Cabo Verde > Ilha de Santo Antão > Foto tirada na varanda da nossa casa com o meu saudoso pai e minhas duas queridas irmãs, Maria Fernanda e Candida Julieta | 2 de Dezembro de 2013
Cabo Verde > São Vicente > Mindelo > Já lá vão 54 anos que esta foto foi tirada à frente do Liceu Gil Eanes, 1959. Refere-se à turma do quinto ano B. Infelizmente alguns desses colegas já não pertencem a este mundo pelo que aqui mesmo presto a minha sincera homenagem e uma eterna saudade da boa camaradagem vivida. | 4 de Dezembro de 2013.
Cabo Verde > Ilha de Santo Antão > Ribeira Grande > Um grupo de amigos. Nesta foto se vê dois irmãos meus, o Fausto e o CésarAlberto | 3 de Dezembro de 2012 .
Portugal > Lamego > 1963 (na altura em passou pelo Centro de Operações Especiais de Lamego) | 3 de Dezembro de 2012
Guiné > Bissau > c. 1967/74 > Colegas do BNU, a Esplanada do Restaurante Solmar | 3 de Dezembro de 2012
Guiné > Bissau > c< 1967/74 > Com um velho amigo em Bissau | 3 de Dezembro de 2012
Guiné Bissau > Nhacra | 3 de Dezembro de 2012
1. Seleção de fotos do nosso camarada Antonio Càndido da Silva. Medina, para a série "Facebook... ando" (*):
(i) ex-fur mil inf, CART 527 (Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65);
(ii) natural de Santo Antão, Cabo Verde;
(iii) estudou no Licei Gil Eanes, no Mondelo, São Vicente;
(iv) foi funcionário do Banco Nacional Ultramarino (BNU), Bissau, de 1967 a 1974;
(v) emigrou para os EUA onde trabalhar, de 1989 a 2005, no East Cambridge Savings Banl (como Assist Vice President);
(vi) vive em Medford (Massachusetts);
(vii) tem página no Facebook (António Medina)
(viii) faz anos hoje, 26 de setembro,
2. O António Medina tem mais de 3 dezenas de referências no nosso blogue, tendo-se apresentado a à Tabanca Grande, em 15/2/2014, nestes termos:
(...) Sou de Infantaria com a especialidade de Atirador, tendo frequentado em 1961 a Escola Prática de Infantaria em Mafra e o Centro de Instrução de Sargentos Milicianos em Tavira.
Dei instrução no Regimento de Infantaria 10 em Aveiro, seguindo em 1962 para Cabo Verde, donde sou natural, para mais tarde (1963) ser mobilizado.
Regressei a Portugal para o Centro de Operações Especiais em Lamego. para depois seguir para a Guiné, fazendo parte da Companhia de Intervenção - Artilharia, CART 527.
O meu batismo de fogo foi em Fajonquito quando estávamos estacionados no Olossato.
Convém mencionar que depois de terminada a comissão, regressei à Guine onde fui admitido como empregado bancário em Bissau. Dez anos depois, e com a Independência, segui para Lisboa como bancário.
Hoje sou imigrante nos USA desde 1980, residindo no Estado de Massachusetts.(...)
(*) Último poste da série > 15 de setembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24655: Facebook...ando (35): A "morança" do pessoal do 19º Pel Art (obus 14), em Buba, onde se comia o melhor petisco da região, búzios de cebolada (António Alves da Cruz, ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 45613/72, Bula, 1973/74)
3 comentários:
António,gosto de ver fotos da tua terra e dos nossos amigos de Cabo Verde. O meu pai este em 1941/43 no RI 23 no Mindelo
Julgo que nunca foi a Santo Antão(onde tb havia um pequeno destacamento militar). A ilha era frente ao Mindelo. Mas falava-me dos refugiados que chegavam, fugidos da grande seca e fome de 1942. Já eras nascido. Mantenas. Luis
Medina, na fotografia da esplanada da "Solmar" aparece o ex-furriel mil. Eugênio Vera Cruz que foi da minha CART11 1969 a (?) foi transferido para Bissau e perdemos a rasto.
Dos que estão em pé é o segundo da esq., parece ser o Vera Cruz.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz
A foto do Medina com o seu descapotável (presumo que fosse seu) não tem data... Deve ser da época de 1967/74 em que ele trabalhou no BNU, depois de passar à peluda... Morava em Bissau, e ia a Nhacra almoçar ou petiscar aos fins de semana...
Eis a prova de que Bissao continuou segura até ao fim da guerra... É verdade que ele tinha um primo, o Agnelo Dantas no "outro lado da guerra", mas só veio a sabê-lo depois do 25 de Abril... E até apanhou um "susto", como ele já aqui contou (uma história saborosa que merece voltar a ser contada)... Tudo isto para dizer que o António Medina em Bissau era um cidadão como qualquer outro...
Sobre o primo, "guerrilheiro do PAIGC", já aqui citámos a "A Semana, [Em Linha], 27 de janeiro de 2007. "Retratos: Agnelo Dantas, soldado de Cabo Verde", por Gláucia Nogueira
Reprodução de um excerto com a devida vénia:
(...) Agnelo Medina Dantas Pereira, coronel reformado das Forças Armadas, foi condecorado a 15 de Janeiro último com a medalha da Estrela de Honra pelo chefe do Estado-Maior das FA. Ele que foi o primeiro a ocupar este cargo e ainda antes de existir esta designação foi o comandante geral das FARP (Forças Armadas Revolucionárias do Povo) e das Milícias Populares, recorda para asemanaonline os primórdios do exército cabo-verdiano. (...)
Enviar um comentário