sábado, 23 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1106: A ubiquidade dos nossos mortos (Zélia)

Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Ingoré > 1998 > Este foto já correu mundo... ou, pelo menos, já deu a volta à nossa caserna...Chegou-nos por mão do Albano Costa, com a seguinte legenda: “Esta foto vale pela imagem, e os brancos em África converteram-se? Não é que ficaram a ver a Zélia a puxar o burro, mulher de armas!"...

Foto: © Francisco Allen & Zélia Neno (2006)


Texto da nossa amiga Zélia Neno, ex-companheira do Xico Allen (1).

Olá, Luís

Com certeza admirado por este meu reaparecimento, após alguns meses de silêncio, julgo que desde aquela noite de cavaqueira em casa dos teus cunhados, [na Madalena, Vila Nova de Gaia,]com o Albano. Os motivos julgam que serão já do teu conhecimento. Contudo e apesar de, continuo a acompanhar a evolução do blogue e as estórias que lá vão sendo contadas quase diariamente e só posso dar-te uns enormes parabéns, pois sabendo como é atribulada a tua vida profissional ainda consegues ter tempo e disposição para manter em dia esta enorme obra.

Se hoje decidi escrever foi devido ao assunto que despertou alguns tertulianos, ou seja, a reportagem transmitida pela RTP1, 3ª feira, dia 19, e que ficou aquém das minhas expectativas mas que compreendo pois é um assunto delicado e de certo ainda magoa os corações de muitos familiares de todos aqueles jovens que lá longe e a troco de Nada foram roubados à Vida.

Como se isso não bastasse, os inicialmente mortos, por lá tiveram que ficar depositados num pedaço de chão ao qual nenhuma afinidade tinha pois aquela não era a sua terra embora fosse então seu país. Quanto às famílias tiveram que os velar e chorar à distância e na ausência da sua presença, mesmo que numa tumba, mantêm a incerteza de como e onde estarão seus restos mortais.

Mas se a grande parte desses mortos foi isso que aconteceu, casos houve que julgo serem mais gravosos e até cruéis, de militares mortos e enterrados em dois lados, ou seja, lá e cá. Como é isso possível se pela lei da física o mesmo corpo ou objecto não pode ocupar dois espaços simultaneamente?

Em 1998, eu, o Xico e quem nos acompanhou numa visita ao cemitério militar português em Bissau, encontrámos (e fotografámos) duas sepulturas onde, segundo informação convicta do coveiro local, estão inscritos os nomes e mesmo sepultados os corpos de dois jovens aqui do norte (zona do Marão) e em cujos cemitérios da sua terra natal têm dupla residência, sabendo-se que na ocasião tiveram um funeral tradicional e ainda hoje os familiares devotam atenção e carinho àqueles quatro palmos de terra. Mas afinal o que estará debaixo deles?

À data, este facto não foi transmitido a nenhum familiar pois iria causar um impacto inquietante – hoje não sei se entretanto lhes chegou ao conhecimento. Na época e na sequência de um filme produzido e passado pela SIC, seu nome Monsanto [ , realizado em 2000 por Ruy Guerra], cujo enredo era baseado no stress do pós guerra vivido pelo protagonista, enviei para lá uma apreciação sobre o dito filme e no contexto do assunto falava da triste constatação que havíamos verificado e posteriormente agravada quando, numa ida a Lisboa, o Xico verificou que no Memorial aos Combatentes do Ultramar em Belém não estavam mencionados os nomes daqueles militares, mortos em defesa duma pátria que concedeu a cada um deles duas sepulturas mas nenhum destaque no monumento que foi construído em seu louvor – terá sido ironia do destino?....

Perante estes dois casos de dupla sepultura que casualmente vi que existem, julgo que devem existir mais nestas circunstâncias entre as centenas que por lá ficaram, sem direito a um trato condigno mesmo que seja na morte, porque, como se viu na reportagem, a maioria dos cemitérios estão degradados pelo abandono. Mas para além do respeito devido aos mortos também se deve pensar nos vivos, no sofrimento que pode ser provocado aos familiares se algo de anormal se verificar quando do levantamento dos restos mortais para a transladação, pois além de só por teste de ADN, nenhuma garantia têm de que o ainda restante em qualquer uma daquelas covas corresponde ao nome inscrito nas mísera lápide assente sobre ela pois não nos esqueçamos que ali foram enterrados sob um cenário de guerra e a turbulência que tal implicava.

Não é pessimismo. É que na década de sessenta, início da guerra, era eu ainda menina e ouvia ler cartas que chegavam de Angola, escritas por quem vivia em pleno seio da rebelião e em frente a um cemitério onde os enterros eram constantes, realizados de qualquer forma e feitio, e nunca esqueci o relato de um que se efectuava quando houve um ataque, provocando a debandada geral, inclusive de quem transportava o caixão, deixando-o cair ao chão permitindo ver que o seu conteúdo não era um corpo mas sim... pedras. Isto porque corpos apanhados por minas davam muito trabalho a resgatar e o tempo era de guerra!

A todos que morreram, enterrados cá ou lá, com ou sem as devidas exéquias fúnebres, honremos a sua Memória.

Paz às suas almas.

Luís até um qualquer dia.
Um xicoração.
ZÉLIA
___________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 1 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DXCVI: A viagem do Xico e da Zélia em 1998

Sem comentários: