terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25190: Por onde andam os nossos fotógrafos? (20): António Murta, ex-alf mil inf MA, 2ª C/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74) - Parte VI: O Rio Grande de Buba
















Guiné > Região de Quínara > Nhala > 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74) >  Buba e o Rio Grande Buba

Fotos (e legendas): © António Murta (2015). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Algumas das melhores fotos do Rio Grande de Buba... são do álbum do António Murta, ex-alf mil inf, Minas e Armadilhas, 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74).

È um dois rios mais importantes da Guiné-Bissau. No séc. XV e XVI, quando os navegadores portugueses andaram por aqui, era conhecido apenas por Rio Grande.  

É um rio navegável numa grande extensão, comunica com o Geba, passa na cidade de Buba, tem uma bacia com uma área de 285 km2. É rico em peixe. Nele vvem o peixe-boi e algunas espécies de tartarugas. É uma região (incluindo o Parque Natural das Lagoas de Cufada) de grande biodiversidade, dispondo das maiores reservas de água doce do país.  Há várais ameaças sobre esta riqueza natural, incluindo a cnstrução de um porto comercial e mineiro (paar escoar a bauxite do Boé), 

As suas margens são de grande fertilidade para a agricultura e ladeadas por florestas. Desagua no oceano Atlântico junto à ilha de Bolama.

A sua navegabilidade   deve-se a alguns características particulares: (i) é  relativamente profundo e pouco propenso a assoreamento; (ii) o seu  leito, assente em base laterítica, é estável. (Fonte: Wikipedia).

Sobre o Rio Grande de Buba, escreveu o nosso fotógrafo, o António Murta (*)::

(...) O meu rio próximo, e de estimação, era o Rio Grande de Buba, grande via de comunicação para pessoas, mercadorias e equipamentos militares.

Era a ligação para o Mundo a partir destes confins perdidos, para as cargas pesadas e os contingentes militares impossíveis de deslocar por via aérea. 

Mas era também, à falta de melhor, o parque aquático onde muitos se refrescavam e pescavam - que não eu -, fazendo de Buba uma espécie de estância balnear, única em toda a zona. 

Isso implicava alguns riscos e retraía os menos afoitos, mas, logo após o estabelecimento da paz em Abril de 1974, chegámos a fazer várias deslocações a Buba só para o pessoal se refrescar.

Não posso dizer que conhecia bem este rio, pois só o naveguei uma vez e de noite

Também a visão que dele se tinha a partir do cais de Buba era relativamente limitada e, depois de banalizada, deixava-nos indiferentes às suas escassas belezas, tirando um ou outro pôr-do-sol mais flamejante.(...)

As fotos que selecionado de um lote de duas dezenas, e que reeditámis, dispensa legendas. (**)

[Seleção e reedição de fotos, revisão / fixação de texto para efeitos de edição neste blogue, itálicos e negritos: LG]

2. No Guia Turístico: À Descoberta da Guiné-Bissau, 2ªedição revista e atualizada, da autoria da Joana Benzinho e Marta Rosa (Afectos ComLetars e União Europeia, 2018, 176 pp.) pode ler-se sobre os canais do rio Grande de Buba (pág. 111)

(...) "O Rio Grande de Buba, um dos mais importantes da Guiné-Bissau, com uma superfície de 285 Km² e o santuário por excelência para a desova da barracuda, merece um passeio pelos seus canais bordados de mangais. 

"Os manatins ou peixe-boi (Trichecus senegaelensis) e algumas espécies de tartarugas também são presenças constantes nestas águas. Este rio, que desagua no Atlântico junto à Ilha de Bolama, tem uma grande diversidade de espécies marinhas e é ponto de passagem de uma grande variedade de aves. 

"Vale assim a pena fazer um circuito de barco para observação destas aves e da natureza, bem como uma paragem para um piquenique numa das pequenas ilhas deste rio. (..:)
____________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em homenagem também ao meu amigo, camarade e vizinho Joaquim Pinto Carvalho, hoje advogado, ex-alf mil da CCAÇ 3398, "Os Incendiários" (Buba, 1971/73), que juntamente com o seu antigo capitão e outrros graduados (um alferes, vários furriéis) váo muito proximamente à Guiné-Bissau "matar saudades"...

Sei que vão a Buba, a Bedanda, etc. (O Joaquim também fez parte da "africana" CCAÇ 6.)

Boa viagem, bom regresso, e espero que também depois partilhem connosco algumas das suas melhores impressões... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Buba ?!... Não há mais fotos e histórias de Buba ? Antes que Buba desapareça...


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bolas, tanta gente passou por Buba...

Anónimo disse...

Estas fotos servem para nos lembrarmos dos sítios e, atrás deles, das dores e sofrimentos, mas também de momentos de algum refrigério. Mas servem , sobretudo , para nos mantermos acesos na amizade entre camaradas de percursos comuns.

Um grande abraço, para o Murta e para todos os camaradas.

Carvalho de Mampatá