terça-feira, 24 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24788: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (27): Em louvor do filme "Fogo no Lodo", de Catarina Laranjeira e Daniel Barroca, passado na tabanca de Unal, no antigo corredor de Guileje... Infelizmente a sessão de amanhã, no Doclisboa, na Culturgest, está esgotada


Guiné > Região de Tombali > Carta de Guileje (1956) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Unal, a nordeste de Guileje, no corredor de Guileje... Outros topónimos: Salancaur, Nhacobá, Bricama, Lenguel, Samba Só e Cumbijã e Colibuía... No final da guerra, estava em construção a estrada Aldeia Formosa (Quebo) - Nhacobá.

Inforgrafia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné 2023)


1. Mensagem de hoje, às 10:07, do 
Patrício Ribeiro (nosso correspondente em Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor té
cnico da Impar Lda; tem mais de 130 referências no blogue; autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau") (U*)

Luís,

V
ale a pena ver o filme, "Fogo no Lodo", da Catarina Laranjeira e Daniel Barroca(**), não é o que pensam, é sim um belo documentário sobre a vida real numa tabanca balanta.

A Catarina andou pela Guiné muitos anos, no mato, a fazer recolhas e a falar com antigos combatentes do PAIGC, para as suas teses.

Não é um trabalho fácil, percorrer as picadas em mota alugada, por vezes chegar a minha casa em Bissorã, cheia de sangue das quedas que dava no caminho, na zona de Oio, e eu e o meu filho tínhamos que fazer de enfermeiros.

Como ela, há muitas outras a fazer as suas investigações nestas condições, os rapazes agora não querem este sacrifícios.

Como eu lhes digo... No meu tempo, mandavam os rapazes com a nossa idade, para os matos da Guiné, com uma arma às costas; agora vêm as meninas com um computador debaixo do braço ...

Outros tempos...
Abraço
Patricio Ribeiro


2. Comentário do editor LG:

Patrício, infelizmente a sessão de amanhã está esgotada, segundo informação da realizadora Catarina Laranjeira. A lotação do Pequeno Auditório da Gulturgest é apenas dc 145 lugares.  Estaremos atentos ao anúncio de próximas apresentações. 

Boa sorte para o filme na Competição Portuguesa, nesta edição do Doclisboa - 21º Festival Internacional dc Cinema onde concorrem 9 filmes (portugueses), 7 em estreia mundial, como é o caso do "Fogo no Lodo".
____________

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

........e o filme "Fogo no Lobo", de Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, passa.

E pena minha não poder ir ver.

Valdemar Queiroz

João de Melo - Op Cripto CCav8351 "Tigres de Cumbijã disse...

Surpreendido não. Curioso sim! Tudo farei, para quando houver a possibilidade de assistir a este filme sobre uma zona da Guiné que faz parte do meu coração e de uma vivência próxima durante a minha passagem por Cumbijã.
À sombra de um trabalho árduo efetuado ao longo dos anos por Catarina Laranjeiro, percorrendo aquelas aldeias, de bolanhas e arrozais sem fim. Recolhendo testemunhos reais como o que ela conseguiu, só poderá dar um resultado ótimo!
Teve também a sorte ímpar de ter como apoio um Homem como o grande amigo Patrício Ribeiro para lhe dar aqueles apoios que só quem se aventura a embrenhar na "Guiné profunda" sabe dar o valor! O amigo Patrício além de um grande coração, teve a feliz ideia de batizar a sua firma para toda a Guiné-Bissau com o nome que melhor se lhe assenta: IMPAR!!!
Mais uma vez, obrigado à Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca e ao Parício Ribeiro pela notícia divulgada. Se Deus ajudar, talvez até Fevereiro!!! DJARAMA!

Anónimo disse...

É isso amigo Melo.
Reocupamos Colibuia
Reocupamos Cumbijã
Reocupamos Nhacobá (Onde encontramos toneladas de arroz)
O próximo passo (que felizmente não chegou a ser) era UNAL.
Quando o filme chegar ao Porto, avisem.
Um abraço
Joaquim Costa

António Cruz disse...

Vi no cinema S. Jorge no Domingo. Gostei, excelente imagem, talvez um pouco monótono nos diálogos. Vale a pena ir ver