Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Saltinho > Picada do Quirafo > 2010 > Vestígios da tragédia de 17 de abril de 1972. Fotos do Rogério Paiupério e José António Sousa que passaram pelo local em 2010. É possível que as fotos sejam de vários autores.
Fotos (e legendas): © Rogério Paupério e José António Sousa (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Fotos enviadas pelo Rogério Paupério, a pedido do José António Sousa (ex-soldado condutor auto da CCAV 3404/ BCAV 3854, Cabuca, 1971/73), membro da nossa Tabanca Grande. Ambos pertencem à Tabanca de Matosinhos. Tive o prazer de os reencontrar na passada quarta-feira, no almoço-convivio semanal da Tabanca de Matosinhos. Convidei o Rogério Paupério a integrar a Tabanca Grande,
Recordo-me de, ao Zé António Sousa, ter escrito o seguinte, em comentário ao poste P10995, o seguinte (*):
"Em meu nome, fundador deste blogue, e teu camarada da Guiné, reforço as boas vindas já dadas pelo nosso editor de serviço, o Carlos Vinhal. Quero que fiques por cá por muitos e bons anos, e que nos ajudes a reavivar as memórias do teu tempo em Cabuca. Toma boa nota: és o grã-tabanqueiro n.º 602!... Um alfa bravo. Luís Graça. 24 de janeiro de 2013 às 21:44".
Mais de meio século depois voltamos a recordar, através destes dois camaradas, a tragédia do Quirafo (**), topónimo que faz parte das nossas geografias emocionais.
Foram utilizados LGFog e Canhão s/r. Houve 11 militares mortos, 1 desaparecido, o António da Silva Batista, o "morto-vivo" (1950-2016)... Houve ainda 5 milícias mortos mais um número indeterminado de baixas, entre os civis, afetos à construção da picada Quirafo-Foz do Cantoro. Os números das baixas não são consensuais, nomeadamente em relação aos civis.
A brutal violência da emboscada ainda era visível, em Fevereiro de 2005, mais de três décadas depois, nas imagens dramáticas obtidas pelo Paulo Santiago e seu filho João, na viagem de todas as emoções que eles fizeram à Guiné-Bissau. E em 2010 restava apenas o chassi da GMC e parte da cabine, como atestam as imagens do Rogério Paupério, que publicamos acima.
Sobre o Quirafo temos mais de 70 referências no nosso blogue. A emboscada de 17 de abril de 1972 terá uma das maiores de que há memória no CTIG, pelo número de baixas que provocou às NT, milícias e civis.
Na CECA (2015), lê-se, com referência a 17 de abril de 1972, no sector L5 (Galomaro):
"Nas proximidades de Contabane / Quirafo, L5, uma força constituída por 1 Gr Comb / CCAÇ 3490 e 1 Pel Mil (-), numa acção de patrulhamemnto foi emboscada, durante 15 minutos, por uma força inimiga. As NT sofreram 10 mortos e 1 desaparecido e 2 mortos e 3 feridos da população. Foram ainda destruídas 1 viat GMC e 1 um E/R TR-28. Foram também danificados 1 viat Unimog e 1 E/R AVP-1" (Fonte: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico- Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 6.º Volume - Aspectos da Actividade Operacional: Tomo II - Guiné - Livro 3 (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2015), pág. 161).
Fotos (e legenda): © Paulo e João Santiago (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 24 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10995: Tabanca Grande (383): José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854 (Cabuca, 1971/73)
(**) Último poste da série > 21 de março de 2023 > Guiné 61/74 – P24158: Efemérides (383): 50.º Aniversário de instruendos e cadetes que passaram por Penude, Lamego (José Saúde)
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(*) Vd. poste de 24 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10995: Tabanca Grande (383): José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854 (Cabuca, 1971/73)
(**) Último poste da série > 21 de março de 2023 > Guiné 61/74 – P24158: Efemérides (383): 50.º Aniversário de instruendos e cadetes que passaram por Penude, Lamego (José Saúde)
6 comentários:
Quando leio sobre esta brutal emboscada de Quirafo, apetece-me pensar.
Em finais de 1969 a rapaziada da CCAÇ12 andava à vontade no Saltinho, em 1972 em Quirafo, na mesma zona, a NT sofre uma mortífera emboscada. Quer dizer que em dois anos pioraram as condições de deslocação e não se podia andar à vontade naquela região.
E cada ano que passava mais piorava a guerra na Guiné.
Valdemar Queiroz
Valdemar, vejo que às duas da manhã ainda estavas com insónias... Durante o dia ainda te liguei, em vão. O telemóvel estava desligado. Imaginei que estivesses a passar por um das tuas crises respiratórias. Força, camaradas QS (como eras conhecido pelos Lacraus em Contuboel).
Valdemar: Estás a imaginar o cenário: tiro direto de canhão sem recuo contra uma GMC que aparece na curva da picada, carregada de pessoal, civis e militares, mais granadas de bazuca 8.9 e morteiro 60... Foi um paiol a explodir...
No segundo semestre de 1969ba Ccac 12 chegou a fazer colunas logisticas por aqui, desde Bambadinca (sector L1) até ao Saltinho (via Galomaro e Dulombi), enquanto o troço da estrada Mansambo-Xitole esteve interdito... (O Saltinho depois passou a integrar o sector L5, Galomaro).
É bom lembrar que com a retirada de Madina do Boé o flanco sul / sudeste do "chão fula" ficou ainda mais desguarnecido e vulnerável... É a história da manta curta: puxa-se de um lado, destapa-se do outro... E a verdade é que neste tipo de guerra nós não tínhamos a vantagem da mobilidade e da surpresa...
Grandes cabos de guerra como o coronel Hélio Felgas (mais tarde condecorado com a Torre e Espada) diziam que Madina do Boé não tinha qualquer importância estratégica... Em Lisboa sabiam lá onde eram Madina Xaquili ou Quirafo ou Cheche...
Ainda há almas que vagueiam pelo rio Corubal porque não pagaram a moedinha ao "barqueiro do rio da morte" (Caronte, na mitologia grega) e não tiveram a sepultura condigna...
Luís
Continuo com o meu companheiro, salve seja pá, telemóvel avariado, na próxima 4ª. feira chega pelo correio um novo cartão. Agora só com um iPhone fatela via WhatsApp.
Pois, Luís, às duas da manhã estava a pensar no coronel Hélio Felgas e noutra de 'eram só mais uns mesinhos'.
Seria, infelizmente, uma gracinha de 1 de Abril daqueles tempos.
Abraço e boa estada por Candoz, que de bioxene tanto pode ser branco ou tinto, desde que seja verde.
(assim, eu não perderia o uso dos bofes)
Valdemar Queiroz
Eu sei que não gostas de falar ao telefone, gastas muita energia... Evito maçar-te... Prefiro comunicar por esta via contigo. Mas fico "mais descansado": tens o telemóvel avariado... Cuida-te. Luis
Luís
Acho estranho as fotos serem de 2010.
Em 2008,quando do Simpósio,alguém me disse que aqueles vestígios da GMC tinham sido recolhidos por uma empresa do Alpoim Calvão.
As duas últimas fotos,foram tiradas por mim ou pelo meu filho. A foto anterior a estas,restos de uma cabine de GMC,deve ser de uma GMC da CCAÇ 2406 que rebentou uma mina quando da retirada do Quirafo.
Santiago
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