domingo, 6 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23766: Lembrete (43): É já no próximo dia 12 de Novembro que vai ser lançado o livro de poemas "Palavras que o vento (E)leva", da autoria do nosso camarada José Teixeira, no Centro Cultural de Leça do Balio, às 16h30, com apresentação do Dr. José Almeida da Silva


1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70) com data de 5 de Novembro de 2022.

Meus bons amigos editores
Abusando da vossa bondade, pedia o favor de, se possível, colocarem esta lembrança no nosso blogue sobre o lançamento do meu livro de poesia.
Junto um poema que pode ser incorporado.

Fraterno abraço do
zé teixeira



O mundo em que vivemos

Gostava de saber quem sou,
Saber de onde venho,
Conhecer o caminho para onde vou.
Ser eu, ser livre…
E não sou,
Poder falar, gritar, chorar,
Sorrir, brincar…
Pensar…
Pensar e agir…
Agir em consciência, sem pressões ou constrangimentos,
Nem julgamentos.
Mas a minha vida parece um circo…
Apresento, represento, faço vénias, sorrisinhos
Aparento…
Aparento o que não quero, e não gosto de ser!
Sim. Sou um macaquinho de imitação,
– Para não cair no ridículo…
– Para que me deem atenção.
Tenho ideias,
Grandes ideias…
Talvez… pequenas, sábias, inconsistentes
Talvez incongruentes,
Concretas, porque não?!
São ideias, propostas, projetos, sonhos, opiniões
Fantasias, devaneios, aspirações…
Crivadas!...
Crivadas pelo medo da ambiência.
O crivo da sociedade critica, abafa, empurra…
Isola, manieta, exclui…
Destrói…
Em lume brando… lenta paciência.

Desde o nascimento me ensinaram que não vivo sozinho
Vivo com eles e para eles…
Vivo para o sistema!
Prá sociedade que me dá tudo e nada,
A sociedade que me condena
Se não faço o que ela me ordena
E não me deixa ser quem sou…
E de tão subtil que é,
Neste circo animado,
Conduze-me por caminhos que não os meus,
E eu sigo-a como um camelo amestrado.


José Teixeira

____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23701: Lembrete (42): Amanhã, dia 13 de Outubro, pelas 17h00, apresentação do livro "Rua do Eclipse", de Mário Beja Santos, a levar a efeito no Salão Nobre do Palácio da Independência, Largo de São Luís, em Lisboa

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé Teixeira, querido amigo e camarada, vai ser por certo uma bonita sessão de lançamento, a do teu livro de poemas. Não poderei estar, como te disse, a minha netinha faz 3 anos, e exige a presença dos vovós na sua festinha, nesse dia... Terás por certo a participaçºao e o carinho de um bom lote de gente que te estima e admira, e que gosta do que escreves... E eu já dei o meu aval à qualidade das tuas "palavras que o vento (e)leva"... Luís

José Teixeira disse...

Meu querido amigo Luís Graça. Desde a primeira hora que comecei a escrever para o Blogue, em 2005, tu tens vindo a desafiar-me para escrever um livro. A ti devo, em parte, esta minha ousadia de entrar no mundo das letras, embora não fosse este caminho, (a poesia) o indicado. Se tiver vida e saúde ainda hei de corresponder aos teus pedidos.
Está a ser uma agradável surpresa a adesão dos meus amigos e amantes da poesia. Temo que fiquem um tanto desiludidos, tal é a expectativa.
É o primeiro. Quer dizer que no mundo da poesia, ainda sou uma criança.
Obrigado Luís pela tua confiança, pelas tuas palavras expressas no livro e sobretudo pela amizade que nos une, criada, e desenvolvida pela paixão que ambos temos pela Guiné e pela preocupação de recolher da verdade verdadeira sobre a guerra na ex-guiné, dita portuguesa.
Sei que nesse dia estás em festa. A tua Clarinha faz anos e eu este ano não tenho nenhum texto para comemorar contigo a alegria dos netos.
Um beijinho muito terno A catraia que vos enche o coração. Para o João e esposa e para a vossa Joaninha um Xi coração.
Para ti, Luís e para a tua Alice, companheira de sempre, que eu muito admiro e estimo, um terno abraço.
zé teixeira