terça-feira, 8 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23770: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte VI: os primeiros ataques a Farim, em 1963


Guiné > Região do Oio > Carta de Farim (1954) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Farim (e dos seus bairos  Nema e Morocunda), além de K3 e Bricama. Recorde-se que cada centímetro da carta corresponde a 500 metros no terreno.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022).


1. Continuamos a reproduzir excertos das memórias do Amadu Djaló, que a morte infelizmente já nos levou em 2015, aos 74 anos. 

A fonte continua a ser o ser livro "Guineense, Comando, Português" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp.), de que o Virgínio Briote nos disponibilizou o manuscrito em formato digital. A edição, que teve o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, está há muito esgotada. E muitos dos novos leitores do nosso blogue nunca tiveram a oportunidade de ler o livro, nem muito menos o privilégio de conhecer o autor, em vida.


O nosso coeditor jubilado, Virgínio Briote (ex-alf mil, CCAV 489 / BCAV 490, Cuntima, jan-mai 1965, e cmdt do Grupo de Comandos Diabólicos, set 1965 / set 1966) fez generosa e demoradamente as funções de "copydesk" do livro do Amadu Djaló. Temos vindo a introduzir pequenas correcções toponímicas ao texto  impresso, a ter em conta numa eventual (se bem que pouco provável) 2a. edição. 

Recorde-se, aqui sumariamente, os primerios vinte e poucos anos do Amadú Djaló (1940-2015), a partir dos excertos que já publicámos (**):

(i) o Amadu Djaló era, em 2010, quando o seu livro foi lançado (no Museu Militar en Lisboa) um dos raros sobreviventes que podia falar de todos os anos que durou o conflito, como muito bem lembrou o Virgínio Briote;

(ii) Futa-Fula, natural de Bafatá, oriundo de famílias da antiga Guiné Francesa, Amadu escolheu um dos lados, combateu no Exército Português, juntando-se a milhares de guineenses; mas o seu pai  que era empregado de balcão de um comerciante libanês, em Bafatá, o Assad,  tivera antes o sonho de o levar até ao Senegal, onde dois sobrinhos-netos eram militares do exército francês, ambos 2º sargentos e antigos combatentes da guerra da Indochina; após consulta a um vidente, passou a sonhar com uma carreira militar brilhante para o filho, coisa que ele na Guiné portuguesa, em sua opinião,  nunca poderia ambicionar:

(iii) recenseado pelo concelho de Bafatá, o Amadu acaba por ser  alistado em 4 de janeiro de 1962, como voluntário, no Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama;

(iv) depois da recruta em Bolama, segue-se o CICA/BAC, em Bissau, ponde tirou a especialidade de soldado condutor autorrodas:

(v) é colocado depois em  Bedanda, na 4ª CCaç (futura CCAÇ 6), em finais de 1962:

(vi) é tranferido, a seu pedido para a 1ª CCaç (mais tarde CCAÇ 3) em Farim, em meados de 1963.

O excerto que hoje publcamos é referente a esse período em Farim   (segundo semestre de 1963, pelas nossas contas). Mantemos a ortografia original.
  



Capa do livro de Bailo Djaló (Bafatá, 1940- Lisboa, 2015), "Guineense,  Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.



O início da guerra em Farim, no segundo semestre de 1963

(pp. 64-70)

por Amadu Bailo Djaló



Uma coluna de Farim a Susana em cerca de 20 horas

Cerca de um mês depois houve ordem para recolher os pelotões que se encontravam nos destacamentos. A nossa companhia 
[a 1ª CCAÇ]  tinha dois pelotões, um em Porto Gole e outro em Susana.

A minha viatura, depois de descarregada, ficou preparada para fazer parte da coluna com destino a Susana 
[na região de Cacheu]  . Partimos por volta das 08h30, andámos todo esse dia e toda a noite, debaixo de chuva torrencial, numa estrada difícil e lodosa, que exigia muita perícia e um andamento muito cauteloso.

De Farim até Bigene e Barro a estrada não estava muito mal, o pior foi depois, os carros patinavam e atascavam-se a toda a hora.

