terça-feira, 16 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25393: Efemérides (433): Ainda a recente homenagem em Nova Iorque a dois grandes humanistas lusofónos, diplomatas da II Guerra Mundial, que faleceram há 70 anos, neste mês de abril, o português Aristides de Sousa Mendes (a 3) e o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas (a 16) (João Crisóstomo)



Nova Iorque > Igreja Eslovena de São Ciro > Homenagem a dois grandes humanistas lusófonos > 7 de abril de 2024 >    Aspeto parcial da assistência


Nova Iorque >  Igreja Eslovena de São Ciro > Homenagem a dois grandes humanistas lusófonos > 7 de abril de 2024 >    Vilma e João Crisóstomo,  padre franciscano frei Krisolog,  embaixadora Ana Paula Zacarias e dom Gabriele Caccia.


Nova Iorque > Igreja Eslovena de São Ciro > Homenagem a dois grandes humanistas lusófonos  > 7 de abril de 2024 >  Arcebispo dom Gabriele Caccia e padre franciscano frei Krisolog durante a Missa.


Nova Iorque >  Igreja Eslovena de São Ciro >  Homenagem a dois grandes humanistas lusófonos >   7 de abril de 2024 >  João Crisóstomo, do Day of Consciense Committee, um dos promotores do evento


Fotos (e legendas): © João Crisóstomo  (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. Mensagem do nosso amigo e camarada João Crisóstomo (Nova Iorque):

Data - 14/04/2024 23:15
Assunto - Ainda a homenagem a dois humanistas em Nova Iorque


Caro Luís Graça,

Obrigado pela cobertura que fizeste antes de 7 de Abril e depois ainda sobre a mensagem enviada para a ocasião pelo Senhor Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.(*)

Permito-me fazer um follow-up (ou o que lhe quiserem chamar) para os que tiverem algum interesse no assunto. Já sabes que não sei ser sucinto do que peço desculpa. Se achares que vale a pena um outro post sobre isto, talvez queiras cortar o que achares menos pertinente, para ser menos tedioso.

A razão deste follow-up é sobretudo para falar sobre o outro humanista homenageado, o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas, cuja morte lembramos depois de amanhã , dia 16 de Abril .

Quando em 2004 com a ajuda da IRWF,   organizei a celebração do 50º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes, vim a ter conhecimento dum outro grande humanista . E com grande surpresa verifiquei que eles pareciam gémeos. 

Reparem: 

  • são ambos de língua portuguesa;
  • ambos diplomatas servindo os seus países em França durante a II Guerra Mundial; 
  • ambos se encontram na mesma posição de terem de atender a refugiados fugindo dos nazis e de morte certa em camaras de gaz e fornos de incineração nos campos de concentração ; ambos decidiram ajudar estes refugiados; 
  • ambos agiram contra as ordens de seus governos que os proibiam de ajudar refugiados especialmente judeus; 
  • ambos foram acusados em tribunal e condenados ; 
  • ambos, talvez nem se conhecessem, explicaram ter agido assim porque tinham de seguir a sua consciência de cristãos;
  •  depois da sua morte foram ambos reconhecidos por Yad Vashem ; 
  • e como se carimbados com um selo de comum destino vieram a morrer a escassos dias um do outro, ambos em Abril do mesmo ano de 1954.

Decidi então que quando falasse de Aristides de Sousa Mendes não iria esquecer o outro humanista brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas. E nos acontecimentos sobre o “Dia da Consciêcia” comecei a falar sempre dos dois.

O evento, dito para celebrar o 70º aniversario da morte de Aristides de Sousa Mendes e de Luís Martins de Sousa Dantas que ocorreu no dia 7,    correu muito bem. A Igreja e salão onde o evento teve lugar são pequenos, que a comunidade eslovena em Nova Iorque também é pequena. Mas era o suficiente para receber acima de 110 pessoas , representando 24 organizações que se fizeram representar. 

Como constava do convite o evento foi na verdade um triplo evento. 

A primeira parte foi uma Missa celebrada pelo Senhor Arcebispo Dom Gabriele Caccia, representante do Vaticano na ONU.

