Zélia Neno (1953- 2023). Foto: cortesia da página do Facebook de Inês Allen.
Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Ingoré > 1998 > Uma foto que correu mundo... ou que , pelo menos, já deu a volta à Tabanca Grande... A legenda é do Albano (Costa): “Esta foto vale pela imagem, e os brancos em África converteram-se? Não é que ficaram a ver a Zélia a puxar o burro, mulher de armas!"... O Albano fez questão de me mandar esta e outras fotos da viagem do Xico e da Zélia, em 1998, com o seguinte recado: "... para ilustrares o que entenderes, com a devida autorização da Zélia" (sic).
Foto: © Francisco Allen / Zélia Neno (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné
1. Por email de ontem, às 19:40, do Zé Teixeira tivemos triste notícia do falecimento da nossa amiga Zélia Neno, a primeira mulher a integrar a nossa Tabanca Grande (em 19 de fevereiro de 2006; tem 14 referências no nosso blogue).
De seu nome completo, Zélia Neno Maria Cardoso, tinha sido casada com o Xico Allen (1950-2022) e era mãe também da nossa tabanqueira Inês Allen.
A Zélia estava internada no Centro Social Arcanjo Gabriel - ATRPT (Associação de Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom), onde os filhos ( a Inês e o irmão, que não conhecemos) a visitavam com frequência, em Vila Nova de Gaia,
A Inês deixou ontem, às 17:12, a seguinte mensagem na sua página pessoal e na página do Facebook da mãe:
Para mim, e para quem se cruzou contigo na vida!
Missão cumprida minha guerreira! Pra onde quer que vás…
Vai com tudo, e contagia-os com o teu lindo sorriso.
…
Estará na Igreja de São Martinho de Lordelo (Lordelo do Ouro, Porto);
…
Estará na Igreja de São Martinho de Lordelo (Lordelo do Ouro, Porto);
Entrada amanhã às 11:00;
Funeral : 2ª feira, às 14:30 (segue para o crematório de Paranhos, Porto)
Missa do 7.º dia: sábado, dia 16, às 18:30
Funeral : 2ª feira, às 14:30 (segue para o crematório de Paranhos, Porto)
Missa do 7.º dia: sábado, dia 16, às 18:30
2. Conhecia-a pessoalmente na Madalena, V. N. Gaia, em 2006, mas antes ele mandara-me o seguinte mail com data de 16/2/2006:
(...) Achará estranho receber este email enviado por uma mulher fã do Blogue-Fora-Nada, onde se encontram largas centenas de quilómetros de palavras sobre a Guiné.
(...) O senhor não me conhece, o mesmo não acontece comigo, pois não só através da escrita como por foto. Sou casada com o Xico Allen, que o senhor conhece mas ainda não é tertuliano, mas foi ele que há meses me alertou para a existência deste blogue e, como sou uma verdadeira amante da Guiné e da sua História, passada, presente e futura, que lamentavelmente teima em não vir a ser bem mais favorável para aquele seu povo tão sofredor, estou quase viciada a diariamente ler o que vão contando no blogue.
Por influência do Sr. Albano [Costa] e até do Sr. [José] Teixeira, que conheço pessoalmente pois ambos já foram à Guiné com o meu marido, fui incentivada a escrever contando algumas (pois são muitas) das minhas vivências naquela maravilhosa terra que conheci em março de 92, conforme conto no texto inicial e que enviei para o senhor no passado dia 15 Janeiro [por erro no endereço de -mail, não deve ter chegado, pelo que se volta a enviar]." (...)
Respondi-lhe nestes termos, em 19/2/2006, data em que passou a integrar a nossa Tabanca Grande, na altura conhecida apenas como tertúlia. Publicámos alguns postes dela ou com referência a ela, em 2006 (*):
(...) "A Zélia, de quem eu já tinha ouvido falar, no último Natal, na nossa minitertúlia do Porto-Matosinhos-Gaia, é o que se pode chamar, com toda a justiça, uma mulher de armas, uma mulher do Norte, uma caso sério de amor e de paixão (pelo seu Allen mas também pela Guiné e o seu povo)... Foi, por mor (como se diz no Norte) da guerra e do stresse pós-traumático da guerra, que ela acompanhou o marido à Guiné, em 1992, e já lá voltou várias vezes...
Fico muito honrado por publicar esta carta e, por desde já, convidá-la sem mais demoras a figurar no quadro de honra da nossa tertúlia (a ela e ao Allen, pois claro!). A Zélia (trato-o como se a conhecesse há anos!...) mandou-me mais documentos que serão inseridos no blogue ainda este fim de semana." (...)
Fico muito honrado por publicar esta carta e, por desde já, convidá-la sem mais demoras a figurar no quadro de honra da nossa tertúlia (a ela e ao Allen, pois claro!). A Zélia (trato-o como se a conhecesse há anos!...) mandou-me mais documentos que serão inseridos no blogue ainda este fim de semana." (...)
À Inês Allen, ao seu irmão e demais família apresento as minhas condolências pessoais, a que se associam por certos os demais editores, colabiradores e restantes membros da Tabanca Grande.
____________
Notas do editor:
(*) Vd. postes de:
19 de fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - P545: Zélia, um caso de amor e de paixão (I)
19 de fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - P546: Zélia, um caso de amor e de paixão (II)
19 de fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - P547: Zélia, um caso de amor e paixão (III)
1 de março de 2006 > Guiné 63/74 - P579: A viagem do Xico e da Zélia em 1998
5 de março de 2006 > Guiné 63/74 - P591: Mulheres e mães-coragem (Zélia Neno)
7 de abril de 2006 > Guiné 63/74 - P668: Do Porto a Bissau (4): A fortaleza de Schengen retém 20 caixas de material médico-cirúrgico (Zélia)
23 de setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1106: A ubiquidade dos nossos mortos (Zélia)
3 comentários:
A Zélinha de partida, vai encontrar-se com o seu Xico Hallen que ansiosamente a espera. R.I.P.
Tomei agora conhecimento.
Mais uma vez somos confrontados com notícias destas, que sabemos serem inevitáveis mas que nos deixam sempre com um sentimento de perda.
Estive algumas vezes (poucas) com o Xico mas creio que nunca com a Zélia (só se foi alguma vez em algum encontro da Tabanca) e quanto à Inês acompanhei o que ela nos foi transmitindo.
Só posso lamentar o falecimento, deixar a mimha solidariedade aos familiares e o desejo de que possa descansar em paz.
Hélder Sousa
Obrigada Luís pelo teu carinho e homenagem à minha mãe.
Longe, mas sempre perto.
Sem dúvida, sou filha orgulhosa de mãe e de pai aventureiros!
Beijinhos a todos e obrigada.
Enviar um comentário