terça-feira, 24 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24791: Vídeo sobre Bambadinca, da autoria do youtuber Paulo Cacela, chegado até nós através de Mário Conceição, onde se pode ver uma referência ao BART 3873

1. Mensagem do nosso leitor Mário Conceição com data de 21 de Outubro de 2023, enviada através do Formulário de Contacto do Blogger:

Viva!

O Youtuber Paulo Cacela (https://www.youtube.com/@PauloCacela), um Eng Civil Português que reside em Cabo Verde, está a atualmente a fazer uma série de vídeos na Guiné.

Há dias esteve em Bambadinca e os habitantes foram mostrar-lhe uma nascente que abastece a Tabanca Grande(*), onde se encontra a inscrição "3873 TIRES".

Resolvi pesquisar e foi então que encontrei o vosso Blog. Acredito que alguns camaradas que lá estiveram irão gostar das imagens que o Paulo nos mostra.

O vídeo onde mostra a inscrição (por volta do minuto 47) pode ser visto aqui:

Mário Conceição




Paulo Cacela@PauloCacela | 22,8 mil subscritores | 186 vídeos 
(Reproduzido aqui com a devida vénia...)
____________

Nota dos editores (CV/LG):

(*) - Tabanca Grande de Bambadinca. 

Aconselha-se a ver o vídeo com legendas. O vídeo começa em Bafatá, onde o Paulo Cacela apanha uma carrinha de transporte público (tipo "toca-toca") para Bambadinba (ele diz "Babadinca", como toda a gente).

 O alcatrão do tempo da tropa,  na estrada Bafatá-Bambadinca,  já  desapareceu, em muitos troços...  Parece haver  bastante trânsito de camiões (de e para o leste, Gabu).

Faz depois uma visita a Bambadinca, que o surpreendeu pela seu "mercado" e "formigueiro humano" (a expressão é nossa, o Paulo fala em "confusão total") (Bambadinca tornou-.se a maior tabanca da Guiné, cresceu imenso depois da independência, 15 ou 20 vezes mais, hoje deve ter c. de 35 mil habitantes). 

Na visita ele faz-se transportar de motorizada, conduzida por um futuro jovem professor, Sandji, que está ligado a uma ONG que apoia uma escola local e os direitos das mulheres (não conseguimos saber o nome dessa ONG)... 

Depois o Paulo quer "conhecer uma tabanca", e o Sandji leva-o a Nhabijões (o grande reordenamento do nosso tempo,  com cerca de 300 casas, está bastante modificado, e há novas moranças)... Balantas e muçulmanos (mandingas e outros) estão separados, enquanto comunidades... Podem-se ver aqui algumas das mais belas paisagens da Guiné: a grande bolanha de Nhabijões ("Nabejon"), o cultivo do arroz, as mulheres a mondar, o duro trabalho braçal dos jovens, munidos do "radi", a enxada balanta, etc. 

A seguir o Paulo, sempre conduzido pelo Sandji, vai conhecer a instalação fotovoltaica que desde 2013/14 pôs Bambadinca no mapa. "Bafatá ficou parado no tempo", diz o jovem encarregado de gerir o sistema (que está com problemas de eficiència por falta de manutenção). Mas em Bambadinca há luz, só há outra comnunidade na Guiné  (não se diz qual) que beneficia de luz eléctrica durante todo o dia e à noite até à meia noite.

O vídeo, de quase uma hora, termina na "mãe de água" que alimenta  Bambadinca (pelo menos, a antiga zona colonial) e  cuja localização exata ainda não descobrimos, numa primeira visualização rápida do vídeo... (E não temos ideia de a ter visitado, em 1969/71; a possível referència ao BART 3873, gravada no cimento,  aparece ao minuto 53, já quase para o fim do vídeo).

A paisagem (onde se localiza esta captação de água, do tempo colonial) é luxuriante. O "poço " ou "mina" está muma cota mais elevada (cerca de 50 metros, diz o Paulo, que é engenheiro).  A água chega à antiga "baixa" de Bambadinca", a tabanca do nosso tempo, junto ao rio, por gravidade...  Reconhecemos, isso, sim, o fontenário de Bambadinca, de 1948 (do tempo do grande  governador Morais Sarmento) , agora pintado de branco e azul,    que aparece no fim, e que continua a dar água aos bambadinquenses (vd. poste P10806).


8 comentários:

João de Melo - Op Cripto CCav8351 "Tigres de Cumbijã disse...

Bom trabalho!

