1. Face à pressão IN sobre a região do Forreá, a CCAÇ 2382 (que chegara ao CTIG em 6mai68, e estava a fazar a IAO em Bula), é colocada em 7jun68, à pressa, no Sector S2 (Aldeia Formosa), com dois pelotões em Contabane. Veio redner forças da 5ª CCmds.
Guiné-Bissau > Saltinho > Sinchã Sambel > 2005 > A mulher do régulo local. A que está a ordenhar a vaca é casada com o régulo de Sinchã Sambel, Suleimane Baldé, antigo milícia, filho do antigo régulo de Contabane, Sambel Baldé. Depois da evacuação de Contabane, em 1 de julho de 1968, a população dispersou-se por Mampatá e Aldeia Formosa. Mais tarde,foi reunida numa nova tabanca, junto ao Saltinho, Sinchã Sambel, em homenagem ao régulo, que foi sempre leal aos portugueses (era um firme alidado de Spínola).
Foto (e legenda): © José Teixeira (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné](...) Contabane, a tabanca fula à nossa guarda, ia ficando para trás.
Acordáramos sentindo o seu frémito de vida. As mulheres no pilão descascando o arroz para as refeições do dia, num ritmo marcado por bater de palmas e cantares, as crianças brincando, a ladainha na escola árabe, as saudações complicadas dos «homens-grandes» que indagavam uns dos outros o bem-estar de todos os familiares e animais domésticos.Afastávamo-nos pois daquele agregado humano, das mulheres preparando as refeições, tratando dos filhos ou lavando a roupa na fonte, dos homens partindo para o trabalho em lavra próxima ou orando, prostrados no chão, virados para Meca.
Numa larga «pontuada» atravessávamos zonas de capim seco, de denso «mato escuro», enterrávamos as botas de lona nos cursos de água engrossados pelas chuvas que chegavam. Suspendo o movimento da coluna. O pessoal agacha-se no terreno, armas para fora, perscrutando o mato hostil. O calor é pesado. Desarrolham-se cantis, bebem-se curtas goladas. Moscas minúsculas bailam teimosas à nossa volta insistentes nos nossos ouvidos e olhos. O «ladrar» do macaco-cão ouve-se perto. (...)
(*) Vd. poste de 28 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25693: 20º aniversário do nosso blogue (17): Alguns dos melhores postes de sempre (XIII): na noite de 22 de junho de 1968, há 56 anos, Contabane transformou-se no inferno - Parte III: um texto antológico de Carlos Nery (ex-cap mil, CCAÇ 2382, Buba, 1968/70)
(**) Último poste da série > 20 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25664: S(C)em Comentários (40): O Cherno Baldé que hoje faz anos, entrou para o nosso blogue em 18/6/2009 e já nos contou aqui como, "djubi", "rafeiro", tirou a "recruta" em Fajonquito e, no meio da tropa, da guerra, e do pós-guerra, se fez depois homem, em Bafatá, em Bissau, em Kiev...
1 comentário:
O Suleimane Baldé,actual Régulo de Contabane,com morança em Sinchã Sambel,foi além de Milícia,1º Cabo do PelCaçNat 53.
É afirmado no post que os habitantes de Contabane foram dispersos por Aldeia Formosa e Mampatá,o que não corresponde à realidade.A grande maioria,foi "instalada" junto da picada que seguia para Xitole a cerca de 1 km do quartel do Saltinho.Foram estes antigos moradores da, destruída,Contabane que ajudadaram militares da CCaç 2701 na construção da actual Sinchã Sambel,onde vivi os meus últimos meses de comissão.
Já no século XXI,eu e o antigo Cap.Carlos Clemente,hoje Coronel,fomos ouvidos,v´rias vezes,acerca de um ferimento sofrido,junto a um ouvido,pelo 1ºCabo Suleimane Baldé e que lhe provocava e provoca perda de audição.Foi uma situação complicada.Uma operação irregular,sem relatórios escritos.Mais por declarações do Clemente,do que minhas,foi atribuída uma pensão ao Suleimane,Régulo de Contabane,antigo 1ºCabo do Pel 53.
P.Santiago
Enviar um comentário