segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25186: Efemérides (426): "Pipito Ka Muri": foi há dez anos, a 18/2/2014, que deixou a Terra da Alegria, mas com ele, o seu exemplo, a sua memória, renasce agora a nova AD - Acção para o Desenvolvimento


Lisboa, Campus da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa > 7 de setembro de 2007 >

Neste rosto luminoso e fraterno, havia carisma, afabilidade, determinação, coragem física e moral, visão estratégica  e capacidade de liderança,  seis qualidades pessoais que eu identificava e admirava no engº agrº Carlos Schwarz da Silva (1949-2014), mais conhecido por Pepito ("nickname" que vem dos tempos da meninice: segundo o irmão João, o Carlos tinha um herói, uma das figuras de banda desenhada do "Cavaleiro Andante", o Agapito, um nome com 4 sílabas, difíceis de pronunciar por uma criança, e que ele abreviava, chamando-lhe "Pepito").  

Na sua terra, a Guiné-Bissau, continua a ser o "Pipito", mesmo dez anos depois da sua morte (física)... "Pipito Ka Muri": foi a singela homegem que os seus famliares, amigos e antigos colaboraradores lhe acabaram de fazer no bairro do Quelelelé, em Bissau, sede da "nova" AD - Acção para o Desenvolvimento (a ONGD tem novos corpos sociais e está resconstruir a sua sede.)

O Pepito tem 250 referências no nosso blogue. O irmão João escreveu-lhe,em 18 de dezembro de 2023, uma notável fotobiografia, no seu blogue.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Programa da homenagem ao Pepito,  "nickname", do eng. Carlos Schwarz da Silva  (Bissau, 1949-Lisboa, 2014). 



1. Mensagem de Catarina Schwarz, filha do Pepito e da Ilsabel Levy Ribeio, e membro da nossaTabanca Grande, com data de hoje, 7h21,

Olá, Luís,

Espero que estejam todos bem!

Nós andamos por Bissau, naquela "rotina" tão nossa.

A AD vai assinalar amanhã os 10 anos da morte do meu pai. Apesar da distância, partilho contigo o programa.

É possível que a RDP África passe uma peça.

Beijinhos,

Catarina

2. Resposta do editor LG:

Catarina, fico muito feliz por saber de ti... e da "nossa" AD!,,, Pois é, já se passaram dez anos que o teu querido pai e nosso saudoso Pepito deixou, sem tempo de se despedir, a Terra da Alegria... Queremos associar-nos a essa homenagem... Vamos estar atentos também à RTP África.

Já fui ao Facebook da AD, vi e o programa e os vídeos de homenagem ao nosso Pepito...

Obrigado pelo teu alerta. (Não sou muito "facebook...eiro".)   Parabéns a todos, vamos ver se retomamos os nossos contactos (a Tabanca Grande tinha uma relação especial com a AD no tempo do teu pai)... 

Houve aqui um tremendo vazio de 10 anos, depois do "golpe de estado" que se seguiu à sua morte...Beijinhos para ti e o resto da família. Boa saúde, bom trabalho paara os cooperantes da AD. Luis.

___________

Nota do editor:

Últumo poste da série > 13 de janeiro de 2024 > Guiné 63/74 - P25065: Efemérides (425): O António Marques, meu companheiro de infortúnio, na CCAÇ 12, cujo relógio parou às 13h30 do dia 13 de janeiro de 1971: nunca se esquece de me telefonar todos os anos, neste dia e hora (Luís Graça)

Sem comentários: