domingo, 7 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25353: Efemérides (432): Há 70 anos que morreu Aristides de Sousa Mendes (em Lisboa, 3 de abril de 1954): O Presidente da República Portuguesa associou-se à homenagem do dia 7, hoje, em Nova Iorque, na Igreja Eslovena de São Ciro


Aristides de Sousa Mendes, o consul português de Bordéus, 1940.

Cortesia de Fundação Aristides de Sousa Mendes.




1. Mensagem do Presidente da República Portuguesa, que foi lida na Cerimónia de Evocação de Sousa Mendes (e Sousa Dantas), hoje em Nova Iorque, na Igrela Eslovena de São Ciro.(*)

O nosso amigo e camarada João Crisóstomo, um dos organizadores do evento, fazendo parte de The Day of Consciense  Committee, fez-nos chegar uma cópia da mensagem, com autorização para a publicar no blogue, depois da realização da cerimónia, que  teve o apoio da Missão Permanente de Portugal nas Nações Unidas, Igreja Eslovena de São Ciro, Fundação Internacional Raoul Wallenberg, Fundação Sousa Mendes e ainda "The Portugal-US Chamber of Commerce" (Câmara de Comércio Luso-Americana). (*)

Aristides Sousa Mendes (n. Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, 19 de julho de 1885), o cônsul português em Bordéus, em 1940, morreu a 3 de abril de 1954,  em Lisboa, aos 68 anos. (**)

____________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 4 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25338: Tabanca da Diáspora Lusófona (23): Nova Iorque, Igreja Eslovena de São Ciro, domingo, 7 de abril: recordando e cebrando os 70 anos da morte de dois grandes diplomatas e humanistas do tempo da II Grande Guerra, o português Sousa Mendes, e o brasileiro Sousa Dantas

(**) Último poste da série > 18 de março de 2024 > Guiné 61/74 – P25283: Efemérides (431): 51º Aniversário de instruendos que passaram pelo CIOE, em Penude, Lamego (José Saúde)

2 comentários:

rui chamusco disse...



Salvar vidas é ser SALVADOR! Despertar consciências é ser SALVADOR! São JUSTOS, SANTOS, chamem-lhes como quiserem. Da nossa parte só nos resta a GRATIDÃO. hoje e sempre.
OBRIGADO Aristides de Sousa Mendes! Obrigado DANTAS!
E OBRIGADO amigo JOÂO CRISÓSTOMO por mais esta iniciativa, própria de quem se entre.ga de alma e coração a causas nobres. A minha(nossa) profunda vénia e HOMENAGEM

rui chanusco

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Para o Rui Chamusco, lá nas montanhas de Lorossae, aqui vaí também o nosso abraço de amizade e gratidão.

Um dia destes vou recomeçar a publicar as tuas crónica. E vou-te convidar para integrar formalmente este espaço fraterno e lusófono, que é a Tabanca Grande, onde também cabem os amigos de Timor Leste.

Tu vais ser o seu embaixador. Não temos ninguém melhor do que tu para representar essa nobre missão. No ano em que o nosso blogue faz 20 anos, e em memória também do nosso Eduardo Jorge que tão cedo nos deixou!

Espero que aceites o meu convite, que é também o desejo do João Crisostomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona.

Bom regresso a casa.Luís