domingo, 17 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1082: Notícias da CCAÇ 2402 e do BCAÇ 2851 (Raul Albino)



O BCAÇ 2851 e o BCAÇ 2852 viajaram juntos, em finais de Julho de 1968, no Uíge, de Lisboa a Bissau.

N/M Uíge > Foto da excelente página Navios Mercantes Portugueses (com a devida vénia)...

1. Reproduzo aqui a correspondência trocada recentemente entre o nosso camarada Beja Santos e um novo elemento que pede para entrar na nossa tertúlia, o Raul Albino.

1.1. E-mail do Raul Albino, datado de 23 de Agosto:

Vejo que já voltaste de férias, espero que bem recuperado.

Aproveito para agradecer todo o esforço que dispendeste na organização do Almoço-Convívio de Figueiró dos Vinhos. Na minha opinião e na dos militares e seus familiares com quem falei, todos são unânimes em considerar este evento o mais interessante e bem conseguido de todos os que até agora foram organizados. Por isso os meus parabéns.

Tenho problemas nos caracteres especiais incluídos nos textos do blogue, que me dificultam a sua leitura completa. Sabes como posso ultrapassar este problema?

Outra ajuda, podes-me dar o endereço de email do Luís Graça? Para que alguma coisa venha a ser colocada no blogue, basta enviar-lhe correio pelo email ou tem de ser de outra forma qualquer?

Um abraço amigo,
Raul Albino

1.2. Resposta do Beja Santos:

Caro Raúl, obrigado pelas tuas notícias. Ainda bem que toda a gente ficou contente com o encontro de Figueiró. Por favor, evitem reuniões em quartéis e discursos do Vargas para não termos uma atmosfera excessivamente militar. No conhecimento tens os contactos do Luis Graça, que seguramente providenciará as informações que pedes. Tanto quanto me é dado ler no blogue, pouco se sabe sobre as companhias do nosso batalhão. Assume as tuas responsabilidades, entra no blogue, apela a que toda a gente da CCAÇ 2402 ofereça materiais, como fotografias, postais, etc.
Sempre ao teu dispor, Mário Beja Santos

1.3. Outro e-mail do Beja Santos, de 23 de Agosto:

Caro Albino, só para te desejar saúde e confirmar que continuo activo no blogue Luis Graça e Camaradas da Guiné. Tu tinhas obrigação de dar uma perninha, depois do livro que coordenaste e pôr outras pessoas a colaborar.

Esta história só vai interessar aos nossos netos mas temos obrigações morais de não fazer desaparecer estupidamente a nossa memória.

Recebe um abraço do Mário Beja Santos.


2. Em 27 de Agosto de 2006, recebi o pedido formal do Raul para entrar na nossa tertúlia:

Através do Mário Beja Santos tive conhecimento do vosso blogue e ele convenceu-me a participar nele.

Esta primeira mensagem tem a finalidade de testar o endereço electrónico e dar-lhe os parabéns pela iniciativa. (...)
Como apresentação ligeira, fui Alf Mil Inf na CCAÇ 2402 do BCAÇ 2851, na Guiné entre 1968 e 1970 (1). Como primeiro pedido gostaria de saber se é possível enviarem-me um mapa do tipo dos que o vosso blogue contém, das localidades de Có, Mansabá e Olossato, que não encontrei na vossa lista já bem extensa.

Agradecia também uma explicação geral do vosso projecto e a forma mais adequada de participar. Os textos e/ou fotos deverão ser enviados para este endereço? Ou existe outra rotina de contacto?

Ao vosso dispor,
Raul Albino

PS - Aproveito para lhe pôr um problema: - quando tento visualizar os textos do vosso blogue que o Beja Santos me enviou, os caracteres especiais (ç, ã, á, atc.) não são convertidos e eu tenho dificuldade em ler os artigos. Pode-me dar alguma dica para eu resolver o assunto?

3. Resposta do editor do blogue, em 17 de Setembro de 2006:

Caro Raul:

(i) És bem vindo: o tratamento por tu serve para quebrar barreiras e distâncias, é o tratamento adequado entre velhos camaradas;

(ii) As poucas regras que temos constam da página específica sobre a tertúlia.

(iii) Se quiseres e puderes, manda-me duas fotos tuas (digitalizadas, em formato.jpg), uma do tempo da tropa e outra mais actual... E conta-nos a tua estória... Aqui tens os meus contactos e endereços... Tudo passa por mim, por enquanto (...).

(iv) O Beja Santos já me falou em ti...

(v) O problema técnico que tens na visualização do nosso blogue, vou estudá-lo ou aconselhar-me... para dar uma resposta correcta. Em princípio, o teu PC não reconhece os caracteres portugueses... Também podes pedir a opinião de um algum informático teu amigo... Para já tenta isto:

Tools > Internet Options > General > Languages > (Acrescenta) Portuguese (Portugal) [pt]

(vi) Temos mais uns tantos mapas / cartas para inserir... O problema é o tempo... Tem paciência...

(vii) Desculpa só agora responder-te...

___________

Nota de L.G:

(1) O BCAÇ 2851 partou para a Guiné no N/M Uíge, no final de Julho de 1968, juntamente com o BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70):

1 comentário:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar desejo saudar todos os que tem visitado e deixado impressoes sobre a Guerra do Ultramar, em especial da Guine?Bissau. O meu nome e Joao Gomes Bonifacio e fui Furriel Miliciano do SAM e pertenci a CC 2402/BC2851. Desejo enviar os meus parabens ao ex-alferes Miliciano Raul Albino, e dizer-lhe que tenho tentado ler este magnifico blogue, mas muito devagar. Tambem eu gsotaria de participar, mas a verdade e que por razoes que ignoro, vejo muitos oficiais e poucos sargentos a enviar fotos e a comentarem. Espero que mais aparecam e falem das suas "guerras" para que todos saibamos como passaram a comissao de servico, e ao mesmo tempo aprender mais sobre nos proprios, ja que somos os unicos que compreendemos os nossos sacrificios passados em Co, Mansaba ou Bafata.
Estou motivado para participar, tal como estou a faze-lo na edicao do segundo livro sobre a CC2402, que sera uma amostra nao so desta Companhia, mas que tambem pode ser de qualquer outra Companhia e de qualquer ramo das FA.
Actualmente vivo no Canada, numa cidade a cerca de 60 Kms de Toronto.
Os meus cumprimentos para todos vos, em especial para o Autor deste blogue. Alguem tinha de fazer algo de bom. Parabens.