Depois seguiu-se um receção no salão onde o orador principal foi a Sra. Embaixadora Ana Paula Zacarias , nossa represenetnate diplomática  nas Nações Unidas.

Falaram também:
  • Embaixador Noberto Moretti, representando o Brasil e ainda o professor luso-americano Paulo Pereira, Presidente da Camara da cidade de Mineola;
  • Sandra Mendonça Pires representava o nosso embaixador nos US; 
  • Portugal US Chamber of Commerce;
  • All4Integrity;
  • Lions Club;
  • Sousa Mendes Foundation, US;
  • IRWF ( International Raoul Wallenberg Foundation:
  • Columbia University;
  • NYpalc (Associação de clubes de Nova Iorque);
  • Academias de Bacalhau de Nova Iorque e de Long Island;
  • Várias escolas e clubes de Nova Iorque e New Jersey,
... e ainda diversas outras associações num total de 24, enchiam o salão, onde além de bar eram servidos canapés passados em travessas.

A terceira parte foi a projeção do filme “O Consul de Bordeús” (Portugal, 2011). 

O seu sucesso era evidente pelo número de pessoas que não podiam esconder a sua emoção, enquanto outros teimavam em esconder teimosas lágrimas, e dezenas de pessoas , incluindo vários dignitários presentes me perguntavam onde podiam encontrar uma cópia do filme que acabávamos de ver. O evento foi objecto de cobertura pela SIC internacional e por outros jornalistas aí presentes.

Têm-me perguntado por vezes a razão porque continuo a lembrar e organizar eventos sobre Aristides de Sousa Mendes. O nosso grande humanista, argumentam , já deixou de ser um ilustre desconhecido , como atestam a sua introdução no Panteão Nacional e o seu reconhecimento pelo Papa Fancisco, que dele e do “Dia da Consciência” falou em Junho de 2020.

É que a memória humana parece ser por vezes de muito curta duração. Quando em 1996 ouvi falar de Aristides pela primeira vez, para logo decidir apresentá-lo ao mundo, dada a grande figura que descobri, em toda a Nova Iorque, de grandes jornais a rabinos e muitos simples indivíduos que contactei, ninguém ,salvo Elie Wiesel e Baruch Tenembaum, sabia quem ele era. 

 Depois da grande exibição nas Nações Unidas em que consegui que ele fosse homenageado com grande destaque, não deixei mais que ele voltasse ao esquecimento, organizando eventos nos Estados Unidos, em Portugal e outros países. E constatei com muita satisfação que o meu esforço era igualado por alguns membros da sua família e outras pessoas mundo fora como foram Jacques Riviere e Manuel Dias em França, Paulo Martins no Brasil enquanto Rui Afonso publicava o livro ‘Um Homem bom “ e Diana Andriga e outros da media se debruçavam sobre ele.

É importante que ele e outros não voltem a ser ignorados e esquecidos. Mas o mais importante é que lembrando-o, nós lembremos a sua consciência e a sua coragem em fazer o que devia ser feito. E, de que hoje, mesmo que isso exija esforço e sacrifício da nossa parte, temos de ter a mesma coragem para fazer o que precisa de ser feito, especialmente quando se trata de ajudar pessoas necessitadas e outras que, sem culpa deles e apesar de esforços, ainda precisam da nossa ajuda. Essa é a razão principal porque devemos continuar a lembrar Aristides de Sousa Mendes.

Um grande abraço
joão

PS - Espero que as fotos, que junto,   ajudem a visualizar o que foi este evento.
 
____________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 7 abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25353: Efemérides (432): Há 70 anos que morreu Aristides de Sousa Mendes (em Lisboa, 3 de abril de 1954): O Presidente da República Portuguesa associou-se à homenagem do dia 7, hoje, em Nova Iorque, na Igreja Eslovena de São Ciro

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

É uma grande honra termos o grande homem João Crisóstomo a fazer parte do nosso blogue de Camaradas da Guiné.

Bem haja
Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

Valdemar grande Homem não se mede em altura mas a "Grandeza" do João Crisóstomo devemos agradecer e neste caso não é atrás mas sempre ao seu lado a D. Vilma grande Mulher.