quarta-feira, 10 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25364: A 23ª hora: Memórias do consulado do Gen Bettencourt Rodrigues, Governador e Com-Chefe do CTIG (21 de setembro de 1973-26 de abril de 1974) - Parte XIV: Foi pela rádio, a BBC e outras emissoras, que a malta ouviu a notícia do golpe de Estado em Lisboa... Uns em Bissau, outros em Bissorã, Canssissé, Guidaje, Xitole...


Guiné > Região de Tombali > Sector S2
(Aldeia Formosa) > Nhala >  2ª C/BCAÇ 4513
(Nhala, 1973/74) >  23 de Abril d
e 1974 > A última 
visita do Com-Chefe a um quartel no mato.
Foto (datalhe): António Murta  (2014)

1. Foi a BBC,  mas também   outras emissoras, estrangeiras ou nacionais, que deram as primeiras notícias do golpe de Estado que estava em curso, em Portugal, na madrugada do 25 de Abril de 1974. 

E foram naturalmente os nossos camaradas de transmissões os primeiros a aperceber-se de que algo estava a acontecer, "de anormal", em Lisboa... 

Na manhã de 26 de Abril de 1974, o gen Bettencourt Rodrigues seria destituído do cargo de governador e comandante-chefe e enviado para a Metrópole.(*)

Na nossa série "No 25 de Abil de1974 eu estava em...", temos cerca de 3 dezenas de depoimentos, com relatos, em primeira mão, e na primeira pessoa, do alvoroço que a notícia provocou  nos aquartelamentos do CTIG...


(i)  José Zeferino, ex-alf mil, 2ª CCAÇ / BCAÇ 4616 (Xitole, 1973/74)


(...) Xitole – 25 de Abril 1974 - madrugada, cerca das 6 horas:

– Zefruíno, alferes Zefruíno!!!

Era o Jamil, comerciante libanês com grande influência política, social e económica, tanto na Guiné como na restante família, árabe, dispersa por três continentes.

Estávamos a iniciar mais um patrulhamento, a dois Gr Comb, talvez à zona do Duá.

Na varanda da sua casa, tipo colonial, claro, estendiam-se fios de antenas que acabavam num rádio antigo, de válvulas, por onde estava a ouvir a BBC em árabe.

Diz-me:

– Zefruíno, o... (não me lembro, ou não quero, das palavras exactas) do Spínola está a fazer uma revolta.

O Jamil tinha tido um contencioso com o general Spínola: tinha querido transferir as suas casas de comércio na zona, para Bissau, no que foi impedido pelo general. Era uma base de apoio para as nossas tropas e para a população.

Foi assim que tive conhecimento do que se passava em Lisboa.

Regressámos de imediato ao quartel. Ficámos na expectativa nos dias seguintes. (...) (**)


(ii) Américo Marques (ex-sold trms, 3ª CART / BART 6523, Nova Lamego, Junho de 1973/ Setembro de 1974)

(Excertos do seu depoimento recolhido por telefone, em abril de 2007: na altura, ele era técnico de higiene e segurança no trabalho, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo; na falta de uma foto do Américo Marques, um dos histórios do nosso blogue, reproduz-se à direita a imagem da igreja de Nova Lamego) (*)

Confundido e baralhado...

(...) A 3ª CART do BART 6523, estava colocada em Nova Lamego, enquanto ele foi destacado com um grupo de combate (25 homens) para Cansissé, a sul de Nova Lamego, a uma hora de caminho do Rio Corubal.

Ele era soldado de transmissões e, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, estava no seu posto, a sintonizar a rádio em Lisboa. Costumava fazer isso com muita frequência. Estava em contacto com todo o mundo. Os dias eram sempre iguais e custavam a passar. E as noites ainda pior.

Mas "nessa noite ficou confundido e baralhado: havia movimento de tropas em Lisboa, alguma coisa se passava de anormal"…

Foi assim que teve conhecimento do golpe de estado do Movimento das Forças Armadas que depôs o Governo de Marcelo Caetano. Foi logo informou os seus camaradas. Foi um alvoroço.

A vida em Nova Lamego e em Cansissé não voltou mais a ser como dantes. Apareceram logo uns “esquerdistas” (sic), até então muito caladinhos, a organizar o pessoal, a dar ordens, a fazer reuniões... A hierarquia e a disciplina militares começaram a ser postas em causas. Eram os "comités de soldados" (sic) que tomavam iniciativas. (...) (***)


(iii) João Dias da Silva, ex-alf mil op esp, Guidaje,  CCAÇ 4150 (1973/74)


(...) 25 de Abril de 1974 – Parece que hoje houve um Golpe de Estado Militar, em Lisboa.

Passámos todo o dia à volta do rádio, ouvindo as edições especiais da BBC em língua portuguesa, a tentar saber algo sobre o sucedido.

Por enquanto está tudo muito, muito confuso, pois todas as notícias são precedidas de "parece que" ou finalizadas por "não confirmado". Vive-se por aqui um certo estado de tensão por não se saber nada em concreto. Há que aguardar.

Pelas 22H45 chegou uma mensagem relâmpago confidencial do Com-Chefe (gen Bettencourt Rodrigues) a informar que corriam notícias que o Governo de Marcelo Caetano tinha sido derrubado, mas que eram só boatos (...) (****)


(iv) Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, Agrupamento de Transmissões (Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74)

(...) Após grande agitação no Agrupamento de Transmissões, uns dois ou três dias imediatamente anteriores ao 25 de Abril de 1974, por parte de alguns oficiais que perguntavam com frequência se tinha vindo esta ou aquela mensagem, acordámos todos, os que não estavam de serviço, com a certeza de que algo se tinha passado na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.

O nosso comandante, à data tenente-coronel, Mateus da Silva, tinha substituído interinamente o então Governador e Chefe Supremo da Forças Armadas Bettencourt Rodrigues. Esta situação manteve-se durante e até à chegada do Coronel, graduado em Brigadeiro, Carlos Fabião. (...)


Foi este o nosso despertar, no Agrupamento de Transmissões, no dia da revolução dos cravos. (....) (*****)

(v) Henrique Cerqueira (ex- fur mll, 3.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/72, e CCAÇ 13, Biambe e Bissorã, 1972/74)


(...) Tinha ido eu com o nosso grupo de combate no dia 24 de abril de 1974 fazer mais um patrulhamento para a zona situada entre Bissorã e Biambe, o qual se prolongou por toda a noite e felizmente sem qualquer acontecimento a assinalar. Pese embora a nossa guerra noturna com os mosquitos tudo correu com normalidade. 

Pela manhãzinha foi a hora de regressar ao aquartelamento e,  como era normal,  a malta quando chegava a Bissorã dava uma passagem pelo bar dos Sargentos tanto para saciar a sede como para depositar o armamento mais pesado, pois que era nas traseiras do bar que havia a arrecadação de armamento.

Então nós nos deparamos com toda a malta junto de um pequeno rádio a ouvir notícias da BBC sobre os acontecimentos na Metrópole. Lembro-me que na altura se encontrava lá um elemento da PIDE/DGS e não se cansava de ameaçar o pessoal por estar a ouvir as ditas notícias (mal ele sabia o que o esperava).

Toda a gente ainda incrédula com a possibilidade do fim da guerra,  mas mesmo assim foi como se nada mais importasse e, a partir daí, começou logo a rolar cerveja a festejar. Eu até esqueci as ferradelas dos mosquitos da noite passada no mato.

Bom, depois de já convencido das mudanças na nossa política e com o fim á vista, lá me dirigi a casa onde me esperava a minha mulher e filho (pois que ambos viviam comigo em Bissorã) e dei a novidade, o que foi recebida com alguma incredulidade. É que dias antes tinha sido avisado que, devido ao agravar da guerra na Guiné, teria que mandar embora a família para a Metrópole que até já estaria um navio em Bissau de prevenção para a evacuação dos civis. (...) (******)



(****) Vd. poste de 14 de junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2939: No 25 de Abril eu estava em... (3): Guidage (João Dias da Silva, ex-alf mil op esp,, CCAÇ 4150, 1973/74)

(*****) 22 de novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3498: No 25 de Abril eu estava em... (6) Agrupamento de Transmissões, Bissau (Belarmino Sardinha)

(******) Vd. poste de 25 de abril de  2013 > Guiné 63/74 - P11470: No 25 de abril de 1974 eu estava em... (17): Bissorã, a ouvir as notícias da BBC, depois de regressar, de manhã, de um patrulhamento noturno (Henrique Cerqueira, Bissorã)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas, é uma boa ocasião (passaram-se 50 anos!) para continuarmos a publicar no nosso blogue relatos desse dia, por quem o viveu, nomeadamente no território da Guiné... Mas também cá...

