Aristides de Sousa Mendes, o consul português de Bordéus, 1940. Cortesia de Fundação Aristides de Sousa Mendes. |
1. Mensagem do Presidente da República Portuguesa, que foi lida na Cerimónia de Evocação de Sousa Mendes (e Sousa Dantas), hoje em Nova Iorque, na Igrela Eslovena de São Ciro.(*)
O nosso amigo e camarada João Crisóstomo, um dos organizadores do evento, fazendo parte de The Day of Consciense Committee, fez-nos chegar uma cópia da mensagem, com autorização para a publicar no blogue, depois da realização da cerimónia, que teve o apoio da Missão Permanente de Portugal nas Nações Unidas, Igreja Eslovena de São Ciro, Fundação Internacional Raoul Wallenberg, Fundação Sousa Mendes e ainda "The Portugal-US Chamber of Commerce" (Câmara de Comércio Luso-Americana). (*)
Aristides Sousa Mendes (n. Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, 19 de julho de 1885), o cônsul português em Bordéus, em 1940, morreu a 3 de abril de 1954, em Lisboa, aos 68 anos. (**)
____________
Nota do editor:
(**) Último poste da série > 18 de março de 2024 > Guiné 61/74 – P25283: Efemérides (431): 51º Aniversário de instruendos que passaram pelo CIOE, em Penude, Lamego (José Saúde)
2 comentários:
Salvar vidas é ser SALVADOR! Despertar consciências é ser SALVADOR! São JUSTOS, SANTOS, chamem-lhes como quiserem. Da nossa parte só nos resta a GRATIDÃO. hoje e sempre.
OBRIGADO Aristides de Sousa Mendes! Obrigado DANTAS!
E OBRIGADO amigo JOÂO CRISÓSTOMO por mais esta iniciativa, própria de quem se entre.ga de alma e coração a causas nobres. A minha(nossa) profunda vénia e HOMENAGEM
rui chanusco
Para o Rui Chamusco, lá nas montanhas de Lorossae, aqui vaí também o nosso abraço de amizade e gratidão.
Um dia destes vou recomeçar a publicar as tuas crónica. E vou-te convidar para integrar formalmente este espaço fraterno e lusófono, que é a Tabanca Grande, onde também cabem os amigos de Timor Leste.
Tu vais ser o seu embaixador. Não temos ninguém melhor do que tu para representar essa nobre missão. No ano em que o nosso blogue faz 20 anos, e em memória também do nosso Eduardo Jorge que tão cedo nos deixou!
Espero que aceites o meu convite, que é também o desejo do João Crisostomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona.
Bom regresso a casa.Luís
Enviar um comentário