Quando chegámos a Susana, às 4h00 da madrugada, o pessoal já estava cansado de tanto esperar. Tivemos que carregar tudo rapidamente e por volta das 6h00 iniciámos o regresso a Farim.

Quando passámos pelo Ingoré, vi o alferes Almeida algo preocupado. Andava a ver se arranjava qualquer coisa para dar de comer ao pessoal que estava faminto, já que não comíamos nada desde que tínhamos saído de Farim. Vi-o regressar de mãos vazias. Compreendemos e resignámo-nos, não havia outro remédio.

Para acrescentar, a jangada estava avariada e tivemos que aguardar até às 19h00, que foi quando ficou pronta. Atravessámos o rio 
[Cacheu , seguimos para Bula, onde chegámos à noite, por volta das 21h00.

Aqui, o alferes ganhou esperança em encontrar comida. Mas, tal como no Ingoré,  veio com as mãos a abanar. Não havia nada a fazer e pusemo-nos a caminho de Binar e Bissorã. Em Binar, nem parámos, só quando chegámos a Bissorã descansámos, já passava das 3h00 da madrugada

Refeitos, prosseguimos, primeiro para o Olossato e depois para o K3 e aqui o alferes recebeu uma mensagem para rumar para Mansabá, onde nem parámos e depois para Mansoa.

Desde Susana, trazia de reboque um Unimog “gripado”. Em Mansoa ficámos a aguardar o pelotão que vinha de Porto Gole [1].

Quando chegaram de Porto Gole as duas viaturas, um jipe e um Unimog, a coluna pôs-se finalmente em marcha de regresso a Farim.


Bricama, uma tabanca de pouca confiança


Na tabanca de Bricama, viviam homens válidos para pegar em armas. O comandante da 1ª CCaç, um capitão cujo nome não recordo, era uma pessoa já com certa idade, tratava-me por cunhado, entendeu entregar ao chefe da tabanca dez armas Mauser, para a autodefesa da tabanca. E se tudo corresse bem estava na intenção de entregar, mais tarde, espingardas G-3.

Um mandinga, chamado Malan Injai, também conhecido por Manjai, andava, de tabanca em tabanca, a vender cola e aproveitava para colher informações, que depois passava à tropa. Um dia disse que a tabanca de Bricama não era de confiar e a tropa decidiu recolher as armas.

Um certo dia, Malan Injai entrou no quartel exausto e com ar de sofrimento. Apresentou-se ao oficial de dia e mostrou-lhe as costas em chagas provocadas por chicotadas que lhe tinham dado na mata de Bricama, onde fora preso por uma patrulha do PAIGC, que o acusou de prestar informações à tropa.

Depois de aprisionado e apresentado ao chefe e à população da tabanca, como informador da tropa e traidor, foi levado para um acampamento, onde foi julgado e condenado à morte, por fuzilamento, quando amanhecesse.

Felizmente para o Malan, no grupo que o prendeu, havia um patrício dele que se condoeu e o soltou por volta da meia-noite. Malan pôs-se em fuga e caminhou na mata até Farim, onde chegou mais morto que vivo. Muito emocionado, relatou tudo o que tinha acontecido.

Quando Malan se apresentou ao capitão da 1ª CCaç, em Farim, este, prudentemente, optou por recolher as Mausers que estavam em poder do chefe da tabanca de Bricama.

Para o efeito encarregou o alferes Almeida, do esquadrão de Bafatá 
 [2], para executar a diligência no dia seguinte, na qual eu também participei.

Chegados à tabanca de Bricama fomos acolhidos por pouca gente, ao contrário das outras vezes. O alferes perguntou pelo chefe da tabanca. Veio um filho que informou que o pai se tinha deslocado a Farim, chamado pelo administrador.

– E onde estão as armas?

–  Não posso mostrar. Quando o meu pai sai, fecha a casa e leva as chaves com ele.

–  Por onde passou o teu pai? Não o vimos no caminho!

