Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
terça-feira, 19 de setembro de 2006
Guiné 63/74 - P1087: Rosa Gonçalves, o alentejano (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada, 1972) (Quim Pinheiro)
1. Texto e foto do Joaquim Pinheiro da Silva (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada/Catió, 1972/74):
Amigo Luís, boa tarde!
Fiquei muito sensibilizado com a mensagem da Sra. Maria Clarinda, esposa de um ex-militar CCAÇ 3566, infelizmente já falecido (1).
Peço o favor, se possvel, de publicar a foto anexa, onde aparece o Antonio Joaquim Rosa Gonçalves, mais conhecido pelo Rosa, o alentejano.
Esta foto esta tirada num patrulhamento rotineiro pelas matas de Empada, no ano de 1972: à direita, estou, o Joaquim Pinheiro, o brasileiro; e à esquerda, o Rosa, carinhosamente chamado de alentejano.
Antecipadamente agradeço com um abraço
Joaquim Pinheiro da Silva
2. Resposta da viúva do Rosa Gonçalves ao recente convite para integrar a nossa tertúlia:
Será para mim um prazer fazer parte do vosso blogue, mas de momento não me é
possível enviar fotos do meu marido (António Joaquim Rosa Gonçalves) para
que todos vocês se recordem melhor dele.
Tudo o que faço - podem crer - é porque tenho a certez de que se ele estivesse entre nós assim o faria! E mais uma vez lhes digo, o vosso colega (Rosa Gonçalves), deixou-me um gosto muito grande por todos vocês, os amigos da tropa como ele se referia a todos.
Sinto que o devo de fazer, os anos passam e as lembranças do tempo que passamos sem estarmos juntos porque o dever tinha de ser cumprido, é hoje recompensado com boas e más recordações... Sinto ao mesmo tempo alegria
envolta com muita tristeza junta... Mas algo me diz que em memória dele o devo fazer.
Bem hajam a todos OS METRALHAS
Maria Clarinda (Lina) e Venâncio Gonçalves
___________
Nota de L.G.
(1) Vd. post de 7 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1054: Agradecimento da viúva do Rosa Gonçalves (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada/Catió, 1972/74)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário