domingo, 7 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25351: Facebook...ando (53): Joaquim Garrett procura camaradas que andaram com ele na EINAT n.º 2052 (1968/70)



T/T Niassa >  2 de maio de 1968, a bordo do "Niassa" a caminho da "colónia de férias" da Guiné. Na companhia dos enfermeiros António Guita, Adriano Herculano e Coelho (Neusa), ambos da EINAT nº 2052. Tambem está o enfermeiro Martins,  da CCaç 2383.(O Joaquim Garrett é o primeiro do lado direito, na primeira fila.)



Bissau > Cais do Pidjoguiti  >  25 de agosto de 1968 > A contar da esquerda para a direita: o Pereira (açoriano),  Joaquim Garrett, e o Victor Ventura


Abrantes > 30 de abril de 1968 > Antes do embarque para a Guiné.

Fotos (e legendas): © Joaquim Garrett (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso camaradas Joaquim Garrett, amigo do Facebook da Tabanca Grande,  
publicada na sua página, em 24 de fevereiro de 2024, o8:34

(...) Faz hoje, 24 de fevereiro de 2024, 54 anos, que regressei da Guiné acompanhado da minha Equipa de Instrução de  Nativos - EINAT n.º 2052. 

Fizemos esta viagem de regresso a bordo do navio T/T "Índia", Graças a Deus regressámos todos. 

Aos camaradas que tenham conhecimento de outros que fizeram partir desta unidade militar e me acompanharam, agradeço que deem-lhe conhecimento desta publicação para caso seja possível voltarmo-nos a encontrar.

Foto (acima) tirada no dia 30 de abril de 1968, em desfile de despedida da população de Abrantes um dia antes do embarque. O meu muito obrigado. (...)



2. O Joaquim Garrett é amigo do Facebook da Tabanca Grande... Esteve no CTIG de 1968 a 1970, integrado numa subunidade, de que nunca antes tínhamos ouvido falar, a EINAT nº 2052, Equipa de Instrução de Nativos (sic)...

De acordo com a sua página no Facebook, tem 162 amigos (15 em comum). E pela sua apresentção, ficamos a saber que:

(i) é sócio gerente na empresa J.  A. Garrett - Organização e Gestão de Empresas;
(ii) trabalhou como gestor na empresa BMW;
(iii) estudou Gestão no ISCTE - Lisboa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
(iv) estudou Contabilidade e Auditoria em ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade Administração de Lisboa;
(v) estudou no Instituto Comercial de Lisboa;
(vi) andou na Escola Comercial Patrício Prazeres;
(vii) é 
 de Lisboa e vive em Lisboa;
(viii) desde jovem que está ligado aos escoteiros;
(ix) aderiu ao Fcebook em setembro de 2016.

3. Além do pedido para nos esclarecer esta sigla (EINAT) (e já agora dizer algo mais sobre o que faziam estas Equipas de Instrução de Nativos, no seu tempo), teríamos muito gosto em tê-lo connosco, sentado à sombra do poilão da nossa Tabanca Grande, a tertúlia do nosso blogue (que faz 20 anos dentro de dias).  

Vemos que, entre os seus amigos do Facebook, está um outro contabilista certificado, o José Martins, de Odivelas, um histórico do nosso blogue, com cerca de 470 referências. Vejo que o Joaquim Garrett também andou no ISCTE, possivelmente até na mesma altura que eu (1975/80).

Pelas legendas das fotos, vemos que à EINAT também pertenciam enfermeiros. Seriam equipas mistas de alfabetização, prestação de cuidados de saúde e extensão rural ? Confesso que não ouvi falar, no meu tempo de Guiné (1969/71).

Um alfabravo, camarada. LG
__________

Nota do editor:

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É deveras intrigante: ninguém sabe quem era esta rapaziada da EINAT (Equipa de Instrução de Nativos) (sic)... Espero que o Joaquim Garrett queira e possa satisfazer a nossa curiosidade...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

... E que aceite o nosso convite para se juntar ao Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné... Já tenho explicado que ser "amigo do Facebook da Tabanca Grande" não chega... É preciso ser "amigo e camarada da Guiné"... e aceitar as nossas regras de convívio. LG

Anónimo disse...

Joaquim Garrett (Facebook da Tabanca Grande, 8 de abril de 2024, 08: 36):

A sigla EINAT significava Equipa de Instrução de Nativos. Tinha como missão a instrução de nativos. Éramos colocados em diversas povoações para dar instrução aos naturais dessa zona.

Com a chegada do General Spínola, acabou com esta instrução repartida pelo território da Guiné, centralizando toda a instrução militar em Bolama.

Parte da nossa equipa foi deslocada para Bolama, restantes foram colocados em unidades militares em Bissau. No meu caso fui colocado inicialmente no QG - Santa Luzia e depois no ComChefe na Amura.

Um abraço para todos
Joaquim Garrett

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Nas nossas subunidades no mato, já na época do Spínola, havia os PEM - Postos Escolares Militares. Tinham uma numeração própria: por exemplo, PEM 26 (Catitó), PEM 22 (Cabedu)...

Ministravam as três primeiras classes do ensino primário... Havia em geral um graduado destacado para essas funções...

Mas no vosso caso, das EINAT, havia também enfermeiros (como na tua EINAT nº 2052)... Que tipo de instrução ministravam vocês ? Estavam destacados numa unidade (batalhão) ou subunidade (companhia) ? Ou era mesmo "instrução militar" para milícias e população em autodefesa ?

Inclino-me mais para esta hipótese. De facto, foram depois criados Centros de Instrução Militar (Bolama, Contuboel...). Eu estive 1 mês e três semanas no CIM de Contuboel (em junho/julho de 1969, dando instrução de especialidade aos soldados do recrutamento local da CCAÇ 2590, futura CCAÇ 12).

E já agora, qual era o teu posto ? E por onde andaste, antes de seres colocado em Bissau, no QG ?

Valdemar Silva disse...

Nas fotos no "Niassa" a rapaziada aparece de "farda de trabalho", porquê desta exigência?
Lembro-me na viagem no "Timor" todos os militares andavam de farda nº.2.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A famosa farda no. 3... As praças (guineenses) da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 fizeram a IAO em Contuboel, em farda no. 3, ainda não tinham camuflados como nós, os graduados. E a G3 com balas de salva...

Anónimo disse...

Joaquim Garrett(Facebook da Tabanca Grande, 8 de abril de 2024, 15:19):

Era instrução militar para milícias.

Esta EINAT era constituída por 22 homens, 1 Alferes, 3 furriéis, e 1°. cabos, 5 enfermeiros, 5 atiradores, 8 corneteiros.

Nunca chegámos a andar no interior da Guiné dado que a unidade nunca chegou a prestar as suas funções como anteriormente mencionei.

Como anteriormente também mencionado o efectivo foi repartido: 6 para a 3° Rep/QG/CTIG e posteriormente Re/Oper/QG/ComChefe, 5 para a CCS/QG, 2 para SPM, os restantes foram destacados para CIM/Bolama.