–   Nós costumamos seguir a corta-mato, que é mais rápido.

Perante esta resposta e como não convinha demorar, o alferes resolveu regressar. Chegados a Farim, fomos directamente à casa do administrador, que informou o alferes Almeida de que o chefe da tabanca tinha ido a casa de Braima Baio, chefe da tabanca de Farim, e que desconhecia se ele ainda regressava naquele dia a Bricama ou se dormia em Farim. O administrador prontificou-se a enviar o motorista a casa de Braima, no bairro de Morocunda, incumbindo-o de trazer o chefe da tabanca, caso ele lá se encontrasse, o que não sucedeu. O motorista, quando regressou, disse que o chefe já tinha regressado à tabanca. E o alferes Almeida prontamente deu a informação ao nosso comandante.

No dia seguinte, de manhã, voltámos a Bricama e encontrámos o chefe da tabanca. Após os cumprimentos, o alferes quis saber dos motivos que o tinham levado a Farim, a casa do administrador, ao que ele respondeu que era devido ao atraso nos pagamentos do imposto. E o alferes continuou:

– Viemos cá, para falarmos sobre esta questão: o chefe tem entre 60 a 80 homens aptos a usarem armas. E, dentro de algum tempo, nós vamos receber mais armas. Assim temos que recolher todas as Mausers, que estão à sua guarda, a fim de serem substituídas por G-3, que são muito superiores. E, logo que seja possível, entregaremos mais algumas.

De imediato, o chefe da tabanca dirigiu-se a casa e, pouco depois, surgiu com nove armas.

– Não são nove. Pela relação que tenho, são dez Mausers!

A arma que faltava tinha já sido recolhida pelo cabo da arrecadação, uma vez que se tinha verificado anteriormente que a arma não estava em condições. Resolvida a questão, regressámos a Farim.


Os dois primeiros  ataques do PAIGC a Farim, no 2ºseemstre de 1963

Quatro ou cinco meses depois de ter sido transferido para Farim, a 1ª CCaç deslocou-se numa coluna de quatro viaturas, à serração de Carés, que ficava perto de Fajonquito, na linha da fronteira com o Senegal. 
[Carés, topónimo que não existe, mais provavelmente trata-se de Caresse]

Quando chegámos arrumei o meu carro junto de outras viaturas. Na minha viatura vinham soldados africanos, nas outras que me seguiam vinham soldados africanos e europeus, que pertenciam ao esquadrão de Bafatá e que estavam destacados na 1ª CCaç, em Farim.

Quando acabámos de estacionar, fui surpreendido por uma voz conhecida. Era o 1º cabo Eurico.

 Eh, pá, não há como na tropa! Um dia separámo-nos em Cacine, junto à fronteira com a Guiné-Conakry, nunca pensei voltar a encontrar-te na Guiné quanto mais neste local, junto à fronteira com o Senegal!

Chamou os colegas [3], fizemos uma grande festa e perguntei onde estavam agora colocados.

 Em Canhamina    responderam.   [Canhamina ,a seguir a Fajonquito, a nordeste, já na carta de Tendinto, que nos falta].

Pouco tempo depois,
 Carès passou a ser terra de ninguém. Num dia, o proprietário da serração, temendo ser atacado, comprou armas e munições para a defender. Mas não resistiram ao ataque do PAIGC. O dono da serração morreu no local e a serração fechou e foi transferida para Bafatá, para um local perto da minha casa [4].

Estava uma noite de luar. Eu tinha-me deslocado ao bairro de Sinchã e estive a divertir-me com alguns colegas. Com a noite já adiantada, resolvi regressar ao quartel. No caminho, quando estava a chegar ao bairro de Nema, vi o pelotão de milícias formado à porta do régulo Made Sissé. Estavam a preparar-se para se dirigirem para os locais de vigilância à segurança do bairro. Passei por eles, sem me dirigir a ninguém, pois estava com pressa de chegar ao quartel, que não ficava a mais de meio quilómetro.

Uns metros andados fui surpreendido por barulho de tiros e de rebentamentos, que me pareceram atingir toda a vila.

– Mas que é isto?  interroguei-me, espantado, sem saber bem o que fazer.

Se tentasse deslocar-me para o quartel, algum militar que me visse a aproximar, baleava-me logo. Por outro lado não me parecia que regressar ao local de onde tinha partido, fosse uma boa solução. As milícias armadas tinham-se espalhado pelo bairro e o perigo para mim era o mesmo. Agachei-me, colei-me ao chão, a pensar no que havia de fazer. O fogo abrandou e a correr alcancei o bairro de Mancanha, já muito próximo do quartel. Vi uma casa e abriguei-me na varanda. O tiroteio recrudesceu e eu bati à porta.

– Quem é?

– Abra a porta!

– Não!

– Se não abrir, vou ter que arrombar!

– Tenho medo!

– Não tem que ter medo, sou militar!

Vendo a porta aberta, entrei precipitadamente, fechei-a e fiquei com a chave na mão. Era um velho que vivia sozinho.

Desconfiados, mantivemo-nos algum tempo a olhar um para o outro. Não me sentia confiante no meu companheiro e, por isso, resolvi não dormir, embora os olhos se me quisessem fechar. Não o deixei sair, nem para urinar, permaneci toda a noite sentado e só resolvi sair, quando as armas se calaram, o que aconteceu por volta das 5 da manhã. Entreguei-lhe a chave, mostrando-lhe que, em mim, não havia qualquer má intenção, apenas queria abrigar-me do tiroteio.

Dirigi-me a um posto de vigilância, próximo dos Correios, e aguardei a viatura que estava a recolher os vários militares dispersos pelos postos de vigilância.

Quando cheguei ao quartel, viviam-se os momentos habituais depois de um ataque. Cada um falava e contava como tinha sido. Emoções e lembranças surgiam a cada passo. As recordações do acontecido duraram poucos dias. Mas estávamos certos que o 1º ataque, de que houve memória, do PAIGC a Farim se iria repetir.

Uma semana depois da recolha das armas em Bricama, o nosso comandante entendeu estar na altura de ver como a população da tabanca estava a reagir. A minha GMC, carregada de soldados,  abria uma pequena coluna de quatro viaturas. Íamos com destino a Bricama, uma localidade atravessada por um ribeiro com muita água e sobre o qual havia uma ponte de troncos de palmeiras.

A tabanca estava na outra margem, a pouco mais de 50 metros. Quando nos aproximámos da ponte, foi com surpresa que verifiquei que tinha sido queimada.

– Siga, continua    gritou-me o alferes Almeida.

– Então e a ponte, meu alferes?

Vendo-me parado a olhar para os restos calcinados da ponte, avançou com o jipe.

– Toca a saltar cá para baixo, menos os condutores    ordenou.

Verificando que a travessia não se podia fazer, mandou o pessoal embarcar novamente e regressámos a Farim.

Esta foi a última saída a Bricama e também o adeus à população da tabanca, que julgávamos nós estava libertada da influência do PAIGC. A partir deste acontecimento, redobrámos a vigilância, as vias de acesso a Farim passaram a ser mais controladas e tivemos consciência que a zona de Farim estava a entrar numa nova fase da guerra.

Não ficámos muito admirados, quando dias depois, Farim voltou a ficar debaixo de fogo. Não foi tão violento, nem tão prolongado como o primeiro. Não houve vítimas do nosso lado, do outro não sei. Também desta vez, me encontrava fora do quartel, estava de serviço aos Correios.

 (Continua)

______________

Notas do autor:

[1] Da CCaç 413, comandado por um alferes que me disseram mais tarde ser sobrinho do Brigadeiro Arnaldo Schulz, nomeado Governador-Geral em 29 março de 1964, quando eu me encontrava ainda em Farim.

[2] ERec 385

[3] Do Pel Caç 870

[4] Depois de 25 de Abril de 1974 a serração acabou por ser abandonada.


[Seleção / revisão / fixação de texto / subtítulos /  negritos / parênteses rectos, com ntas adicionais, para efeitos de edição deste poste: LG. ]

__________


(**) Vd. os outros postes anteriores:

22 de outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23728: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte IV: Infância e adolescência

16 de outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23713: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte III: Colocado em Farim, na 1ª CCAÇ, em junho de 1963, fica logo encantado com as beldades femininas locais e convida-as para ir a uma sessão de cinema do senhor Manuel Joaquim

14 de setembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23615: Bedanda, região de Tombali, no início da guerra - Parte I: Testemunho de Amadu Djaló (1940-2015), relativo ao período de dezembro de 1962 a junho de 1963

5 de outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23671: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte II: 1962, recruta em Bolama e instrução de especialidade no CICA / BAC, Bissau: o racismo primário do cmdt da CART 240

22 de setemebro de 2022 > Guiné 61/74 - P23638: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte I: Não fomos todos criminosos de guerra: Deus e a História nos julgarão

22 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14282: Os Nossos Camaradas Guineenses (41): Amadu Bailo Jaló (Bafatá, 14/11/1940- Lisboa, 15/2/2015): 13 anos ao serviço do exército português (1962-1975), "em perigos e guerras esforçado mais do que prometia a força humana" (Virgínio Briote)


13 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Onde seria exatamente a serração de madeiras de que aqui fala o Amadu? E qual o nome do madeireiro que fez frente ao PAIGC e foi morto ? Já li algures esta história....

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não sei se Caresse era nome de povoação. Era nome de regulado, Vd. carta de Banjara. Em 1969, em Contuboel, falava-se com temor da Mata de Caresse... Talvez o Cherno nos possa ajudar...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O primeiro ataque a Farim deve ter sido no último trimestre de 1963, "quatro ou cinco meses depois" do Amadu ter chegado (por volta de junho / julho, ele nunca data com precisão os acontecimentos, o texto foi escrito se memória com a preciosa ajuda do Virgínio Briote...que conheceu bem a região de Farim).

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Relendo melhor o texto, o Mamadu diz que a serração de Carés ficava perto de Fajonquito, a terra do nosso Cherno Baldé, "na linha de fronteira com o Senegal.

Sabemos que em Banjara havia uma madeireiro, antigo desterrado político do final dos anos 20, o Fausto Teixeira, simpatizante do PAIGC, que ajudou o Luís Cabral a fugir para o Senegal... Essa história está documentada no blogue... Mas este Fausto tinha mais serrações, era um empresário de "sucesso"... Não pode ser o mesmo que o Amadu refere...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Fausto da Silva Teixeira tem 11 referências no nosso blogue... Começou por ter uma serração no Xitole... E depois Fá Mandinga, Bafatá, Banjara... Serrações mecanizada... Ajudou o Luís Cabral em 1960.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Amadu, que tinha uma memória prodigiosa, como qualquer africano da sua geração, confirma-nos aquilo que já sabíamos há muito: foi pela doutrinação e pelo terror, que o PAIGC se foi impondo nos primeiros anos, ao longo do território... Julgamentos populares e fuzilamentos faziam parte da "aliciamento" das populações... Veja-se o caso do jila, "traidor", o mandinga Manlan Indjai... Não devia ser fácil para os régulos jurar fidelidade a duas bandeiras... Bricama pagou caro o "jogo duplo"...

José Botelho Colaço disse...

Luís as datas de memória carecem muito por defeito, ainda este Sábado passado 05-11-2022 no almoço anual de convívio da C. Caç. 557 ouvi camaradas a contradizer e afirmar datas (e é muito dificil demove-los dizem que se lembram bem e as notas do outro é que estão erradas) que um camarada escreveu e anotou para mais tarde poder recordar e afirmar o que diz, mas mesmo que lhe mostre o papel original onde anotou um bloco papel formato A4 fininho que na altura se usava para as cartas via aérea por causa do peso do papel. Não é por mal mas a nossa memória por vezes e principalmente quando se apróxima o final da vida prega-nos algumas grandes partidas.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Recorde-se história pessoal do Cherno Baldé:

(...) Eu nasci em meados de 1959/60, na aldeia de Farimbali, arredores da vila de Fajonquito, no sector de Contuboel, região de Bafatá.

Comecei a dar os primeiros passos e conhecer o mundo a minha volta na nova aldeia fundada pela familia que recebeu o nome de Luanda (mais tarde descobri que, havia em Bolama, cidade onde ele tinha prestado serviço como policia gentilica ao serviço da administraçao colonial, um bairro com esse nome), mas que todos chamavam de Sintchã Samagaia (Samba Gaia era o nome do patriarca a quem todas as crianças da familia chamavam de pai), porque a nossa comunidade ainda era muito conservadora e não aderira a ideia por ser estranha a nossa língua e aos usos e costumes tradicionais.

Em meados de 1963/64, começou o movimento de deslocação das populações das suas aldeias devido à guerra que se alastrava a partir do Sudoeste, dos regulados vizinhos de Oio, Caresse e Cola que foram completamente abandonados. Assim, a nossa familia foi obrigada a deslocar-se para uma aldeia perto da fronteira do Senegal.

Numa noite escura e de chuva fomos atacados e ouvimos tiros e rebentamentos, fugimos juntamente com a nossa avó materna, primeiro para uma aldeia do Senegal e depois para a vila de Cambaju onde trabalhava o meu pai como empregado comercial da casa Barbosa, um Luso-Caboverdiano. (...)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2022/04/guine-6174-p23190-no-18-aniversario-do.html

Antº Rosinha disse...

Em África, a colonização europeia desde a escravatura para as américas e Europa, até à formação e criação daqueles paises e suas fronteiras, e respectiva exploração foi sempre à base de violência, ou psicológica ou física.

Mas quando era para minimizar todas as asneiras que se praticaram, tanto a Europa colonial como os chamados anti-colonialistas europeus, e as Nações Unidas, não minimizaram as asneiras.

Deram-se aquele tipo de independências â europeia. e "desenrrasquem-se"

Mas os velhos régulos sabiam que estava para vir o pior, embora a juventude tivesse algum entusiasmo pelas independências, mesmo os jovens sabiam do perigo que aí vinha.

Mas com a Europa é sempre â violência, à grande e à francesa, como dizíamos no Portugal antigo.

As teorias de Amílcar Cabral, e dos outros estudantes do império, no nosso caso, tinham alguma razão no que diz respeito à colonização portuguesa, que os portugueses eramos atrasados e analfabetos, para colonizar aquelas terras, embora disfarsasse (Cabral)que lutava contra o fascismo.

Mas tanto Salazar como os velhos régulos, sabiam que o caminho não era aquele, por enquanto.

Mas a Europa é assim "ucrânia prá frente"!



Cherno Baldé disse...

Caro Luis Graça,

Tens toda a razao, Caresse é o regulado que tem como vizinhos a Leste o Sancorla (regulado onde nasci), a Oeste Canjambari e Jumbembem, a Norte o regulado de Corla com Cuntima como capital (regulado de onde é originario o Ten. CMD Jamanca) e a Sul o vasto Oio.

Penso que a aldeia de Bricama fazia parte do regulado de Caresse que, no inicio da guerra e em resultado da adesao massiva da sua populaçao, maioritariamente da etnia mandinga, que pode poderia ter sido aterrorizada para o efeito, ficou deserta da sua populaçao, incluindo a casa regente (régulo), dispersando-se para a regiao da Casamansa (Senegal) e a Gambia onde muitos ainda continuam a viver.

De acordo com os relatos de Inacio Maria Gois, no seu livro (O meu Diario_1964/66), no sentido Fajonquito para Farim, na altura, havia uma primeira Serraçao na localidade de Saré-Jamara, abandonada e deserta, cuja maquinaria na altura deve ter sido transferida para outro local, como relata o Amadu Djalo. Mais a frente, segundo Gois, havia uma segunda Serraçao, situada na localidade de Saré-Dico que literalmente os aterrorizava e em cujas paredes haviam mensagens escritas pelos guerrilheiros e, como deverao lembrar-se, foi o local de uma mortifera emboscada em 1966, que fez 10 mortos a uma companhia de Bafata que ali se tinha deslocado para uma operaçao conjunta.

Todos estes toponimos podem ser encontrados no mapa de Colinas de Norte (Cuntima e o regulado de Cola). Assim, acho que a Serraçao a que o Amadu se refere deve ser a de Saré-Jamara, localidade de Caresse, situada a 7/8 Km de Fajonquito. Esta localidade de Saré-Jamara devia ser das poucas, senao a unica, localidade que nao seria abandonada em todo o Caresse e entre 1964/74 Saré-Jamara foi sempre controlada pela companhia estacionada em Fajonquito, servindo como um dos seus Destacamentos com um Pelotao de Milicias e para onde nos deslocavamos, civis e militares, nos Unimogs da companhia, desarmados e sem qualquer perigo aparente em meados de 1972/74.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Em Canhâmina (sede do regulado de Sancorla, foi o primeiro sítio de estacionamento das tropas metropolitanos num celeiro de mancarra local. Deve ter sido a CCAÇ 412 do veterano e saudoso Marinho membro da TV, salvo erro, acho que já nos deixou.

Como sempre defendi e agora já podem ver o porquê, Contuboel e Sonaco foram uns Oásis de paz porque em 1963/64 Sancorla (regulado) aguentou a avalanche da guerrilha que vinha do Oio e tinha varrido o Cola e o Caresse. A casa regente de Canhámina não tremeu nem vacilou diante do terror da guerrilha e fez das tropas coração para defender o seu Chão que os seus pais e avós tinham conquistado com sangue e suor aos Soninqués no decurso do século XIX.

O Amilcar Cabral e os dirigentes do PAIGC nunca deixaram de tentar mobilizar os régulos de Canhâmina por meio de missivas e mensageiros depois de verem goradas as tentativas de os conquistar pela força das armas e do terror, atacando e incendiando aldeias de camponeses indefesos.

Em 1964 chegou a CCAÇ 674 do Cap. Castelo e Rio, sendo então acantonados em Fajonquito. O soldado Inácio Maria Góis teceu elogios e faz várias referências ao comandante do Pelotão de Milícias Guela Baldé (o Galã de Góis) que era um dos valorosos Príncipes da casa de Canhâmina e nosso Tio/Pai, que encontrará a morte no trajecto da estrada Canhâmina-Cambaju em 1971.

Com a independência em 1974, o partido "libertador" não perdoou e usou a mão pesada para com a casa real de Canhâmina, mandando fuzilar 4 dos principais responsáveis pela temerária resistência contra a guerrilha, todos eles, segundo a nomenclatura colonial, Alferes de segunda linha e ex-comandantes de Pelotões que tinham impulsionado uma feroz resistência ao Paigc durante a guerra.

Abraços,

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Cherno, pela tua corajosa denúncia do terror do "partido libertador"... mesmo que cinquenta anos depois dos acontecimentos... Nada disto pode ir para o túmulo connosco...Os nossos filhos e netos têm direito à verdade... E todos os combatentes, de um lado e do outro, têm direito à verdade. E doa a quem doer... Do lado português, ainda há, ao fim destes 50 anos, "virgens púdicas", gente que não consegue "olhar " a realidade, "olhos nos olhos"... Não há, nunca houve, "guerras limpas"...Nem mesmo a das "ideias": esgotados os "argumentos", lá estamos todoa a pegar em armas (mais mortíferas que as ideias) e a ameaçar o outro com a "bomba atómica" do terror... LG

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... do editor, exposto (às 15:39 de 08Nov2022) no sítio do fb, extrai-o:
- «Aquilo que já sabíamos há muito: foi pela doutrinação e pelo terror, que o PAIGC se foi impondo nos primeiros anos, ao longo do território... Julgamentos populares e fuzilamentos faziam parte do "aliciamento" das populações...»
E faço notar: é necessário que toda a verdade seja difundida.