quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24794: As nossas geografias emocionais (9): Imagens recentes de Bambadinca e Nhabijões (fotogramas do viajante e criador de vídeos Paulo Cacela, Cabo Verde)


Foto nº 5


Foto nº 4


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8


Foto nº 1 


Foto nº 3


Foto nº 2

Fotogramas do vídeo de Paula Cacela (2923) : "Dentro da Maior Tabanca da Guiné-Bissau". 
(Editados e reproduzidos com a devida vénia...)



Fotos: © Paulo Cacela (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Paulo Cacela é  um jovem engenheiro civil portuguès (formou-.se em 2006, no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto). Mudou-se para Cabo Verde em 2010. 

Até 2019 trabalhou na área da construçáo civil.  E formou lá família. Com a pandemia de Covida-19 , decidiu viajar e mostrar as ilhas do arquipélapo de Cabo Verde (vencendo a fobia de viajar de avião). Tornou-se "youtuber", criador de vídeos. 

Mais recentemente, em meados de 2023, esteve na Guiné-Bissau, país de que se tornou rapidamente um apaixonado, Os seus vídeos (sobre Bissau, Bubaque, Bafatá, Bambadinca, Saltinho...) merecem ser vistos, 

C0mo forma de o ajudar a tornar este projeto sustentável,  sugerimos que subscrevam o seu canal. Tem já cerca de 23 mil subscritores, cerca de 190 vídeos de viagens. O número de visualizações atinge já os 3,5 milhões. Aderiu ao You Tube em 2013 (@PauloCacela). Tem também página no Instagram e no  Facebook (aqui com 13 mil seguidores).

Há dias divulgámos um dos seus recentes vídeos, justamente sobre Bambadinca, a que ele chamou "a maior tabanca da Guiné-Bissau" (*).

Hoje tomamos a liberdade de reproduzir, com a devida vénia, alguns dos seus fotogramas, com destaque para a parte do vídeo em que visitou os Nhabijóes e a "máe-de-água" de Bambadinca. 

A nossa legendagem complementar também  pretende ajudar a perceber melhor o conteúdo  do vídeo de cerca de uma hora,  e o seu contexto.  Para quem, como nós conheceu Bambadinca e os seus arredores, no tempo da guerra (incluindo Nhabijões, "de má memória", já que caímos lá em duas minas anticarro, em 13 de janeiro de 1971, na altura em que se estava a construir o respetivo reordenamento), este "regresso" é sempre emocionante... São lugares que pertencem às nossas geografias emocionais (**)


2. Transcreve-se o nosso comentário (*), agora enriquecido com os oito fotogramas do Paulo Cacela, reproduzimos acima (com a devida vénia) (trata-se de capturas de écrã):

Aconselha-se a ver o vídeo com legendas. O vídeo começa em Bafatá, onde o Paulo Cacela apanha uma carrinha de transporte público (tipo "toca-toca") para Bambadinba (ele diz "Babadinca", como toda a gente).

O alcatrão do tempo da tropa, na estrada Bafatá-Bambadinca, já desapareceu, em muitos troços... Parece haver bastante trânsito de camiões (de e para o leste, Gabu). Há paisagens que nos vêm, de imediato à memória (fot0 nº 1), das muitas viagens que fizemos entre junho de 1969 e março de 1971, ao temp0 em que estivemos em Contuboel (oito semanas) e depois em Bambadinca (21 meses). 

Na altura, o único troço de estrada alcatroada na zona leste (Regiões de Bafatá e de Gabu) eram justamente  os 30 km entre Bambadinca ("a cova do lagarto") e Bafatá ("a princesa do Geba").

Faz depois uma visita a Bambadinca, que o surpreendeu pela seu "mercado" e "formigueiro humano" (a expressão é nossa, o Paulo fala em "grande confusão", de gentes e viaturas) (Bambadinca tornou-.se a maior tabanca da Guiné, cresceu imenso depois da independência, 15 ou 20 vezes mais, hoje deve ter c. de 35 mil habitantes), e muito também graças à "eletrificação" operada em 2013/2014, com a instalação de um sistema fotovoltaico.

Na visita ele faz-se transportar de motorizada, conduzida por um futuro jovem professor, Sandji, que está ligado a uma ONG que apoia uma escola local e os direitos das mulheres (não conseguimos saber o nome dessa ONG)...

Depois o Paulo quer "conhecer uma tabanca", e o Sandji leva-o a Nhabijões  ou Nha Bidjon (o grande reordenamento do nosso tempo, com cerca de 300 casas, está bastante modificado, e há novas moranças) (fotos nºs 2, 3, 4 e 5).

Balantas e muçulmanos (mandingas e outros) estão separados, enquanto comunidades... Na foto nº 2, vè-se uma mesquista (que pendsamos ser do tempo da construção do reordenamento), e na º 3, uma escola corânica ou muçulmana ("madraça"),,, (A maior parte da população é balanta, mas havia um núcleo mandinga. que professa a religião muçulmana).

Podem-se ver aqui algumas das mais belas paisagens da Guiné: a grande bolanha de Nhabijões ("Nabedjon"), o cultivo do arroz, as mulheres a mondar, o duro trabalho braçal dos jovens, munidos do "radi", a enxada balanta, etc. (Fotos nºs 4 e 5).

A seguir o Paulo, sempre conduzido pelo Sandji, vai conhecer a instalação fotovoltaica que desde 2013/14 pôs Bambadinca no mapa. "Bafatá ficou parado no tempo", diz o jovem encarregado de gerir o sistema (que está com problemas de eficiència por falta de manutenção: as baterias atingiram o seu prazo de validade, já não funcionam, à noite e em dias sem sol tem se recorrer ao gerador e ao gasóleo...).

Mas em Bambadinca há luz, só há outra comunidade na Guiné (não se diz qual. ,mas julgamos ser Contuboel) que beneficia de luz eléctrica durante todo o dia e à noite até à meia noite.

O vídeo, de quase uma hora, termina na "mãe de água" que alimenta Bambadinca (pelo menos, a antiga zona colonial) e cuja localização exata ainda não descobrimos, numa primeira visualização rápida do vídeo... (E não temos ideia de a ter visitado, em 1969/71; a possível referència ao BART 3873, gravada no cimento, aparece ao minuto 53, já quase para o fim do vídeo). (Fotos nºs 7 e 8).

A paisagem (onde se localiza esta captação de água, do tempo colonial) é luxuriante. O "poço " ou "mina" está muma cota mais elevada (cerca de 50 metros, diz o Paulo, que é engenheiro). A água chega à antiga "baixa" de Bambadinca", a tabanca do nosso tempo, junto ao rio, por gravidade... 

Reconhecemos, isso, sim, o fontenário de Bambadinca, de 1948 (do tempo do grande governador Morais Sarmento) , agora pintado de branco e azul (foto nº 8), que aparece no fim, e que continua a dar água aos bambadinquenses, desde há 75 anos! (vd. poste P10806).

PS - Ainda não conseguimos localizar esta nascente... Pode ser, na carta de Bambadinca, um lugar chamado "Água Verde", entre Bambadincazinho (reordenamento onde ficava a "Missão do Sono") e o rio Geba, à cota 35. A distància até ao fontenário de 1948, na "baixa", na antiga tabanca de Bambadinca, seria de menos de 2 km.Pelo mapa vê-se que havia diversas "pontas" ao longo da margem esquerdo do rio Geba. A região é fértil em água. 
 ____________

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Impressionante foi a volta que os balantas (e os mandingas) deram ao "reordenamento" de Nhabijões... Subverteram completamente a planta...

Houve casas que devem ter sido desmontadas e reconstruidas...ficando em sítios mais apraziveis ou perto da bolanha... Estamos a falar de um reordenamento com 300 casas e alguns equipamentos sociais. OSe balantas eram maioritários. Havia um núcleon
mandinga, muçulmano. Não sei se a mesquita também foi feita por nós.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já não gostei tanto do vídeo sobre Bafatá. Os guias locais eram fraquinhos, comparando com o jovem Sandji de Bambadinca (aliás um balanta de Nhabijões )... Passaram pelo antigo cinema de Bafatá como cão por vinha vindimada...

O Paulo devia ter feito o TPC, podia ter consultado em Cabo Verde o nosso blogue... Assim, ficava a saber mais coisas sobre o roteiro de Bafatá, "princesa do Geba"... Aprendia a distinguir uma gaivota dum "jagudi"...

Fico sempre deprimido quando vejo a brutal degradação e abandono a que foi votada a "zona colonial" da nossa cidadezinha (estatuto que ganhou no meu tempo, c. 1970)...

Diga-Se, em todo o caso, que o Paulo Cacela é um jovem empático, com fácil relacionamento com a população, fala o crioulo de Cabo Verde, é espontâneo, desenrascado...

Valdemar Silva disse...

Achei muito interessante, para fazermos a comparação passados 50 anos, da avenida/descida de Bafatá em que era feito o ponto de embraiagem das aulas de condução.
O Abílio Duarte tem aqui um documento histórico para mostrar a netos e bisnetos.

Continuo a ficar encantado com comida num "restaurante" ser servida num grande prato apenas com uma colher que cada um ir tirando e comendo conforme lhe vai apetecendo.
Afinal por lá é comido directamente da travessa, o grande prato, e por aqueles lados ainda há colheres, que me lembre em Paunda era comido do mesmo modo mas à mão.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gostava de saber muito mais sobre o planeamento e a construção do reordenamento de Nhabijões, população sob duplo controlo... Foi tudo "decidido de cima para baixo"...

Valdemar Silva disse...

Vendo fotografias do "nosso tempo", o fontenário de 1948 ficava na rua principal junto de várias casas
Nesta fotografia, nº. 8, agora pintado de azul-branco parece estar no meio da bolanha.

Valdemar Queiroz

Eduardo Estrela disse...

Ainda me lembro muito bem de aqui no Algarve,pelo menos no Sotavento, se comer do mesmo prato mas com uma colher para cada um.
Isto há cerca de 70 anos.
Era uma forma de comunhão de família e amizade.
Penso que eram reminiscências da cultura árabe.
Abraço
Eduardo Estrela