Parabéns.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Mário Conceição. Obrigado, Paulo Cacela. Foi uma agradável surpresa voltar a Bambadinca: estive lá de julho de 1969 a março de 1971, ao tempo dos BCAÇ 2852 (1868/70) e BART 2917 (1970/72) ... O BART 3873 veio a seguir (1972/74) e ainda hpouve outro que "fechou a guerra"...

A última vez que estive aí foi em março de 2008... Bambadinca, a "maior tabanca da Guiné" ? É bem possível !... Deve ter multiplicado por 15 a população de 1969 (que seriam 2 mil habitantes)... Está irreconhecível, Bambadinca (que em mandinga quer dizer a "cova do lagarto"!...

Já subscrevi o canal!.. E espero que outros camaradas façam o mesmo. Há mais vídeos sobre a Guiné-Bissau, al+em de Bambadinca, a capital Bissau, Bafatá, Saltinho... Mantemhas, Luís Graça

Hélder Valério disse...

Sim senhor, gostei de ver.
Interessante.
Em determinada altura alguém perguntou ao "viajante" se já tinha ido a Piche (dizia que se diz Pitche). Disse que não mas que iria ver se depois lá irai.
Fico com curiosidade e a aguardar essa visita assim documentada, para rever (ou não) locais onde estive.
O curioso desta reportagem é que mostra que, cada vez mais, aparecem jovens, pessoas que nada tiveram a ver com "passagens anteriores" e que escolhem a Guiné para viajar, visitar, pesquisar, desenvolver estudos. Será "masoquismo"?

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder, perguntas bem... Não será, por certo, por "masoquismo" que os nossos jovens de hoje estão a (re)descobrir a África, em geral, e a Guiné-Bissau, em particular.

A Guiné-Bissau, para além de um povo humilde mas alegre, acolhedor, hospitaleiro, amigo, oferece (ainda) segurança, multiculturalismo, biodiversidade, belíssimas paisagens, parques nacionais, ilhas, rios, braços de mar... enfim, oportuniddaes de aventura mas também de solidariedade, de "descoberta do outro"...

Estes jovens, o portuguès Paulo Cacela (que vive em Cabo Verde) e o seu guia, em "Babadinca" (sic), o Sandji (que me parece balanta, talvez cristão), tèm uma enorme vantagem sobre nós: não estão prisioneiros do passado, da relação amor/ódio, e nomedamente da retórica da supremacia de uns, afirmado pela "força das armas," ou do "nacionalismo " de outros, forjado na "luta de libertação"...

Nenhum deles fez tropa, e muityo menos a guerra, têm olhos "virgens" para verem o presente e o passado... A colonização, os portugueses, o Amílcar Cabral, etc., tudo isso é "História"... Veja-se o ar "maravilhado" com que ainda hoje os locais (o Sandji e o diretor da Rádio de Bafatá, José Gabriel, se não erro, mais velho e doente, que vive no "bairro colonial"...) falam da "mãe de água", um pequeno melhoramento local, do tempo do governador Sarmento Rodrigues, datado de 1948..."Sem força mecànica, sem motor, sem electricidade, sem painéis solares, a água chega à baixa de Bambadinca, quase por milagre"...

No tempo em que estive neste "resort turístico", cerca de 21 meses (jul 69 / mar 71) (ainda por cima com férias pagas e tudo!), não me lembro de ter visitado a "máe de água", nas imediações de Bambadinca ... Mas beneficiei deste melhoramento; o nosso quartel tinha um depósito de água e tínhamos balneários com duche(!)... Felizmente, náo tínhamos falta de água... Embora ferrosa, era uma alegria e um privilégio tè-la para tomar banho... (Água não bebíbíamos, só uísque com Perrier...).

Um semelhante melhoramento, típico do Estado Novo, também foi feito em Bafatá, e... na minha terra (embora uns anos antes, em 1936)... No caso da Lourinhá, o sistema de abasteciemnto público de água consistia numa "mina", construída num ponto mais alto da vila, junto ao "castelo", e de meia dúzia de fontenários espalhados pelas partes baixas... onde se situavam a maior parte das casas... A água chegava, por gravidade, a todo o lado...

Enfim, é uma tecnologia, um sistema de engenharia hidráulica, que nos chegou por via dos romanos (e da sua espantosa civilização, os romanos que nos colonizaram... E que no nosso caso teve a sua "obra-prima" nas Águas Livres de Lisboa, com o seu admirável aqueduto de quase 1 km de comprimento, começado a construir nos anos 30 do séc. XVIII, ao tempo do senhor Dom João V (e que resistiu ao terremoto de 1755).

Hélder, e eu a pensar que todos os jovens guineenses tinham fugido para a "boa vida" e "malandrice" de Bissau!...Há gente no interior da Guiné-Bissau a trabalhar para o desenvolvimenmto da sua terra e para o bem-estar da sua família e da sua comnunidade!...

Parabéns a estes jovens, o Paaulo e o Sandji, que nos permitiram "matar saudes" da "cova do lagarto" (Bambadinca, em mandinga, a "maior tabanca da Guiné", e por isso quase irreconhecível para os "tugas" da guerra colonial).

Valdemar Silva disse...

Espectacular
Pena o interlocutor ser um pouco naif, outra abordagem dava um vídeo ainda mais espectacular.
Aparece-nos Bambadinca 50 anos depois, com milhares de casas e pessoas que já ninguém de nós conhece e com a agravante de ser no fim das chuvas com o terreno bem diferente de que os nossos olhos viram e guardamos na memória.
Mesmo assim fica o testemunho da língua portuguesa, da fonte dos combatentes portugueses, novas tecnologias de electrificação e a camisola do glorioso SLBenfica, e uma grande calmaria na convivência das gentes mandingas e balantas.
Não se conseguiu filmar o local do antigo "centro" de Bambadinca, com Escola, Igreja, Correios e o Fontenário de 1945, assim como o Cais onde embarquei por duas vezes sendo uma delas no dia/noite que o homem chegou à lua.
Aquela visita à "selva" da mãe-d'água também não parecia que estávamos em Bambadinca.

Saúde da boa, que eu tenho andado à rasca
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em março de 2008 quando passei por Bambadinca, vindo do sul, de regresso a Bissau, mais o cor inf ref Nuno Rubim, visitámos o antigo quartel, agora ocupado pelas FA da Guiné -Bissau...

Tive "pudor" em dar uma vista de olhos aos nossos quartos... Só restava o edificio do comando, as messes e os quartos de oficiais e sargentos, um edifício em U construído de raiz pela Engenharia Militar em 1968, sobranceiro à grande bolanha de Bambadinca, em cota mais elevada... Tinha uma posição privilegiada, só podendo ser atacada do lado da pista, a noroeste, ou do lad oeste... Como foi em 28 de maio de 1969... Ainda a CCAÇ 12 não estava lá...(Nesses dois anos, julgo 69 / mar 71 não se meteram connosco, nem com foguetões 122 mm; todos os dias havia um grupo "emboscado" na Missão do Sono para que os senhores do comando do batalhão, BCAÇ 2852 e depois o BART 2917 pudessem ter sonhos cor de rosa: e na ponte do rio Udunduma estava destacado permanentemente um grupo de combate, ora do Xime ora de Bambadinca)...

Valdemar Silva disse...

O outro vídeo em Bafatá, Paulo Cacela anda de bicicleta por ruelas e travessas à procura do Bairro 4 para almoçar 'Sigá di Canja' que diz ser o melhor prato da Guiné.
Depois de muito andar consegue encontrar o local do almoço, e passamos a ver os ingredientes que entravam na 'Canja' e a sua confecção.
No final três grandes pratos cheios de arroz solto com a 'Canja' por cima e a entrega de meia dúzia de colheres para todos comerem do mesmo prato é delicioso, que até ficamos com vontade de comer.
O que mais me impressionou foi não haver uma cozinha propriamente, antes um lume e dois tijolos no chão para assentar as panelas, e no fim uma roda com os presentes para comer na rua bem sentados em cadeiras mas não havia uma mesa ficando o grande prato no meio em cima de uns tijolos.

E sempre aquela lama, igual à que nós conhecemos no tempo das chuvas....

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ainda não conseguimos localizar esta nascente em Bambadinc, a "mãe-de-água" (de 1948)... Pode ser, na carta de Bambadinca, um lugar chamado "Água Verde", entre Bambadincazinho (reordenamento onde ficava a "Missão do Sono") e o rio Geba, à cota 35. A distància até ao fontenário de 1948, na "baixa", na antiga tabanca de Bambadinca, seria de menos de 2 km.

O fontenário vem assinalado no mapa ou carta!...

Vd. aqui a carta de Bambadinca (1955), escala: 1/50 mil.

https://arquivo.pt//wayback/20150605213755/http:/www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial17_mapa_Bambadinca.html