sexta-feira, 12 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25377: Notas de leitura (1682): O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume II: Perto do abismo até ao impasse (1966-1972), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2023 (20) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Abril de 2024:

Queridos amigos,
Estamos a percorrer o ano de 1971, constou (felizmente, sem fundamento) a que se preparava uma base aérea na Guiné-Conacri para receber aviões soviéticos mais potentes para ações de bombardeamento; Spínola insiste permanentemente de que precisa de aeronaves mais adequadas do que os Fiat, todas as negociações para a compra dessas aeronaves não têm sucesso; ainda se encontrou um paliativo enviando a corveta Jacinto Cândido, mas manteve-se o problema gravíssimo dos radares antiquados. Este é o rescaldo da Operação Mar Verde, semearam-se ventos, estão-se agora a colher as tempestades, a ameaça de ataques aéreos deixou de ser uma hipótese meramente académica; recorde-se que em nenhuma circunstância Amílcar Cabral apoiou estes tipos de bombardeamentos, não obstante terem ido para a URSS uma série de formandos para pilotos dos aviões MiG-17.

Um abraço do
Mário



O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974
Volume II: Perto do abismo até ao impasse (1966-1972), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2023 (20)


Mário Beja Santos

Deste segundo volume d’O Santuário Perdido, por ora só tem edição inglesa, dá-se a referência a todos os interessados na sua aquisição: Helion & Company Limited, email: info@helion.co.uk; website: www.helion.co.uk; blogue: http://blog.helion.co.uk/.


Capítulo 5: “Tudo estava dependente deles, de uma forma ou outra”

A Operação Mar Verde não só produziu um maior isolamento diplomático ao Governo de Marcello Caetano como fez surgir uma nova ameaça ditada pela solidariedade de múltiplos estados com a causa do PAIGC, e a preocupação com uma frente de Força Aérea não era uma leviandade. A perspetiva do envolvimento nigeriano era a maior preocupação de Spínola. O ditador da Nigéria, major-general Yakubu Gowon expressou “o mais profundo choque e indignação com a invasão da Guiné-Conacri por forças estrangeiras prometendo toda e qualquer assistência que Sékou Touré venha a solicitar, militar ou não”. Era uma ameaça credível: Gowon comandava um exército já testado em combates com cerca de 200 mil homens, de longe a maior força na África Subsariana. Portugal irritara o regime de Lagos quando forneceu apoio militar significativo ao Biafra durante a guerra civil (6 de julho 1967 – 15 de janeiro 1970).

Com esperança em garantir amizade com, pelo menos, um Estado africano pós-colonial, e ansioso por enfraquecer o regime nigeriano firmemente anticolonialista, o Governo de Lisboa tinha voluntariamente fornecido apoio logístico vital, formação militar e até aviões de combate aos separatistas do Biafra. Essas aeronaves incluíam quatro T-6 adquiridos da sucata francesa e restaurados e capazes de voar. Como não havia autorização para sobrevoar na maioria dos países africanos, essas aeronaves foram desmontadas e enviadas por mar para Bissau, aqui foram remontados e transportados para campos de aviação controlados pelos rebeldes por pilotos portugueses (um deles, Gil Pinto de Sousa, foi capturado pelas forças nigerianas em 2 de novembro de 1969 e ficou preso até setembro de 1974). Bissalanca também facilitou a transferência de caças Gloster Meteor e de formadores para aviões de combate Fouga Magister, aqui ficou abandonado um Meteor na base e foi destruído um carregamento que transportava componentes para o Magister, aparentemente devido a uma sabotagem por um membro da tripulação. Além disso, Lisboa estabelecera um centro de logística aérea na ilha de S. Tomé, controlado pelos portugueses, fornecia armas, munições, mercenários e suprimentos de socorro para o Biafra. Sem estes apoios, a rebelião tinha entrado em colapso mais cedo, mas o facto é que acirrou a ira dos governantes da Nigéria. A Operação Mar Verde apresentava-se como uma excelente oportunidade para a vingança, mais a mais com a cobertura política adicional do Conselho de Segurança da ONU que emitira uma resolução apelando ao apoio à Guiné-Conacri.

É neste quadro em que se admitia uma intervenção hostil, incluindo meios aéreos que Spínola pede para Lisboa um imediato reforço de bombardeiros capazes de voo noturno, aptos para dissuadir ou retaliar qualquer ataque contra as posições portuguesas na Guiné. Especificamente, Spínola solicitava aeronaves com alcance suficiente para chegar aos principais aeródromos da República da Guiné (Conacri, Labé e Faranah) a partir da base da Força Aérea na ilha do Sal. Faranah era um alvo de interesse muito especial: em finais de 1971, três meses após a Operação Mar Verde, as autoridades portuguesas receberam notícia da construção de uma pista capaz de receber os bombardeiros Ilyushin II-28, três dos quais estavam a operar na Nigéria. A partir de Faranah, estes aviões de construção soviética (na terminologia da NATO “Beagle”) poderiam facilmente carregar bombas de 3000 kg para atingir qualquer alvo na Guiné Portuguesa. Relatórios posteriores acabaram por revelar que esta implantação era infundada.

