sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24711: Álbum fotográfico do António Alves da Cruz, ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Buba, 1973/74) (8): Proteção a um coluna Buba - Aldeia Formosa, ainda na época das chuvas (1973), mas já no perído pós-Strela: mais um dia como tantos outros...

 

Foto nº 34


Foto nº 32


Foto nº 33


Foto nº 33A


Foto nº 33B


Foto nº 35


Foto nº 35A


Foto nº 36


Foto nº 36A


Foto nº 36B


Foto nº 37


Foto nº 38


Foto nº 39

Guiné > Guiné > Região de Quínara  > Buba > 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Bula, 1973/74) > Proteção a um coluna Buba - Aldeia Formosa: mais um dia como tantos outros... Ver legendagem em baixo.


Fotos (e legendas): © António Alves da Cruz (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da publicação de uma seleção de fotos do álbum do António Alves da Cruz (ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 45113/72, Buba, 1973/74), que tem 13 referências n nosso blogue. O descritor Buba tem c. 380 referências (*).

Respondendo ao seu mail de 28 do corrente, 18;52, dissemos:

Obrigado, João. Ainda vêm com um cheirinho do "mato". São et~sas que dão mais pica, e são mais raras... Havia pouca malta a levar a máquina para colunas e operações... Vou editá-las e publicá-las. São preciosas.

Pelo que estas imagens dão para perceber, é o seguinte;

(i) esta coluna, a que vocès fizeram proteção, realizou-se ainda no tempo das chuvas, talvez setembro/outubro de 1973, a avaliar pelas poças de água (fotos nºs 36, 38, 39); ou talavez antes no início (maio/junho), já que o capim ainda está curto;

(ii) a estrada Buba-Aldeia Formosa, via Nhala, ainda estava em construção: vè-se o novo traçado (?) e os restos de árvores derrubadas pelas máquinas (Fotos nºs 33. 35. 36, 37. 38, 39);

(ii1) a coluna cumpria as novas regras de segurança em vigor pós-Strela (vd. foto nº 33:  "Primeira viatura da coluna com a tela vermelha sobre o capô para sinalização da aviação em caso de apoio aéreo"):

(iv) és capaz, a partir da carta antiga de Xitole / Buba (1955, escala 1/50mil) (que inclui a antiga estrada Buba-Aldeia Formosa), de reconstituir o novo traçado em construção ? 

(v) a tua companhia ou o teu pelotão andou 8 km... Onde é que vocês montaram a segurança ? Perto de Nhala (Foto nºs 32, 34, 37, 39) ?

Entretanto, gostava também de saber a tua opinião sobre o período pós-Strela (a patrtir de 25 de março de 1973) e o apoio qye continuou a ser dada pela FAP, mas em novos moldes (Fiat G-91 e helicanhão), em operações, colunas , abastecimentos de frescos (feitos no meu tempo pela DO-27) e evacuações no quartel (DEO-27) e no mato (heli AL III).


Um alfabravo, LG
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Legendas (AAC / LG):


f 32 > Proteção à coluna Buba - Aldeia formosa com passagem por Nhala (Zona da bolanha dos passarinhos); na foto, o apontador da metralhadora HK21.


f 33> Primeira viatura da coluna, uma Berliet, com a tela vermelha sobre o capô para sinalização da aviação, em caso de apoio aéreo.


f 34 > Mais um dia como tantos outros (o António Alves da Cruz, na foto, de perfil).


f 35 > Estrada Buba - Aldeia Formosa (em construção).


f 36 > O final da coluna.


f 37 e f 38 > Depois da passagem da coluna, começar a reagrupar ( a 1ª C/BCAÇ 4513/72) qyue montou a segurança.


f 39 > Regresso a Buba, 8 Km para abrir o apetite.



Guiné >  Carta antiga de Xitole / Buba (1955) (Escala 1/50 mil) > Pormenor:  posição relativa de Buba, Nhala, Mampatá e Aldeia Formosa
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Nota do editor:

7 comentários:

Valdemar Silva disse...

Fotografias inéditas a acompanhar uma coluna no mato.

Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tabanca Grande Luís Graça disse...

De facto, poucos de nós tinham máquina fotográfica e, menos ainda, levavam a máquina para o mato...Era mais um "impecilho"... E náo tínhamos vocação para "fotocines" (esses ficavam no "bem-bom"de Bissau...).

Anónimo disse...

Do meu livro: Memórias de Guerra de um Tigre Azul - O Furriel Pequenina:

"Quanto à coluna para Buba, a primeira vez que o meu pelotão foi escalado para fazer a sua proteção, fiquei impressionado com os preparativos para a mesma. Não havia Berliet que não levasse, para além dos soldados, que faziam a proteção, grandes grupos de população local (em grande algazarra) em trânsito para as diferentes tabancas que ficavam no caminho até Buba, sempre acompanhados pelas suas cabras, galinhas e porcos; que fugiam e esvoaçavam por cima e por baixo das viaturas recusando o embarque (sim… os porcos voavam!).

Não obstante a insistência do chefe da coluna de que nem todos, por razões de segurança, podiam fazer a viagem, ninguém ficava em terra.

Fazer aquela coluna era sempre uma grande odisseia: no tempo das chuvas, o adversário maior era a lama, o atolar de várias viaturas, bem como o remoção de árvores caídas na picada. No tempo seco o grande adversário era o pó fino vermelho da picada que se levantava em nuvem, não permitindo ver as viatura que iam na frente. Era um ar irrespirável, mesmo com o lenço tabaqueira na boca a servir de máscara.

Chegados a Buba e no regresso a Aldeia Formosa, ninguém reconhecia ninguém, só se viam os olhos, dada a quantidade de pó vermelho colada no rosto com o suor. Durante vários dias, do que saía da boca e nariz o pó vermelho predominava.

Não era permitido mas muitos soldados se ofereciam para fazer a viagem na arrastadeira (a dita viatura rebente-minas) na época seca na ânsia de fugir ao pó.

A famosa Cecília Supico Pinto (mais conhecida no teatro de guerra por Cilinha, destemida presidente do Movimento Nacional Feminino) (#), nas suas inúmeras visitas à frente de Guerra viajava, segundo alguns relatos, nesta arrastadeira para evitar o pó por forma a chegar sempre com aspeto aceitável junto dos soldados. Nunca assisti a uma visita sua mas de acordo com os relatos fazia questão de se deslocar às zonas mais perigosas, vestida como fosse a uma festa nos salões do Casino do Estoril."
Joaquim Costa

João de Melo - Op Cripto CCav8351 "Tigres de Cumbijã disse...

Excelente sequência de fotos desse trajeto de muito respeito!!! Enquanto a C CAV 8351 "Os Tigres de Cumbijã" não se foi instalar definitivamente em Cumbijã em Abril de 73 eu, como estava afeto ao Centro Cripto da sede do Batalhão e sediados em Aldeia Formosa, calhou-me a mim fazer a distribuição do material Cripto por Mampatá, Nhala e Buba ao final de cada mês para ter início no próximo e... não era nada fácil!
Mais uma vez, obrigado pelas fotos documentais de uma realidade que foi nossa!

Cherno Baldé disse...

Caro Luís Graça, estás imagens devem ter sido captadas já na fase final das chuvas (mais exactamente Setembro/Outubro, como disseste), pois o tamanho e aspecto do capim é isso que nos mostra, embora me pareça que houve capinagem nas bermas.

Abraço,

Cherno Baldé

gil moutinho disse...

Caro Luís Graça e todos os Tabanqueiros

Aceitando o teu desafio para comentar as colunas de Buba /Aldeia Formosa e no que me diz respeito, consultando os meus registos da caderneta de voo constacto que executei varias missões ATAP,em 9 e 18 ago,15 set,2 out,19 e 30 nov e 22 dez 1972 e em 1973 , 12 jan,27 fev e 25 março,que consistiam em sobrevoar o início da coluna ,em Buba,prosseguíamos pela itinerário ,em vôo baixo e a roncar,mais para nos mostrarmos e aterrávamos em Aldeia até à chegada da coluna.
O acompanhamento era em parelha de T6,armados com 36+36 foguetes.Nunca em todas as datas necessitei de descolar para protecção durante o trajecto.
Não me recordo se permanecíamos no regresso a Buba e a periocidade também não.
A última minha missão em Aldeia foi no dia 25 março 73 em que o ten. Miguel Pessoa foi abatido na zona de guileje e eu fui destacado em primeiro lugar,por estar relativamente perto,para o procurar,e sendo também alvejado e não abatido pelo Strella,com os detalhes em post antigo.
Na construção da nova estrada de Aldeia para Nhala aconteceuum episódio que me recordo.
Transportei uns "maiores" de Bissau e em DO para visita às obras.
como teria que aguardar algum tempo para o regresso,fui convidado para também ir,em Unimog(?),e cheguei a arrepender-me por ir com bastante visibilidade e em destaque na viatura por usar um fardamento (fato de vôo,lenço amarelo ao pescoço,etc)podendo ser um alvo mais apetecível.
Tudo terminou bem
gil moutinho