimos Alice e Luís Graça. Não sei (talvez seja de propósito ) ambos os vossos telefones vão imediatamente para a "answering machine”… Imagino que hoje teve de ser assim mesmo.

Não esquecemos que hoje foi/é um dia muito especial…e nós ( um pouco tarde, que o dia passou quase sem darmos por isso) queremos ainda ser parte dele.

Se de outra maneira não podemos estar festejando com o Luís Graça e demais queridos da nossa querida Alice, aqui vai pelo menos com um saudoso e apertado abraço!

Vamos amanhã até Toronto, como há tempos disse ser intenção de fazer. Vamos de carro, com paragens em Morgentown (Virgínia) para ver uns amigos e Cleveland (Ohio) onde existe a maior comunidade eslovena nos USA. Não preciso de dar mais explicações, certo?

Na volta vamos parar em Ithaca, "home” da Cornell University onde fui em 1975, pois tirar aí um curso de hotelaria foi a razão que me trouxe aos USA. Não pôde ser, mas ficou-me a vontade de aí voltar pois toda aquela zona (Finger Lakes) é um sonho.

Era nossa intenção parar também em Strathroy onde mora o nosso camarada Picanço para um abraço; mas terá de ser noutra ocasião. Aliás, duma tarde de telefonemas para camaradas da diáspora, tentando encontrar alguém para cavaquear um pouco, foi este o único camarada com quem consegui falar. E foi nos Açores que o encontrei…

A continuação de um dia muito feliz para todos especialmente para a nossa (de todos!) muito querida Alice.

Com saudades,

João e Vilma

2. Comentário do editor LG:

João e Vilma: obrigado pela vossa solicitude, carinho e amizade. Agradeço os votos de paarbéns em nome da Alice, que ontem, como devem imaginar, não teve um minuto de sossego. E depois à noite fomos jantar todos, com os filhos e a neta, num sítio que recomenda a Tasca da Memória, Calçada do Galvão, 8, Ajuda, Lisboa (está na moda, é obrigatório reservar mesa). Ainda vimos o vosso telefonema e tentámos marcar, de regresso a casa, no carro. De qualquer modo, foi um dia feliz, estivemos todos juntos, a família mais próxima, que é o mais importante.

João, em relação à viagem a Toronto, de que já me tinhas falado, entendo a tua frustração por não poder encontrar mais amigos e camaradas da Guiné.  Mas fica aqui, mais uma vez, o apelo para que a malta dê a cara e apareça.   Como sabes, é uma geração que lida ainda muito mal com a Internet, pelo que muitos (com destaque para açorianos e madeirenses) só descobrem o nosso blogue através de filhos e netos.

Espero que tu e a Vilma se divirtam e façam boa viagem. E, à volta, manda-nos a tua reportagem, pelo menos algumas fotos (com boa resolução... e legendas). Se eu puder e for a tempo, ainda vejo quem, do blogue, vive por aí... Temos um ou outro camarada.  Pelo menos temos 30 referências com  o descritor Canadá

Um chicoração do Luís (e Alice)

PS - Alguns membros da Tabanca Grande, que vivem em Toronto (ou no Canadá, como é o caso do José Manuel Espínola Piçanço, de que já tens os contactos)  

O mais recente é o Manuel Antunes, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 2484/BCAV 2867 (Jabadá, 1969/70); membro da Tabanca Grande nº 859: é mirandês, natural de Duas Igrejas, Miranda do Douro;

Mas temos outros (vivos e falecidos)... Vou procurar com tempo. Alguns visitam-nos mas não chegam a integrar a Tabanca Grande, perdendo-se o contacto. Casos, por exemplo, do:

  •  José (ou Joe) Ribeiro, que é de Leiria, ex- Sold Inf , 4º Gr Comb, CCAÇ 3307/BCAÇ 3833 (Pelundo, Jolmete, Ilha de Jete, 1970/72): vive em Toroto há de 45 anos);
  •  Luciano Vital, natural de Valpaços, Trás-os-Montes, ex-fur mil, de rendição individual, que andou pelas CCAV 3463 (Mareué), CCAÇ 3460 (Cacheu) e Adidos (Bissau), 1973/74

 Outros estão por cá e lá...É o caso do José Marcelino Gonçalves (ex-Al Mil Op Esp da CCAÇ 4152/73, que vive actualmente no Canadá; já foi aos nossos encomntros nacionais,em Monte Real).

Mas há mais... O  problema é que a América do Norte é um mundo, as distâncias são enormes... Em Toronto tenho gente conhecida, da nossa região Oeste. 

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João: a nossa Tabanca é Grande... mas o Mundo ainda é Maior: de Toronto a Sidney, de Macau a Bissau, de Estocolmo a Durban, há muita "gente nossa".. simplesmente não sabe ou não quer chegar até aqui... Don't worry. my friend, não perdes o céu só para não "arrebanhares" mais combatentes para o nosso blogue...Conta só com 1 por subunidade, um em cada 150... O resto já morreu, ou anda na lufa-lufa da vidinha, ou não tem acesso à Internet, ou pura e simplesmente não quer que lhe falem na Guiné... Quando chegarmos aos 1000, encerramos para balanço!...

Boa viagem. Luis

Anónimo disse...

João Crisostomo,
Amigo já ouvi a tua mensagem, que agradeço.
Tentarei o contacto proximamente. Que a vossa viagem seja bem sucedida por terras canadianas.
Abraço.

Anónimo disse...

...acima deveria ter assinado ...
José Câmara

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Quis dizer: "Não perdes o céu só PORui não 'arrebanhares' mais ex-combatentes para o nosso blogue"...