sábado, 20 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25414: S(C)em Comentários (34): As valentes mulheres de São Domingos, no Cacheu, que em 2006 queriam aprender a ler e a escrever



Guiné-Bissau > AD - Acção para o Desemvolvimento > Foto da Semana > 17 de dezembro de 2006

Legenda:

"Maria de Lurdes é uma das mulheres de S.Domingos que decidiu aprender a ler e a escrever, como forma de melhorar a sua capacidade de intervenção numa vida profissional mais activa.

"Ela, conjuntamente com mais outros 45 pais filiados na Associação dos Afilhados de Elx, frequentam actualmente dois círculos de alfabetização que decorrem no Centro de Formação Rural (CENFOR) de S.Domingos todos os dias da semana.

"Inicialmente previsto para apenas 20 participantes, o interesse demonstrado pelas pessoas que não sabem ler acabou por ultrapassar todas as expectativas mais optimistas, sendo gratificante notar que, a nível da Guiné-Bissau, existe uma enorme procura de cursos de alfabetização funcional."


Fonte: Internet Archive > AD Bissau (com a devida vénia...)

PS - O link original foi descontinuado: http://www.adbissau.org/adbissau/fotodasemana/2006.12.17.htm

A página antiga da AD desapareceu... Deixou de estar em linha. Erro ou desleixo humano, falha técnica ? ... É uma pena, em qualquer caso. Sinal dos tempos... Era animada pelo Pepito (1949-2014) que também nos deixou. Ficámos órfãos, os amigos e a AD.

A AD tinha (e tem)  sede no bairro do Quelelé, tal como a  casa do Pepito e da Isabel Levy Ribeiro.  

Sobre a ONGD AD, fundada pelo Pepito, em 1991,  e mais uma cinquentena de guineenses, recorde-se alguns fados: 

(i) em 2012, em termos de recursos financeiros, mobilizava mais de 542 milhões de CFA, o equivalente a cerca de 827 mil euros (1 euro=655,957 CFA); 

(ii) metade dessas receitas era proveniente de fundos da União Europeia; 

(iii) dava trabalho a cerca  de 4 dezenas de técnicos e profissionais; 

(iv) tinha um significativo impacto na vida de diversas comunidades onde desenvolvia projetos (Bissau ( Quelelé,  São Domingos, Cacheu, Cantanhez); 

e, por fim, (v)  prestava contas e as suas contas eram auditadas.  (Infelizmente, já não publica ou não disponibiliza um relatório financeiro desde 2012...).

As ONGD, s organizações não governamentais oara o desenvolvimento, prtecisam de credibilidade.

A ONG AD - Acção para o Desenvolvimento  passou, a partir de maio de 2011, a ter outro endereço, mas a URL é ligeiramente diferente da do sítio antigo. Estranhamente, não tem sido capturada pelos robôs do  Arquivo.pt ou do Internet Archive; 
https://ad-bissau.org/

1 comentário:

Jorge Camilo Handem disse...

Luís Graça,
a ONG AD depois de muitos e longos anos de instabilidade institucional, os sócios decidiram eleger uma nova direção em 2022 com o objetivo de retomar as dinâmicas a que a ONG AD sempre nos acostumou. Por isso solicitamos o envio de mensagens para o seu atual Diretor Executivo (Jorge Camilo Handem, jorgito.handem@gmail.com), que está a trabalhar juntamente com a Isabel levy e a Catarina Schwarz (Filha do Pepito).
mais uma vez reiteramos a vossa colaboração de sempre. O Nosso amigo Patrício Ribeiro nos chamou a atenção a cerca das diversas publicações que retiraram da nossa pagina que atualmente encontra-se em ativo, ao contrario de alguns anos a trás.
Abraço
Jorge Handem