domingo, 10 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24937: In Memoriam (488): Zélia Neno (1953-2023), que foi casada com o Xico Allen (1950-2022) e mãe da Inês Allen... Velório a partir das 11h00 de hoje na Igreja de São Martinho de Lordelo do Ouro (Porto) e funeral amanhã às 14h30


Zélia Neno (1953- 2023). Foto: cortesia da página do Facebook de Inês Allen.


Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Ingoré > 1998 > Uma foto que correu mundo... ou que , pelo menos, já deu a volta à Tabanca Grande... A legenda é do Albano (Costa): “Esta foto vale pela imagem, e os brancos em África converteram-se? Não é que ficaram a ver a Zélia a puxar o burro, mulher de armas!"... O Albano fez questão de me mandar esta e outras fotos da viagem do Xico e da Zélia, em 1998, com o seguinte recado: "... para ilustrares o que entenderes, com a devida autorização da Zélia" (sic).

Foto: © Francisco Allen / Zélia Neno (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné 


1. Por email de ontem,  às 19:40, do Zé Teixeira tivemos triste notícia do falecimento da nossa amiga Zélia Neno, a primeira mulher a integrar a nossa Tabanca Grande (em 19 de fevereiro de 2006; tem 14 referências no nosso blogue).

De seu nome completo, Zélia Neno Maria Cardoso, tinha sido casada com o Xico Allen (1950-2022) e era mãe também da nossa tabanqueira Inês Allen.

A Zélia estava internada no Centro Social Arcanjo Gabriel - ATRPT (Associação de Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom), onde os filhos ( a Inês e o irmão, que não conhecemos) a visitavam com frequência, em Vila Nova de Gaia,

A Inês deixou ontem, às 17:12, a seguinte mensagem na sua página pessoal e na página do Facebook da mãe:

Que grande exemplo de ser humano tu foste…
Para mim, e para quem se cruzou contigo na vida! 
Missão cumprida minha guerreira! Pra onde quer que vás…
Vai com tudo, e contagia-os com o teu lindo sorriso. 

Estará na Igreja de São Martinho de Lordelo (Lordelo do Ouro, Porto);
Entrada amanhã às 11:00;
Funeral : 2ª feira, às 14:30 (segue para o crematório  de Paranhos, Porto)
Missa do 7.º dia:  sábado, dia 16, às 18:30


2. Conhecia-a pessoalmente na Madalena, V. N. Gaia, em 2006, mas antes ele mandara-me o seguinte mail com data de 16/2/2006:

(...) Achará estranho receber este email enviado por uma mulher fã do Blogue-Fora-Nada, onde se encontram largas centenas de quilómetros de palavras sobre a Guiné.

(...) O senhor não me conhece, o mesmo não acontece comigo, pois não só através da escrita como por foto. Sou casada com o Xico Allen, que o senhor conhece mas ainda não é tertuliano, mas foi ele que há meses me alertou para a existência deste blogue e, como sou uma verdadeira amante da Guiné e da sua História, passada, presente e futura, que lamentavelmente teima em não vir a ser bem mais favorável para aquele seu povo tão sofredor, estou quase viciada a diariamente ler o que vão contando no blogue.

Por influência do Sr. Albano [Costa] e até do Sr. [José] Teixeira, que conheço pessoalmente pois ambos já foram à Guiné com o meu marido, fui incentivada a escrever contando algumas (pois são muitas) das minhas vivências naquela maravilhosa terra que conheci em março de 92, conforme conto no texto inicial e que enviei para o senhor no passado dia 15 Janeiro [por erro no endereço de -mail, não deve ter chegado, pelo que se volta a enviar]." (...)

Respondi-lhe nestes termos, em 19/2/2006, data em que passou a integrar a nossa Tabanca Grande, na altura conhecida apenas como tertúlia. Publicámos alguns postes dela ou com referência a ela, em 2006 (*):

(...) "A Zélia, de quem eu já tinha ouvido falar, no último Natal, na nossa minitertúlia do Porto-Matosinhos-Gaia, é o que se pode chamar, com toda a justiça, uma mulher de armas, uma mulher do Norte, uma caso sério de amor e de paixão (pelo seu Allen mas também pela Guiné e o seu povo)... Foi, por mor (como se diz no Norte) da guerra e do stresse pós-traumático da guerra, que ela acompanhou o marido à Guiné, em 1992, e já lá voltou várias vezes...

Fico muito honrado por publicar esta carta e, por desde já, convidá-la sem mais demoras a figurar no quadro de honra da nossa tertúlia (a ela e ao Allen, pois claro!). A Zélia (trato-o como se a conhecesse há anos!...) mandou-me mais documentos que serão inseridos no blogue ainda este fim de semana." (...)

À Inês Allen, ao seu irmão e demais família apresento as minhas condolências pessoais, a que se associam por certos os demais editores, colabiradores e restantes membros da Tabanca Grande.
____________

Notas do editor:

Vd. último poste da série de 22 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24783: In Memoriam (487): António Eduardo Jerónimo Ferreira, (15/05/1950 - 21/10/2023), ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493 / BART 3873 (Mansambo e Fá Mandinga, 1972/74)

(*) Vd. postes de:


19 de fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - P546: Zélia, um caso de amor e de paixão (II)

3 comentários:

José Botelho Colaço disse...

A Zélinha de partida, vai encontrar-se com o seu Xico Hallen que ansiosamente a espera. R.I.P.

Hélder Valério disse...

Tomei agora conhecimento.
Mais uma vez somos confrontados com notícias destas, que sabemos serem inevitáveis mas que nos deixam sempre com um sentimento de perda.

Estive algumas vezes (poucas) com o Xico mas creio que nunca com a Zélia (só se foi alguma vez em algum encontro da Tabanca) e quanto à Inês acompanhei o que ela nos foi transmitindo.
Só posso lamentar o falecimento, deixar a mimha solidariedade aos familiares e o desejo de que possa descansar em paz.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Obrigada Luís pelo teu carinho e homenagem à minha mãe.
Longe, mas sempre perto.
Sem dúvida, sou filha orgulhosa de mãe e de pai aventureiros!
Beijinhos a todos e obrigada.