domingo, 14 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25384: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (13): "Acertar à primeira"

Adão Pinho Cruz
Ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547
Autor do livro "Contos do Ser e Não Ser"


Acertar à primeira

- O Sr. Doutor, quando chegar ao lugar dos Couços, pergunta pela casa da Rosa da Eira, que toda a gente conhece. Ela, não se pode dizer que esteja muito mal, mas diz que tem fisgadas no baixo-ventre que lhe causam trupos no coração. E que há que Deus, tem de ser vista pelo Sr. Doutor.

O tempo ainda estava frio, apesar de a primavera ter começado a desabrochar, e alguns farrapos de neve ainda pintalgavam de branco a encosta da serra.

O pobre Hillman Minx, fiel companheiro de duas décadas, com as velas mais que rompidas, estava longe dos tempos de jovem quando, calçado de pneus de faixa branca, se lhe sentia o orgulho de tudo subir em terceira. Raramente se deixava abater, mas nesse dia gemeu a meio da serra, soluçou, e dá a ideia de que até chorou, pois pareciam de lágrimas as pingas do motor. Ao fim de meia hora de merecido descanso, lá arranjou jeito de pegar e, outra meia hora depois, entrava ofegante, mas contente, na descida do lugar dos Couços.

A casa da Rosa da Eira era grande, grande demais para tão recônditos e inóspitos lugares. Toda de pedra mal talhada, negra do varrer dos anos, tinha num dos topos uma pequena capela com a cruz quase a cair e no outro, uma extensa eira onde ladrava um cão.

- Ele não morde, Sr. Doutor, faça favor de entrar. É servido de um copinho para retemperar da viagem?

A Sr. Rosa da Eira mal se via, afogada na enorme e alvíssima cama de linho. Apesar das fisgadas do baixoventre e dos trupos no coração, tinha uma cara malandra e prazenteira, cujo sorrisinho macaco desarmava quem quer que se atrevesse a entrar com ar a mais no seu quarto a cheirar a lavanda.

- Como está, Sr. Doutor?

E logo de seguida, sem pestanejar:
- Sr. Doutor, eu sei como são os médicos. Não acertam à primeira nem à segunda, só acertam à terceira, que é para levar o dinheiro de três consultas. O Sr. Doutor já me conhece e já ouviu falar de mim. Eu sou uma mulher de posses. Não me faltam matos e campos.
Portanto, eu pedia ao Sr. Doutor o favor de acertar logo à primeira, que eu pago o preço das três consultas e assim, escusamos de andar para aqui a perder tempo.

_____________

Nota do editor

Último post da série de 7 DE ABRIL DE 2024 > Guiné 61/74 - P25350: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (12): "Os velhinhos"

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Agora entra a da 'primeiro tem de fazer estas análises', e lá vai o preço de duas consultas nos privados.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz