Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Praia de Varela > 29 de março de 2024 > Pescando para o prato... e mostrando também o avanço do mar e a erosão costeira, que o Patrício tem denunciado há muito... Mas é a sua praia de eleição (*).
Foto (e legenda): © Patrício Ribeiro (2024) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]1. O Patrício Ribeiro não se esqueceu de nos mandar votos de Boa Páscoa. No passado dia 29 de março, às 17:46, há treze dias atrás... 29 foi sexta feira, Sexta Feira Santa para os cristãos. E o Domingo de Páscoa foi a 31...
Nós é que não conseguimos, em tempo oportuno, fazer o devido poste e agardecer-lhe as "amêndoas"... Do incumprimento pedimos desculpa ao "pai dos tugas", um dos "homens grandes" da Guiné-Bissau, e nosso colaborador permanente.
A mensagem era do seguinte teor:
Junto uma foto da praia de Varela.
Por aqui, sempre está mais quente e sem chuva.
Como estamos ainda estamos na Quaresma, há que pescar para o prato.
Abraço
Aqui fica o registo possível, com a nossa boa vontade e votos de boas pescarias...Aproveitamos para publicar mais um poste na série "Bom dia desde Bissau"... O último foide 15 de janeiro (**).
2. No passado dia 8 de março, eu tinha-lhe mandado um pedido, esperançado que ele já estivese por Bissau, mas afinal não estava:
Data - 8 de março de 2024, 16:44
Patrício, "pai dos tugas":
Não tens dado notícias... Imagino que estejas a passar o "inv(f)erno" em Bissau... Sempre é mais "quentinho" do que em Águeda... A menos que tenhas vindo "botar" aqui no "Puto", no dia 10....
Se sim, partindo do princípio que estás em Bissau, vou dar o teu contacto, ou melhor, o da tua empresa a um amigo meu e nosso camarada, membro da Tabanca Grande, que vai aí uns dias, em "romagem de saudade"... Ele foi alf mil nos idos anos de 1971/73, em Buba (CCAÇ 3398) e em Bedanda (CCAÇ 6). Hoje é advogado, meu vizinho e "amigo do peito". Nome: Joaquim Pinto Carvalho (...). Tem mais de 60 referências no nosso blogue:
Ele vai, com mais uns antigos graduados da companhia de Buba (CCAÇ 3398) (que fez a IAO em Bolama), incluindo o capitão, hoje coronel (Filipe Ferreira Lopes), mais um alferes e uns tantos furriéis. Vão estar alojados no Hotel Coimbra. E têm uma visita, creio que de um dia, a Buba (e, se der, a Bedanda). Penso que também querem revisitar Bolama, que tu conheces bem... Partem amanhã de manhã, de avião, e regressam na 4ª feira.
Dou ao Joaquim o teu contacto sem ter falado contigo antes. Sei que tu és sempre, nestas circunstâncias, o nosso "embaixador da amizade e da camaradagem" e seguramente a melhor e a mais fidedigna fonte de informação sobre a Guiné-Bissau.
É apenas um "contacto de emergência" ou de "agência", no caso do grupo precisar de alguma informação ou "dica" especial da tua parte (por ex, onde comer um "pitchipatche" ou caldo de ostras).
Eles nunca mais voltaram aí, desde há 50 anos... Se for preciso, o Joaquim pode contactar-te a partir do Hotel Coimbra, cuja gerência tu conheces bem... E até pode acontecer chegarem a conhecer-se, apesar da agenda apertada do grupo (que ficará, todas as noites, no Hotel Coimbra).
Mantenhas.
No mesmo dia, na volta do correio, às 20:20, o Patrício respondeu-me com conhecimento ao Joaquim Pinto Carvalho:
Boa noite, Luís.
O teu email foi parar ao lixo só agora o vi. Este ano não fui passar o Carnaval a Bissau, foram já 39.
Ainda estou em Pt, quase sempre por Águeda. Algumas consultas e outros assuntos.
Como deixei de ser solteiro, faz agora 50 anos..., também não os podia passar sozinho...
Vou para a semana para Bissau, o meu filho está lá.
Sobre os teus amigos:
O Miguel Nunes do Hotel Coimbra e a sua família vão tomar bem conta deles.
Também devem ir fazer algumas refeições no restaurante o Porto, em frente do hotel, do casal meu amigo Federico e Anabela, onde se come muito bem. O resto é mato, conforme eles sabem.
Têm alguns hotéis para dormirem em Buba. Para a comida fazem como eu... no restaurante, pedem a perna daquela cabra ainda viva... e mandam assar no carvão, ao fim de uma hora está pronta.
De Buba podem ir diretos para Bolama..."grande canseira" com a picada, mas chegam vivos.
Regresso, ou de canoa, ou voltam via Sr. João para Enchudé, onde apanham o barco de carreira para Bissau.
3. Comentário do editor LG:
O Pinto de Carvalho e os seus/nossos camaradas da CCAÇ 3398 lá estiveram na Guiné-Bissau, de 9 a 13 do corrente, hospedados no Hotel Coimbra e foram a Buba, com passagem pelo Saltinho, que não conheciam.
O Pinto Carvalho não conseguiu ir a Bendanda (onde esteve na CCAÇ 5, em 1972/73), porque eram mais 3 horas para cada lado e em picada em mau estado.
O Patrício, mesmo à distância, e desta vez no "Puto", continuou a mostrar que não deixa os seus créditos por mãos alheias. As suas dicas e conselhos são sempre úteis. E toda a gente sabe que ele em Bissau é sempre um "porto de abrigo"... para os amigos e camaradas da Guiné. Obrigado, "homem grande". E vai continuando a dar-nos notícias dessa terra quente e verde-rubra.
__________
Notas do editor:
1 comentário:
É visível e dramático o avanço do mar... Não há arribas, como na nossa costa... A erosão da praia de Varela já vem de há muito...A Guiné-Bissau é um dos países mais ameaçados pelas alterações climáticas. E pela poluição dos oceanos.
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/guine-bissau-preocupada-com-erosao-costeira-e-excesso-de-plastico-nas-aguas_n1415044
Enviar um comentário