domingo, 14 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25383: No dia 25 de Abril eu estava em... (28): A viver na Bobadela, a trabalhar em Setúbal... Meti dispensa de serviço depois do almoço e fui a correr até ao Carmo, ainda a tempo de ver a saída da chaimite com o deposto Marcelo... (Hélder Sousa, ex-fur mil trms, TSF, Piche e Bissau, nov 70/ nov 72)

Hélder Valério : ex-fur mil trms TSF, Piche e Bissau, nov 70/nov 72;  ribatejano, de nascimento (Vale da Pinta, Cartaxo) e formação (Vila Franca de Xira), engenheiro técnico electrotécnico: consultor na área da higiene e segurança no trabalho;  vive em Setúbal; membro da Tabanca Grande de 11 de abril de 2007; tem 200 referências no nosso blogue; nosso colaborador permanente, é provedor do leitor...

1. Passaram 50 anos do 25 de Abril de 1974... O Movimento dos Capitães começou na Guiné. Clandestinamente. 

Poucos de nós se aperceberam de que estava em marcha um golpe de Estado que iria derrubar um regime velho e caduco de quase meio século (nascido, também, ele, de um golpe de Estado, em 28 de Maio de 1926). 

Poucos de nós suspeitavam ainda,  no início de 1974,  que o fim da guerra se aproximava. Alguns de nós estavam lá, na Guiné, Angola, Moçambique;  outros já estavam cá, ainda na tropa, à espera de lá bater com os quatro costados; uma parte, dos que regressaram, tinha escolhido os duros caminhos da emigração, e nomeadamente para a França, mas também para os EUA e o Canadá (no caso dos nossos camaradas das "ilhas adjacentes da Madeira e Açores"...) para melhorar o seu futuro e o bem-estar da sua família... Mas a grande maioria, que  já estava na "peluda", tratava da vidinha, no ramerrame do costume... 

Havia gente que protestava e até lutava (em organizações clandestinas) contra o regime e a guerra. No dia 9 de abril de 1974, por exemplo, o nosso velho conhecido N/M Niassa, que transportava tropas para a Guiné, foi alvo de um atentado à bomba, felizmente sem vítimas pessoais: o embarque foi atrasado, o navio sofreu estragos materiais, quando se preparava para partir...


Lourinhã > Zambujeira e Serra do Calvo > 25 de fevereiro de 2018 > "Homenagem da Zambujeira e Serra do Calvo aos seus combatentes"... Monumento inaugurado em 5 de outubro de 2013, numa iniciativa do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo.

Desconhece-se o autor do painel de azulejos que representa a partida, no T/T Niassa, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, de um contingente militar que parte para África. Ao canto inferior esquerdo a quadra: "Adeus, terras da Metrópole / Que eu vou pró Ultramar /, Não me chorem, mas alegrem [-se], / Que eu hei-de regressar"...  Infelizmente, nem todos regressaram.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís
 Graça & Camaradas da Guiné]




Recorte da primeira página do "Diário de Lisboa", 
edição de quarta-feira, 10 de abril de 1974,
nº 18424, Ano 54º;  diretor: A. Ruella Ramos.


2. Desde 27 de abril de 2007 que temos vindo aqui a recolher respostas à sacramental pergunta do jornalista e escritor Baptista-Bastos (1937-2017): "Camarada (ou amigo/a), onde é que tu estavas no 25 de Abril de 1974 ?"... 

Temos três dezenas de testemunhos, o que é pouco (*).  O Hélder Sousa já cá estava, tinha regressado em novembro de 1972 da Guiné... Trabalhava na Sapec, em Setúbal. Conta-nos como foi esse dia na sua vida...


Estava a viver na Bobadela, a trabalhar em Setúbal... Meti dispensa de serviço depois do almoço e fui a correr até ao Carmo, ainda a tempo de ver a  saída da chaimite com o deposto Marcelo...

por Hélder Sousa

Olá, venho aqui "à antena" para dar também algum testemunho, principalmente impulsionado pelo que escreveu o Eduardo Estrela quanto a essa coisa de "comissão liquidatária". (**)

Quando acabei a minha comissão, na primeira quinzena de Novembro de 1972, ao despedir-me do meu substituto na função, munido duma fé qualquer que não sei explicar, disse-lhe mais ou menos isto: 

- É, pá, estou muito contente por me ir embora, só tenho pena é que tenhas vindo para a liquidatária e eu não esteja aí nesse momento, pois um ou dois desses gravadores ainda haveriam de ser para mim"... 

E realmente ele veio para a "liquidatária", já que o 25 de Abril apanhou-o com ano e meio de comissão.

Quanto aos momentos do glorioso dia de 25 de Abril de 1974,  fui vivendo de formas diferentes. 

À data estava a viver na Bobadela e a trabalhar em Setúbal.

Apanhei o comboio cedo e fui até Santa Apolónia. Naturalmente que dali até ao Terreiro do Paço apercebi-me e vi o que se estava a passar. Por essa ocasião, e por algumas coisas que ia sabendo, intuí o que eram e quem eram as tropas que estavam no terreno, mas não dava ainda para saber qual seria o desfecho.

Era cedo, apanhei o barco para Cacilhas, tomei depois a camioneta para Setúbal e, aqui chegado, apanhei outro transporte para a Sapec onde tinha começado a trabalhar em Fevereiro.

Entretanto, pelo caminho encontrei um camarada que esteve no meu pelotão de instrução em Santarém, na EPC,  e que ia trabalhar para a Setenave e dei-lhe conta do que entendi do que se passava.

Naturalmente, os acontecimentos eram a motivação de todas as atenções e assim, a seguir ao almoço, meti dispensa de serviço e vim para Lisboa a tempo de estar no Largo do Carmo aquando da saída da chaimite com o deposto Marcelo.

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ó Hélder, foi a tua coroa de glória, esse dia, quinta feira, 25 de Abril de 1974!...

Já tens que contar aos teus netos.. Pelas minhas cointas fizeste pelo menos 110/120 quilómetros (a pé, de comboio, de cacilheiro, de autocarro...) de Bobadela a Setúnal e de Setúbal até ao Carmo..., sem contar o regresso a casa nessa noite), só para figurares no filme da História do 25 de Abril...

"Figurares", não é o termo exato.. Quem acompanhou a coluna do Salgueiro Maia do Terreiro do Paço até ao Carmo, foi mais do que figurante, também foi ator... E tu estavas no Carmo no "happy end"...

Tiveste mais sorte, engenho e até coragem do que eu, que estava nesse dia em Mafra, "manga de alpaca", no convento... com a EPI (a "Máfrica") ali ao lado... Foi dia de alvoroço, mesmo para os "mangas de alpaca" que trabalhavam no convento, naquela terra saloia... Não tirei dispensa de serviço, nem me apercebi de grandes movimentações na EPI, ali ao lado... Já não trabalhei nada nesse dia, com o rádio de pilhas à escuta, que alguém trouxe para a secretária...

O que se passou, ao lado, na EPI, foi tudo entre muros... Os paisanos não deram conta de nada...

Em suma, não estive no Carmo, e não estava longe, a 40 km... Estive depois no 1º de Maio...como tu,. seguramente, também estiveste. Era quarta-feira e foi feriado, o primeiro feriado da história do 1º de maio em Portugal... Acho que essa semana foi vivida "em estadpo de graça"... Depois cada cabeça, cada sentença... Como se costuma dizer, a vida são dois dias e a festa são três...