quarta-feira, 10 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25363: Blogues da nossa blogosfera (192): Recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte IV, foto da semana, 11 de maio de 2009: lutando contra a fome, em Bolol, chão felupe


Guiné-Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semana > 11 de maio de 2008 >  Título da foto: Lutando contra a fome | Data de Publicação: | 11 de Maio de 2008 | Palavras-chave:Alimentação 
 
Legenda:

O mau ano agrícola de 2007 começa a fazer os seus efeitos na segurança alimentar das famílias guineenses mais pobres, as quais registam o início da ruptura dos seus stocks, quando num ano normal isso só acontece em julho ou agosto.

A agravar esta situação junta-se o aumento exponencial e repentino dos produtos alimentares, fruto de fatores externos, dos quais se salienta a sua utilização para biocombustível, um verdadeiro crime contra a humanidade.

Consciente do problema, Adama Djata, horticultora de Bolol, no norte da Guiné-Bissau, região do Cacheu, improvisa um campo de cultivo de tomate, em condições pré-desérticas, onde falta a água e os solos arenosos são muito pobres.

Fonte: Arquivo.pt > ADBissau.org (com a devida vénia...)

(Revisão / fixação de texto, edição da foto: LG)

2.  Comentário do editor LG:

É reconfortante saber que a memória e o exemplo do "Pipito" (como lhe chamavam os seus amigos e vizinhos do bairro do Quelelé, em Bissau, e no nosso... blogue!) continuam vivos  (**) e a inspirar os seus colegas da AD - Ação para o Desenvolvimento, de que foi cofundador e diretor executivo até à data da sua morte, ocorrida em Lisboa (18 de fevereiro de 2014).

O Carlos Schwarz da Silva (1949-2014), além de ser um engenheiro agrónomo competente, entusiástico  e inovador, era um grande líder e animador, e um homem dotado de elevada sensibilidade cultural e capacidade de leitura da realidade sociopolítica do seu tempo.

Seria uma pena que as suas "fotos da semana", publicadas no sítio da sua organização, desde 2005, se perdessem... As fotos e as legendas.  Estamos a recuperar algumas, que foram publicadas no antigo sítio da AD Bissau (http://www.adbissau.org/ ), descontimuado com a pandemia.  Muitas já se perderam, irremediavelmente.

O atual endereço eletrónico (URL) do sítio da "nova" AD - Ação para o Desenvolvimento (https://ad-bissau.org é ligeiramente diferente do anterior.  Esta ONGD, guineense, foi criada em 1991.
___________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 9 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25360: Blogues da nossa blogosfera (191): Recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte IV: a ilha-refúgio de Alfa Iaia, rio Corubal

(**) Vd. poste de 19 de fevereirio de 2024 > Guiné 61/74 - P25186: Efemérides (426): "Pipito Ka Muri": foi há dez anos, a 18/2/2014, que deixou a Terra da Alegria, mas com ele, o seu exemplo, a sua memória, renasce agora a nova AD - Acção para o Desenvolvimento

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E impressionante esta foto!... A luta pela sobrevivência e o amor de mãe... 15 anos depois será ainda mais brutal a desertificação do chão felupe... E desta mulher, se ainda for viva, terá envelhecido o dobro do tempo... O que será feito dela, a Adama Djata, horticultora de Bolol ?