terça-feira, 19 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25286: Facebook...ando (52): António Pina, ex-sold, CCAÇ 3399 / BCAÇ 2892 (Aldeia Formosa, 1971/73); natural de Loriga, Seia, vive em São João da Talha, Loures, e é membro da Tabanca da Linha



 
"Eu também estive no mato 26 meses e 8 dias...foram tempos muito dificeis que nunca foram ultrapassados e jamais o serão... 71/73"


"Esta foto foi tirada junto ao 'Hotel'... a chamada caserna, onde dormíamos"


"Foto tirada no meio do capim, passados uns dias depois de saber que a minha querida mãe tinha falecido... quando eu mais precisava dela."


"Foto tirada, com o dilagrama, junto ao arame farpado, em Aldeia Formosa"


"Esta foto foi tirada em cima de um 'bunker' onde era guardado o materal de guerra (paiol)" (...) "Esta era a minha arma de defesa nas matas da Guiné... Tinha que ter um grande sentido de responsabilidade porque era uma arma eficaz em clareiras mas imensamente perigosa em matas muito densas  porque havia perigo de embater em qualquer vegetação e ferir os nossos irmãos de guerra quando caímos numa emboscada" (...)


Em dia de ir à lenha, numa velha GMC


Junto  ao obus 14, em Aldeia Formosa


Patrulha por Mampatá


"Como se pode ver na foto, eu e os meus irmãos de guerra estamos no restaurante, ao mais alto nivel, em Aldeia Formosa."... Um dos companheiros é o António Alberto Salgado Raposo, que era soldado condutor.  

Não sabemos qual foi o petisco, mas  foi bem regado, não faltando o vinho português, incluindo um Dão... A mesa é feita com tábuas de restos de caixas que acondicionavam géneros alimentícios, num delas pode ler-se: "Massa superior. Esparguete. Pacoteas"... O famoso "esparguete" que foi a tábua de salvação dos nossos vagomestres, juntamente com as conservas peixe (atum,  cavala...).


"Esta foto foi tirada em março de 1973, estava eu aqui com meus irmãos de guerra todos felizes...pois estávamos á porta de armas esperando a companhia que nos vinha render"...

Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa >: CCAÇ 3399 (1971/73) >  Seleção de fotos do álbum do António Pina

 Fotos (e legendas): © António Pina (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Oeiras > Algés > Restaurante Ca4ravelaq de Ouro > 55º almoço-conmvívio da Magnífica Tabanjca da Linha > 14 de marçlo de 2024 > O João Crisóstomo (Nova Iorque), o José Colaço e o António Pina, ambos de  São João da Talha (Loures).

Foto: © Manuel Resende (2024). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. O Alberto Bastos (1948-2022), ex-alf mil op esp, é até à data o único representante da CCAÇ 3399 / BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73), na nossa Tabanca Grande (embora tenha entrado a título póstumo, e "por mão" do Joaquim Pinto Carvalho) há dois anos atrás (*).

Gostaríamos que outros seus camaradas, da CCAÇ 3399 / BCAÇ 3852 , pudessem vir a preencher o vazio deixado pela sua morte. Descobrimos há dias que o António Pina (ou António Santos Pina) foi também desta subunidade, tendo estado a maior parte da sua comissão em Aldeia Formosa. 

É membro da Magnífica Tabanca da Linha (**), que frequenta com regularidade, e gostavámos de o convidar a integrar o nosso blogue. Já participou, em 15 de abril de 2015, no X Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real, juntamente com o seu amigo e vizinho José Botelho Colaço. 

Peço ao Colaço, que é um histórico do nosso blogue, que "apadrinhe" a sua entrada, no ano em  que comemoramos os 20 anos da Tabanca Grande (e estamos a fazer uma campanha para chegar aos 900...).  

O Pina é também amigo da página do Facebook da Tabanca Grande  (temos mais de uma centena de amigos comuns).  

Sabemos que é natural de Loriga, Seia, e vive em São da Talha, tal como seu  amigo José Botelho Colaço. Profissionalmente foi mecânico de apoio de avião na TAP Air Portugal.  

Da sua página no Facebook selecionámos algumas das fotos do seu álbum, para partilhar com os nossos leitores. (***)

___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 11 de janeiro de  2022 > Guiné 61/74 - P22897: Tabanca Grande (529): Alberto Bastos (1948-2022), ex-alf mil op esp, CCAÇ 3399 / BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73), natural de Vale Cambra, o primeiro grã-tabanqueiro do ano, o nº 856, embora infelizmente a título póstumo

(**) Vd. poste de 16 de março de 2024 >  Guiné 61/74 - P25277: Convívios (984): 55.º Almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 14 de março de 2024 - Parte I

(***) 16 de fevereiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25175: Faceboook...ando (51): seleção do álbum fotográfico de Nicolau Esteves, o "brasileiro de Cinfães", ex-1º cabo radiotelegrafista, CCAÇ 797 (Tite, São João e Nhacra, 1965/67) - II (e última)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há muitos mais camaradas, que passaram pelo TO da Guiné, e que são nossos "amigos do Facebook", como o António Pina, mas que não fazem parte do blogue da Tabanca Grande, que tem uma montra muito maior para partilhar as suas memórias (incluindo fotos).

Precisamos de juntar todos essses "camarigos" e não deixar perder as nossas memórias comuns. A Tabanca Grande não tem portas nem janelas, nem cavalos de frisa nem rede de arame farpado nem "bunkers". Apenas um poilão, simbólico, fraterno, onde todos nos sentamos à sua sombra, os vivos e os mortos... E já somos 884.

Todos serão bem vindos, os amigos e camaradas da Guiné!

Valdemar Silva disse...

A fotografia da mesa tem pinta "MASSA SUPERIOR ESPARGUETE PACOTES", até parecia a gozar com o pessoal. Ao menos a mesa da minha CART11 "Os Lacraus", em Guiro Iero Bocari, não enganava ninguém (P14629), nem tábuas tínhamos para fazer uma mesa.
Fotografias extraordinárias que, cada uma no seu gênero, testemunham o que passamos na guerra da Guiné.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, o esparguete para a tropa vinha em caixotes!... Era tudo quantidades industriais... A guerra deve ter proporcionado bons negócios, como sempre acontece....

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António Pina, vizinho do José Colaço, dois bons amigos e camaradas de São João da Talha, ainda vou a tempo de te desejar muita saúde e longa vida no dia dos teus anos (ontem, 24 de Abril)...

E já lembrei ao Colaço que estou à espera que tu me digas sim ao convite que te enderecei há tempos para integrar o blogue da Tabanca Grande... Estamos a comemorar os nossos 20 anos (como blogue), e precisamos de "gente nova", "periquitos" como tu... para a Tabanca Grande... Não tenho o teu endereço de email, nem o teu nº de telemóvel... Um alfabravo, Luis