terça-feira, 19 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25289: Ser solidário (266): Deslocação à Guiné-Bissau de um grupo de antigos combatentes acompanhando a Inês Allen, para assistirem à inauguração do Campo de Futebol Francisco Allen, de Empada. Nas malas coisas de primeira necessidade para entregar em diversas tabancas (José Teixeira)

1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enfermeiro da CCAÇ 2381 (Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70) com data de 17 de Março de 2024 com a notícia da ida à Guiné-Bissau de um grupo de antigos combatentes mais a Inês Allen, para assistirem à inauguração  do Campo de Futebol Francisco Allen em Empada:

Meus caros amigos: 

A Inês Allen partiu para a Guiné-Bissau com o objetivo de inaugurar o campo de Futebol dos Metralhas de Empada. Junto um pequeno texto, que gostava de ver publicado no nosso blogue.

Um forte abraço de amizade.
Jose Teixeira



A Inês Allen dá cumprimento à vontade do Pai – O saudoso Xico Allen

Um grupo de 19 pessoas, entre os quais, doze ex-combatentes, na sua maioria companheiros do Xico Allen dos tempos da guerra colonial, acompanham a Inês Allen, nesta sua viagem à Guiné-Bissau, mais propriamente a Empada, para participarem na inauguração do campo de futebol Francisco Allen.

Tudo começou em 2005, quando o Xico Allen descobriu que a placa em cimento com o totem da sua Companhia militar servia de tapete de entrada, numa casa de um importante cidadão local. Revoltado com o que viu, pegou na pesada pedra e trouxe-a para Portugal.

Na sua última visita àquela tabanca, onde esteve cerca de dois anos, ente 1972 e 1974, apercebeu-se de que o clube de futebol local, adotara o nome da sua Companhia operacional – Os Metralhas de Empada, e decidiu devolver a placa com o símbolo da Companhia, ao Clube de Futebol.

Infelizmente a morte montou-lhe uma emboscada antes de ele conseguir voltar a Empada, mas a sua filha Inês tomou a peito a sua decisão, cumpriu a promessa do pai, e foi, no ano passado, a Empada levar o símbolo.

Foi recebida em festa, tal como o pai era recebido. Ele era um filho da terra, muito querido.

Não havia campo de futebol, apenas um espaço de terreno, onde se jogava a bola. A Inês, generosa e ativa, avançou com um projeto de angariação de fundos e o campo de futebol, o sonho dos jovens de Empada, ganhou forma. Hoje, é uma realidade, graças ao empenho solidário da Inês, do Ricardo Abreu, do Silvério Lobo, dos Metralhas e de outros camaradas que se uniram e deram forma ao sonho, tornando-o realidade.

O campo de futebol Francisco Allen vai ser inaugurado no próximo dia 23 de março com a presença da Inês Allen e dos amigos que já se encontram na Guiné-Bissau.

O Ricardo Abreu, grande amigo do Xico Allen e companheiro de várias viagens à Guiné-Bissau, nunca vai só. Procura levar na bagagem coisas de primeira necessidade para o povo guineense, nomeadamente medicamentos. Desta vez, levam cerca de 250 quilos em doações de farmácias, nomeadamente comida para bebé, biberões, seringas que vai deixar pelas tabancas por onde vão passar.

Partiram no sábado passado e logo à chegada fizeram uma romagem ao cemitério de Bissau, onde estão sepultados muitos soldados que tombaram ao serviço de Portugal. Vão de seguida dar uma volta pela Guiné-Bissau profunda, passando por, entre outras tabancas, Tite, Nova Sintra e Fulacunda.

No dia vinte e três, vão participar na festa de inauguração do campo de Futebol de Empada -Francisco Allen, com a presença da Inês Allen, a grande impulsionadora e financiadora do projeto da sua construção.

Nessa data será também inaugurada a descascadora de arroz, um projeto inovador que permite libertar as mulheres e sobretudo as crianças da tarefa do descasque manual no famoso pilão, o que permite libertar tempo às jovens para se dedicarem à sua valorização escolar.

Juntamos algumas fotografias da partida.

____________

Nota do editor

Último post da série de 14 DE MARÇO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25271: Ser solidário (265): Bilhete-postal que vai dando notícias sobre a "viagem" da campanha de recolha de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa - Guiné-Bissau (Renato Brito)

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Esta rapariga enche-nos de orgulho. Que Deus, Alá e os bons irãs a proteja. A ela e restante comitiva de antigos combatentes.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gralha: ... "protejam", no plural.

Zé Manel Cancela disse...

Um bem haja aos continuadores
da obra do Xico,especialmente
a Inês,o Lobo,o Abreu,e o Armando.
Um grande abraço solidario....

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A nossa geração (incluindo o Xico Allen e "os últimos soldados do império") ainda é reconhecida na Guiné-Bissau pelos "mais velhos".... Mas os laços emocionais estão a desaparecer... rapidamente.

Anónimo disse...

Daqui louvo todos aqueles que deram o seu contributo para mais esta iniciativa de grande valor , sobretudo pelo significado do envolvimento da filha do Chico Allen nas obras de construção do campo de futebol de Empada.
Obrigado.


Carvalho de Mampatá

Patricio Ribeiro disse...

Bem hajam pelo esforço,

os caminhos para o sul estão maus e nem todas as costas aguentam.

Como estão 40o de temperatura a água já não tira a sede...só cerveija e muita.
Espero que no sul não falte porque que a agua sempre se arranja.

Abraço desde Bissau

P.R.

Anónimo disse...

Bem hajam, Inês Allen e Camaradas!
Abraço a todos

V Briote