Em 13 de fevereiro de 1971, dois aviões identificados como MiG-17, atravessaram a fronteira da República da Guiné-Conacri que sobrevoaram Bissau e seus arredores “de uma forma provocatória”, presumivelmente vinham com a missão de fazer o fotorreconhecimento da base de Bissalanca e do porto de Pidjiquiti. Conacri negou qualquer responsabilidade e a partir daí especulou-se sobre a nacionalidade dos aviões e dos pilotos. Os MiG-17 foram considerados da República da Guiné-Conacri ou da Nigéria e pilotados por pessoal destas nações da Argélia ou da Tunísia. Spínola concluiu que esta missão fora executada por pilotos altamente especializados, provavelmente soviéticos. Ficara a confusão sobre a origem dos aviões, a ambiguidade quanto à sua missão e até mesmo se o voo havia ocorrido, mas ficava demonstrado o espectro de deficiências paralisantes para controlar o espaço aéreo da Guiné, faltava a deteção de radares que impediam qualquer possibilidade de reagir mesmo que tivéssemos aviões adequados, protestou Spínola ao seu ministro de Defesa, aproveitando a correspondência para insistir em pedidos anteriores de reforço. Por usa insistência, a Corveta Jacinto Cândido foi designada para defender o porto e a cidade de Bissau com os seus dois canhões antiaéreos de 40 mm, canhões duplos de 76 mm e o radar de vigilância MLA-1B. Era uma medida provisória, o comandante-chefe protestou dizendo que a Guiné estava à merce de um ataque aéreo inimigo.

Neste tempo, havia apenas uma bateria antiaérea na Guiné, com um radar da década de 1940, um canhão de 40 mm e um canhão de 12,7 mm, metralhadores de 12,7 para proteger Bissalanca. Em entre finais de fevereiro e junho de 1971, chegaram três baterias adicionais para proteger Bissau com artilharia antiaérea de 9,4 cm e em três postos críticos (Nova Lamego, Aldeia Formosa e Nhacra), com canhões de 40 mm e 12,7 mm. Estavam limitados pela obsolescência dos radares Mark VI, de curto alcance e com dificuldade em agir em tempo útil, como informou um comandante da bateria. “Era de facto um sistema deficiente”.

Impunha-se um caça de superioridade aérea adequado. De acordo com uma avaliação da Zona Aérea, m 1971, o Fiat “não possui os atributos necessários para esta missão, o único caça da defesa aérea da FAP, o F-86, só poderia ser usado em desafio frontal às restrições norte-americanas”. Em sequência, o secretário de Estado da Aeronáutica, José Pereira do Nascimento, propôs a compra de três dezenas de aeronaves. Dos tipos de caças ocidentais então em produção, foram postos de parte os norte-americanos e os britânicos, devido à continuação das restrições, tal como o Draken sueco, dado que este país não escondia simpatias com o PAIGC. Ficavam na lista os caças Mirage. Pereira Nascimento propôs o Mirage III, comprovado em combate. As autoridades francesas bloquearam o pedido. O Governo de Paris não estava particularmente disposto a prejudicar as relações com o Senegal, que acolhia em permanência uma guarnição e base aérea francesas. Em maio de 1972, Portugal não tinha feito quaisquer progressos nas suas negociações com a França quanto a um acordo para a compra dos Mirage, as conversações foram reabertas em 1973 e 1974, no entanto, os caças Mirage nunca serviram na Força Aérea.

Prisioneiros portugueses em Conacri, libertados na Operação Mar Verde (Arquivo da Defesa Nacional)
Uma imagem da Operação Mar Verde (Coleção Luís Costa Correia)
O ditador nigeriano Major General Yakubu Gowon que prometeu ajuda militar à Guiné-Conacri depois da Operação Mar Verde (Agência Keystone Press)
O caça Gloster “Meteor” abandonado em Bissalanca pelos rebeldes do Biafra (Coleção José Nico)
Pedidos de caças para a Força Aérea versus os tipos de aeronaves existentes, em 1971, nenhum dos pedidos foi satisfeito.

(continua)
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Notas do editor:

Vd. poste de 5 DE ABRIL DE 2024 > Guiné 61/74 - P25342: Notas de leitura (1680): O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume II: Perto do abismo até ao impasse (1966-1972), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2023 (19) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 8 DE ABRIL DE 2024 > Guiné 61/74 - P25357: Notas de leitura (1681): "Margens - Vivências de Guerra", por Paulo Cordeiro Salgado; Lema d’origem Editora, Março de 2024 (Mário Beja Santos)

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