sexta-feira, 22 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25298: Manuscrito(s) (Luís Graça) (249): Quinta de Candoz: a sagração da primavera

 












Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz> Quinta de Candoz > 21/22 de março de 2024  > "Aguarelas" da primavera ... No fundo do vale passa a linha do Douro (que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de 160 km)... Do outro lado é já concelho de Baião. E,  do lado direito, não vívísel nas fotos, o rio Douro, a barragem do Carrapatelo, o Porto Antigo, a serra de Montemuro, Cinfães...


Fotos (e legenda): © Luís Graça (2024). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (Todas as imagens, exceto a primeira de cima, e as duas últimas, são  HDR - High Dynamic Range, tiradas sem tripé)



 1. A Quinta de Candoz, já nas faldas da serra de Montedeiras, ainda hoje assombrada pelo fantasma do Zé do Telhado (1816-1875) e do seu bando, tem múltiplos encantos ao longo do ano... Neste caso, na Primavera, que começou a 20 de março e vai até 20 de junho... 

Já temos poucas "cerdeiras" (cerejeiras) (o forte da cereja é o concelho aqui ao lado, Resende, já na margem esquerda do rio Douro, distrito de Viseu)... No passado, a Quinta de Candoz mandava muitos cestos de cerejas para o Porto, através do comboio da linha do Douro (que tem aqui, perto de nós, a estação do Juncal, outrora animada e florescente)... 

Por altura da Páscoa, as "cerdeiras"  são sempre deslumbrantes, quando estão floridas...  As "cerdeiras" e outras árvores de fruto... Mas também os carvalhos, que começam a ganhar folhagem... E as videiras, com os seus primeiros rebentos... 

E encantatória, mágica,  é sempre a água que vem, aos borbotões,  das nossas minas, ainda pura e fresca... Que pena não a podermos reter toda aqui... Vai ter à albufeira do Carrapatelo e, por fim, ao mar...

Aqui fica uma pouca amostra da "sagração da primavera" em Candoz, com votos de Boa Páscoa para todos os nossos leitores.  

Para nós, este vai ser um fim de semana muito especial, em que recordamos a "partida" da nossa querida Nita, Ana Carneiro (1947-2023) e, em sua homenagem, vamos lançar um vinho verde branco, com o seu "petit-nom"no rótulo, "Nita", uma edição especial, seleção 2023, 13º graus. Pela primeira vez  reunimos as condições tecnológicas e o apoio de enólogo para fazer um vinho que nos orgulha, que tem cheiros e sabores a "chá verde, espargos e flor de magnólia"... E que tem muita da alma, do perfume, da essência da nossa Nita, das suas memórias, vivências e referèncias.  Foi ela  que nos inspirou e reforçou a nossa vontade de manter vivo  o espírito de Candoz.

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 19 de março de 2024 > Guiné 61/74 - P25287: Manuscrito(s) (Luís Graça) (248): Dia do Pai...

4 comentários:

Anónimo disse...

Belas fotos cujo mérito não sei se deva distribuir, mais ao esplendor da natureza ou sobretudo à qualidade do fotógrafo. Dividamos pelos dois, obviamente em partes iguais, o merecimento. Aproveita esse sossego no meio da frondescência primaveril das árvores que até os falares dos namoros dos pássaros e o rumorejo das águas fazem lembrar uma outra sagração da Primavera, a do bailado de Igor Stravinsk.

Um grande abraço

Carvalho de Mampatá

Eduardo Estrela disse...

A poesia tem um relacionamento apaixonado com as cores e os sons.
Como poeta que és recolhes em imagens e partilhas conosco a beleza dos lugares que amas.
Obrigado e um abraço
Eduardo Estrela

José Botelho Colaço disse...

Beleza de fotos mas vivemos num tempo que nem no tempo se pode confiar e até as plantas são enganadas com o calor antecipado do tempo: Sem querer ser velho do Restelo espera-mos que não apareçam as geadas de Abril e queimarem quase toda a produção futura. Abraço.

Joaquim Luis Fernandes disse...

Quando a arte de fotografar torna as fotos esplêndidos quadros de aguarelas, fazendo ressaltar toda a beleza primaveril com que a Natureza brinda a paisagem. Parabéns.

Não conheço Candoz, mas pelas imagens publicadas, nomeadamente as da Quinta de Candoz, concluo ser um local muito atraente e já com uma boa oferta turística. Refiro-me ao empreendimento de Alojamento Local, Leiras de Candoz. Só que €400 por noite, não está ao alcance de muitos dos que ganham a vida com o suor do seu rosto.

Não conheço Candoz e muito mal a região onde se insere.
Fui para esses lados pela primeira vez em Outubro de 1973. Foi o mês de licença férias, vindo da Guiné em 24 de Setembro. A 30 desses mês casei-me e fez parte do itinerário do passeio de núpcias, conhecer os locais de onde era originário o meu sogro, Várzeas, do concelho de Penafiel, e visitar alguns dos seus familiares. Mas a viagem foi curta e sem carro não deu para conhecer muito.

Ao longo dos últimos 50 anos, tenho viajado um pouco, à descoberta das belezas do Minho e de entre o Douro e Minho mas há muito por ver e conhecer.

O ano passado decidi a viagem pela Rota do Românico, mas foram poucos dias e pouco mais visitei do que a cidade de Amarante. Era intenção visitar também Marco de Canaveses, mas a visita a familiares na freguesia de Banho, alterou os planos. Talvez seja este ano, continuando na Rota do Românico.

Luís Graça, deves reconhecer o privilégio de ter acolhimento nesse maravilhoso local. Decerto herança de família, mas também por teu mérito. Parabéns.

Que continues com vida e saúde para desfrutar dos dons que o Bom Deus te oferece a contemplar e por eles O reconheças.

Votos de Boa Páscoa
Um abraço
JLFernandes