Vamos fazer um esforço de memória ( só faz bem aos neurónios)...

Daqui a mais uns anos, já não haverá ninguém para contar como foi... o 25 de Abril em Bambadinca, Teixeira Pinto, Farim, Cacheu, Cacine, Bedanda, Bafata, Contuboel, Bissau, Piche, Tite, e por aí fora...

Bolas, havia gente espalhada por toda a Guiné, incluindo o Cantanhede, santuário do PAIGC desde 1966 até ao final de 1972...

Malta, num território do tamanho do Alentejo, e com mais água que o Alqueva, havia mais de 220 guarnições militares!

Aqui fica o desafio!

Eduardo Estrela disse...

Não vivi o 25 de Abril de 1974 na Guiné, mas lembro-me bem de a bordo do Niassa, depois de termos zarpado de Lisboa em 24 de Maio de 1969, alguém ter dito em surdina que éramos nós que íamos fazer a comissão liquidatária da Guiné.
Infelizmente não foi assim e muitos outros ainda foram enviados para o matadouro. Mas por este pormaior se pode ver a enorme vontade que já havia em acabar com uma guerra que nunca devia ter começado.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gralha, desculpem lá... Eu queria dizer":

"Bolas, havia gente espalhada por toda a Guiné, incluindo o Cantanhez, santuário do PAIGC desde 1966 até ao final de 1972"...

O corretor automático trocou Cantanhez por Cantanhede...

paulo santiago disse...

O camarada Zeferino fala de um contencioso entre o Jamil Nasser e o Gen Spínola,e a causa seria a mudança da casa comercial do Xitole para Bissau.Desta possível mudança não tenho conhecimento,conheci uma situação anterior.Não sei precisar o mês de 1971.O Jamil com concordância do Cap.Clemente e julgo também com a do Chefe de Posto do Xitole,construiu uma casa junto da tabanca do pessoal do Pel 53,localizada num dos topos do quartel do Saltinho.Casa construída,o Gen Spínola faz uma visita.
Ainda no heliporto,pergunta ao Clemente..."qual a utilidade daquela casa ali junto da porta de armas?"..."é do Jamil Nasser do Xitole,vai abrir,aqui,outra casa comercial"
"Quero a casa arrasada,aqui à sombra do quartel não fica.Que vá construir junto da tabanca próxima" Tabanca próxima,era Mampatá,2km do quartel,mo entroncameto da picada Saltinho-Xitole com a que vinha de Sincha Made Bucô.
Claro que o Jamil ficou fulo.

P.Santiago

Valdemar Silva disse...

O depoimento do Américo Marques é feito em 2007, já passados muitos anos de ter estado na guerra na Guiné.

Eu conheci a tabanca de Cansissé, quando 25-11-1969 o meu e mais dois pelotões da minha CART11 fizemos a operação "Caçada Valente", deslocando-nos em viaturas de N. Lamego até Cansissé onde pernoitamos. Despois, iniciou-se a operação com a cambança do rio Compossa em barcos pneumáticos, passando dois dias em patrulhamentos e embocadas noturnas, regressando a Cancissé, ficando o meu pelotão a montar segurança, emboscados duas noites, sem atravessar ou sequer visionar o rio Compossa.
Cancissé ficava, e ainda deve ficar, perto, e a cerca de metade, da estrada entre Nova Lamego-Bafatá e bem longe do rio Corubal, veja-se a Carta da Guiné escala 1:200.000.

Julgo, quando o Américo e toda a NT tomou conhecimento do levantamento militar do 25 de Abril de 1974, e nos dias seguintes, na Guiné ainda não havia :

"A vida em Nova Lamego e em Cansissé não voltou mais a ser como dantes. Apareceram logo uns “esquerdistas” (sic), até então muito caladinhos, a organizar o pessoal, a dar ordens, a fazer reuniões... A hierarquia e a disciplina militares começaram a ser postas em causas. Eram os "comités de soldados" (sic) que tomavam iniciativas. (...) "

e este relato é feito, em 2007, com as ideias do que por cá se passou passados alguns meses depois da revolução.

Valdemar Queiroz