quinta-feira, 11 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25370: Blogues da nossa blogosfera (193): Recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte VI: a arte e o engenho das mulheres do Cantanhez


Guiné-Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semana >  Título da foto: A imaginação na Luta pela Independência | Data de Publicação: 1 de Junho de 2008 | Palavras-chave: História

Legenda:


Fatumata Camará explica aos participantes do Simpósio Internacional de Guiledje como é que nos acampamentos de guerrilheiros do PAIGC em Cantanhez, as mulheres procediam para descascar o arroz sem que se ouvisse barulho e, desta forma, não fossem detectadas.

O pilão era quase totalmente enterrado, pelo que as vibrações e ruído eram absorvidos pelo solo que impedia a sua propagação. Para a preparação das refeições também aperfeiçoaram um sistema que impedia que o fumo subisse para além da copa das árvores e assim a sua presença não era percebida.

Se ontem a inteligência e capacidade das mulheres ajudou a encontrar soluções inovadoras e imaginativas para os problemas com que se foram deparando, também hoje elas procuram novos caminhos para resolver as dificuldades dos seus trabalhos agrícolas.

Fonte: Internet Archive > ADBissau  (com a devida vénia...)


2. Comentário do editor LG:

Temos andado à procura das "fotos da semana" que o nosso saudoso  amigo guineense, o Pepito (Bissau, 1949 - Lisboa, 2014), membro da nossa Tabanca Grande, foi publicando no sítio da ONGD AD - Acção para o Desenvolvmento, de que ele foi cofundador (em 1991) e  diretor executio (até à data da sua morte, prematura, em 18 de fevereiro de 2014).

Algumas foram publicadas no nosso blogue. Outras, perderam-se irremediavelmente. Através do Arquivo.pt e do Internet Archive é possível recuperar algumas, nomeadamente do período que vai de 2005 a 2011.

antiga página da AD - Acção Para o Desenvolvimento (http://www.adbissau.org/ )   foi reformulada e descontinuada (por  volta de  2020/2021). 

Com sorte e paciência, lá vamos recuperando alguma "foto da semana", como esta que reproduzimos acima, tirada nas matas do Cantanhez, por altura do Simpósio Internacional de Guiledje (Bissau, 1-7 de março de 2008).

A maior parte das fotos da série eram da autoria do Pepito, que incansavelmente percorria a Guiné onde quer  que estivessem em curso,  ou em estudo,   projetos da AD...  Cada foto tinha um título, uma data, uma palavra-chave ou "descritor", e uma legenda, resumo analítico ou sinopse.

A ONG AD - Ação para o Desenvolvimento passou, a partir de maio de 2011, a ter outro endereço, mas  a URL é ligeiramente diferente da do sítio antigo.  Estranhamente, não tem sido capturada pelo Arquivo.pt: https://ad-bissau.org/ . Já sugerimos que o façam.

 ____________

Nota do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série:

10 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25363: Blogues da nossa blogosfera (192): Recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte V, foto da semana, 11 de maio de 2009: lutando contra a fome, em Bolol, chão felupe



8 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25355: Blogues da nossa blogosfera (189): recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte II: foto da semana, 16 de janeiro de 2011 (Tambores de Bolol na festa do fanado felupe)

8 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25354: Blogues da nossa blogosfera (188): recuperando parte dos conteúdos do antigo sítio da AD Bissau - Parte I: foto da semana, 5 de julho de 2009 (Produção de Flor-de -Sal)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A tropa do PAIGC comia uma vez por dia. O Amílcar Cabralá devia comer mais vezes.
O combatente do PAIGC era alimentado pela população que dominava ou controlava. Caso do Mores e do Cantanhez ou da nargem direita do rio Corubal (que conheci melhor).

Não era um exército de milhares de boca. Mesmo assim devia haver graves problemas logísticos no interior do território. No exterior ou ao longo da fronteiroa era mais fácil arranjar "bianda" e transporta-la.

Não podemos negar o mérito dos homens da manutenção do PAIGC. Ninguém faz a guerra de barriga vazia.

O Amílcar tinha os seus banqueiros e fornecedores. Foi sempre habil e sedutor.

Falta-nos informação objectiva e imparcial sobre a vida nas "áreas libertadas".... Os observadores estrangeiros eram todos simpatizantes do PAIGC. A sua visão era enviesa. Mas a nossa propaganda também era grosseira...

Zé Teixeira disse...

Luís.
Permite-me que relembreo encontro naquela manhã de abril de 2008, no que restava do famoso acampamento do Osvaldo Vieira na mata do Cantanhez, onde estivemos todos os participantes do Simpósio dos antigos Combatentes que o Pepito / AD organizaram. A Fatumata Camará com quem me encontrei mais tarde em Farim do Cantanhez, nas várias visitas que fiz à Guiné. Ela ensinou-nos outra forma de ajudar os combatentes a "matarem" a danada (fome). Coziam o arroz na tabanca, colocavam-no numa bacia que punham à cabeça. Punham-lhe uma rede de pesca por cima e enganavam assim a tropa, se por azar se cruzassem. Em todo o lado onde houvesse uma bolanha se viam mulheres de bacia à cabeça e uma rede de pesca, ou metidas no meio da água a pescar. Pois as mulheres do PAIGC serviam-se desta artimanha para levar comida aos guerrilheiros, segundo a Fatumata.
Zé Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Zé, pela partilha desse "segredo"... Reconheceste a Fatumatá!... Lembro-me desta "lição" das mulheres do Cantanhez, na "barraca" do Osvaldo Vieira (de que o Nuno Rubum tirou a posição, com o GPS, e depoiscomparou o Google Earth com as nossas cartas militares, para fazer a estas últimas um grande elogio...).

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2008/04/guin-6374-p2755-o-acampamento-osvaldo.html

Mas, olha, isso aconteceu em Março de 2008, logo no príncípio, não te esqueºas que o Simpósio Internacional de Guileje decorreu de 1 a 7 de março...E começou justamente com uma visita ao sul, região de Tombali: passámos por ponte Balana, Gandembel, Guileje, Cacine, etc. Ficámos "hospedados" em Iemberém / Jemberém... Três dias inolvidáveis... Depois regressámos a Bissau...

Vê aqui um dos nossos postes:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2008/04/guin-6374-p2751-uma-semana-involvidvel.html