quinta-feira, 11 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25372: Os 50 anos do 25 de Abril (9): Honra a dois dos heróis que o país esqueceu, Salgueiro Maia e José Afonso (Juvenal Amado, ex-1.ª Cabo Condutor Auto da CCS/BCAÇ 3872)

Os Nossos Heróis

Muito se fala de heroísmo e acabamos por pensar neles em termos de perfil como ficam bem nas capas da revistas onde passam a ser ícones, admirados como exemplo como estrelas de cinema onde são glorificados. Olham a morte de soslaio com o cigarro ao canto da boca, compondo imagem de deixós-poisar tipo super-homem que só temia a criptonite.

De heróis fala história, pelas suas conquistas, pelos seus actos de bravura e pelo que deram aos impérios.

Esses heróis foram-se com o fim dos mesmos impérios, não poucas as vezes receberam os louros pelo que outros menos importantes fizeram, mas que não tinham estatuto para isso. Foram mais os esquecidos dos que premiados.

Mas os heróis que eu conheci eram jovens perfeitamente normais e que se olhassem para eles em nada se vislumbraria essa gesta guerreira. Não eram bons soldados e não eram exemplos de postura, alguns não sabiam ler e escrever para além do nome. Iam para o mato com pouca ou nenhuma vontade e, não poucas vezes, remoíam e praguejavam contra quem os obrigava a ir. Tinham medo? Ter medo é normal e a valentia só aparece quando o vencemos.

As razões porque rejeitaram um impedimento na cantina para ficarem com os seus camaradas de pelotão e o caso do meu camarada David Leão, que rejeitou a hipótese de não ser mandado para a Guiné por o irmão ter sido morto em combate em Angola, são uma daquelas coisas difíceis de explicar.

Será que as escolhas nos definem ou é irreverência, falta de bom censo ou ainda a curiosidade pelo caminho que temos pela frente?

Contaram-me que um capitão de uma companhia, condecorado por feitos em Angola, fugiu para o quartel quando os homens que comandava caíram numa emboscada onde morreram vários. Era um herói que quebrou?

O homem e as suas contingências.
Salgueiro Maia comanda uma coluna de blindados e soldados no Terreiro do Paço, no dia 25 de Abril de 1974
Foto de Eduardo Gageiro - Com a devida vénia a Visão

Durante aqueles anos morreram em emboscadas, minas e ataques de artilharia aos destacamentos. Também morreram de acidentes e hepatite bem como outras maleitas adquiridas lá.

Por muito que nos custe, depois do regresso morreram camaradas, que durante as suas comissões praticamente nunca saíram do quartel onde tinham impedimentos, que serve de prova que nós não fazemos o caminho mas o caminho é que nos faz a nós.

Mas voltamos aos que gostariam de ser glorificados e para isso até fariam o pino. Mas o herói é aquele que dá com a mão direita sem que a esquerda veja. Perdoem-me a utilização deste trocadilho normalmente usado para fins de caridade. Melhor, o herói age em prol dos outros com desprezo pelo seu bem estar físico, mas não pensa nisso. Dá o que tem, mesmo que lhe custe a vida para a qual não instituiu preço nem contrapartida.

Aproxima-se uma data que encheu Portugal de actos heróicos. Marcharam pela paz e derrubaram com risco da sua vida e carreira, contra um regime que nos tinha mandado para um atoleiro que custou tantas vidas e lágrimas.

Não actuaram sozinhos, outros durante anos combateram, sofreram nas prisões e morreram para abrir o caminho para uma realidade nova, longe do obscurantismo pequenino e castrador.

Libertaram outros heróis anónimos, deram a esperança daquela madrugada à esperança de um país sem grades e sem correntes.

Foram homens que não correspondiam a nenhuma matriz, mas que o coração excedia em muito a país que os viu nascer.
José Afonso
Com a devida vénia a TimeOut

A História dos países faz-se desses homens que um dia resolvem que têm outra coisa a fazer do que preservar a sua vida.

O 25 de Abril é um dia inesquecível, impar e nada do que disserem dele lhe retirará o brilho, quando uma nação inteira rejubilou com a liberdade alcançada.

Honra a dois dos heróis que o país esqueceu, Salgueiro Maia e José Afonso.

Viva o 25 de Abril
Juvenal Sacadura Amado
_____________

Nota do editor

Último post da série de 11 de Abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25369: Os 50 anos do 25 de Abril (8): Convite para a inauguração da exposição "O MFA e o 25 de Abril", amanhã, dia 12 de Abril, pelas 17h00, na Gare Marítima de Alcântara - Lisboa (Pedro Lauret, Capitão-de-Mar-e-Guerra Reformado)

4 comentários:

Eduardo Estrela disse...

Tive o privilégio de ter sido aluno do Zeca Afonso na Escola Industrial e Comercial de Faro. Um ser humano extraordinário e um magnífico professor.
Viva o 25 de Abril de 1974.
Ainda lembro a emoção que senti perceber que o transporte de carne para canhão ía acabar.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

Sem dúvida Juvenal.

Lembro-me no dia da saída pra peluda de Paúnca para Bissau, o falecido querido camarada Aurélio Duarte, com um braço em gesso e com algum bioxene, estar em cima da caserna dos soldados (ex-armazém de mancarra) com um gravador bem alto a dar música de Zeca Afonso.
O Aurélio tinha uma grande colecção de discos e cassetes de Zeca Afonso, Fanhais, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, que ouvíamos frequentemente.
O Aurélio veio mais tarde por fazer parte da entrega de material a quem nos rendeu.

E do Salgueiro Maia o ter dito:
Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou ...

E chegou o 25 de Abril de 1974, com a esperança, tardia, de acabar a guerra na Guiné.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Juvenal, justa evocação de dois homens da nossa geração (bom, o Zeca, mais velho) que já têm lugar no Olimpo dos Deuses e dos Heróis, ou seja, na História Pátria.

Acho que hoje continuam (e continuarão) a ser lembrados. Por ti, por mim e por tantos outros. Luís.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Juvenal, essa história do teu camarada David Leão merece ser contada com detalhes... Estaos a preparar um "número especial" para o dia 23 de abril de 2024... Fazemos 20 anos, o blogue...LG