sábado, 30 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24713: Álbum fotográfico do António Alves da Cruz, ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Buba, 1973/74) (9): Ainda a proteção à coluna Buba-Aldeia Formosa


Guiné-Bissau > A estrada Buba - Nhala - Mampatá - Quebo (antiga Aldeia Formosa). 

Infografia: António Alves da Cruz (2023) (a partir do Google Maps, com a devida vénia)



Guiné > Guiné > Região de Quínara > Buba > 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Bula, 1973/74) > Proteção a um coluna Buba - Aldeia Formosa. Troço entre Buba e Nhala. Foto nº 40: o "bagabaga" do furriel mil Cruz e do operador de transmissões

Foto (e legenda): © António Alves da Cruz (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do António Alves da Cruz (ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 45113/72, Buba, 1973/74), na sequència do poste P24711 (*):


Data - sexta, 29/09, 18:05
Assunto - Coluna Buba- Aldeia Formosa

Amigo Luís, boa tarde

Sobre a proteção à coluna,  era feita da seguinte maneira;  saía um grupo de combate de Buba e outro de Nhala,  faziam a picagem da estrada para a deteção de minas até se encontrarem a meio. Depois do encontro,  os grupos recuavam e instalavam-se em pontos pré definidos para,  se necessário,  pedir apoio de artilharia. 

Para apoio de artilharia o comandante do grupo tinha um mapa da zona com os pontos de artilharia marcados para orientar o fogo pedido. Os pontos de impacto estavam marcados na carta por K (Por exemplo;  K14,   K23,  K30) e assim se orientava o fogo do mato.

As fotos que enviei são todas na estrada velha (*).  A nova estava a ser construída um pouco ao lado,  era uma autèntica reta (de Buba a Nhala) (vd. imfografia, acima). Podes comparar pelas fotos.  No meu tempo Buba era uma vila pequena, todo esse casario que se vê,  no meu tempo era mato.

Foto 42: junto ao bagabaga,  além da minha arma está também a do operador de transmissões.

Mas quero falar sobre essa tela vermelha que sempre nos acompanhava para sinalização da FAP em caso de apoio aéreo (nesta altura já era complicado,  por causa dos nossos "amigos" Strela ),

Revendo aquela tela,  recordo a IAO  tirada em Bolama. Pouco tempo depois de começar um belo dia apareceu o alferes dos comandos africanos, Marcelino da Matam e o major piloto aviador Mantovani.

O Marcelino da Mata,  como éramos periquitos,  fez a demonstração do efeito do rebentamento do RPG 7 e chamou à atenção para certos perigos que iriamos encontrar. 

O major Mantovani impressionou pela sua simpatia. Homem de fácil trato e extremamente educado, explicou como pedir apoio aéreo, identificar sempre a área com a tela até à confirmação visual do piloto. Para não haver qualquer dúvida,  se necessário o mais graduado do grupo devia falar com o piloto em claro. 

Para minha surpresa e revolta,  aquele oficial da FAP que tanto nos impressionara,  passados poucos dias, em 6 de abril de 1973,  era abatido por um míssil Strela quando pilotava um T6. Paz à sua alma, que descanse em paz.

Um forte abraço, Cruz
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2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, camarada. Em março de 2008, fui a Guileje. Fiz o percurso Bissau, Bambadinca,Xitole, Saltinho, Mampatá, Quebo, Gandembel, Guileje...A partir de Quebo, o alcatrão tinha desaparecido... Não conheço Buba. Ab, Luis.

Ze disse...

É sempre bom recordar. Em 1969/71, era assim. Só que na época das chuvas, a coluna de Buba a Quebo, (com breve paragem em Nhala), demorava um dia (de sol a sol). Na época seca, era quase como ir de Lisboa a Vila Franca de Xira. Um Abraço.