segunda-feira, 8 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25354: Blogues da nossa blogosfera (188): Recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte I: Foto da semana, 5 de julho de 2009 (Produção de Flor-de -Sal)



Guiné-Bissau > Bissau > AD - Acção para o Desemvolvimento > Foto da semana: Título da foto: Aumenta a produção de Flor-de-Sal | Data de Publicação: 5 de Julho de 2009 | Data da foto: 20 de Março de 2009 | Palavras-chave: Novas Tecnologias

Legenda:

"Ermelinda Medina é a técnica responsável pela difusão desta tecnologia amiga do ambiente que está a fazer um enorme sucesso em todas as zonas litorais da Guiné-Bissau, com crescentes pedidos da parte das mulheres habituadas a produzir sal segundo os moldes antigos, isto é, com recurso à lenha e ao lume.

"Enquanto vulgarizadora que bem conhece e domina a produção de sal de excelente qualidade, a flor-de-sal, ela começou a difusão na zona de Ingoré, seguindo-se Barro, S.Domingos e Canchungo, preparando-se para cobrir as zonas de Cacine e Bedanda, logo que comece a próxima época seca.

"Recorrendo apenas à energia solar, em vez da habitual queima de lenha, as mulheres passam a dispor de um produto de melhor qualidade (sal iodado), de aparência mais comercial e com uma procura assegurada, o que lhes permite aumentar os seus recursos financeiros, gastando menos tempo e não agredindo a sua saúde." 

Fonte: Arquivo.pt > ADBissau.org (com a devida vénia...)


1. No tempo do nosso amigo Pepito, engº agrº Carlos Schwarz da Silva (Bissau, 1949 - Lisboa, 2014), cofundador e diretor executivo da AD - Acção para o Desenvolbimento, tínhamos acesso à excelente fotogaleria da página desta prestigiada e respeitada ONG, com sede em Bissau, Bairro do Quelelé... 

Tínhamos inclusive uma  relação privilegiada com esta organização guineense, que se foi perdendo com a morte do Pepito. Nòs, a Tabanca Grande, a Tabanca Pequena de Matosinhos, e outras tertúlias, incluindo a ONGD Ajuda Amiga. Mas durante anos o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné continuou a figurar como um dos "parceiros" da AD.

Nos últimos  anos, deixámos inclusivamente de ter acesso à antiga página da AD - Acção Para o Desenvolvimento: o sítio (http://www.adbissau.org/ )   terá sido reformulado e descontinuado (por  volta de  2020/2021). 

Só muito recentemente, através do Arquivo.pt, conseguimos recuperar parte dos seus conteúdos, nomeadamente do perído que vai do  seu início, em 2005, até 2010. Outros conteúdos  perderam-se como a multimédia (vídeos e áudios) e a fotogaleria (a série "Foto da semana"). 

Com sorte e pacicência, lá vamos recuperando alguma "foto da semana", como esta que reproduzimos acima. 

A maior parte das fotos eram da autoria do Pepito, que incansavelmente percorria a Guiné onde quer  que estivessem em curso,  ou em estudo,   projetos da AD...  Cada foto tinha um título, uma data, uma palavra-chave ou "descritor", e uma legenda, resumo analítico ou sinopse.

Tratava-se de um sítio que fazia parte da nossa blogosfera (*), que nos disponibilizava recursos (em imagem, texto, etc.)   importantes para se ir acompanhando quer projetos relevantes para o desenvolvimento socioeconómico sustentado da Guiné-Bissau (como é o caso, por exemplo, da produção de sal), quer para se conhecer melhor a socioantropologia guineense  (a arte, a música,  a cultura,   etc.) e a sua história recente.

A ONG AD - Ação para o Desenvolvimento passou, a partir de maio de 2011, a ter outro endereço, mas  a URL é ligeiramente diferente da do sítio antigo.  Estranhamente, não tem sido capturada pelo Arquivo.pt: https://ad-bissau.org/ . Já sugerimos que o façam.

De entre os membros da equipa da AD (40, dos quais já morreram três, incluindo o Pepito em 2014), o Mamadu Ali Jaló é atualmente (e desde maio de 2011),   o responsável pela actualização da página na Web e pela redacção dos folhetos e informações da organização.

Sem comentários: