segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3307: Convívios (89): Encontro anual dos Combatentes da Guiné da freguesia de Guifões, Matosinhos (Albano Costa)

1. Mensagem do nosso camarada Albano Costa, ex-1.º Cabo da CCAÇ 4150, Cumeré, Bigene e Guidaje, 1973/74, com data de 9 de Outubro de 2008, dando notícia do Encontro Anual dos ex-Combatentes da Guiné da freguesia de Guifões, Matosinhos, uma freguesia e um concelho, erspoectivamente, que deram muitos combatentes, não só para a Guiné como para as outras frentes da guerra colonial/guerra do ultramar.

Caros tertulianos

O 5 de Outubro é sempre a data em que os guineenses de Guifões se juntam para celebrarem a sua passagem pela Guiné-Bissau. Este ano fizeram o seu XIII Encontro-Convívio e mais uma vez tiveram a companhia do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Carmin do Cabo, que fez a sua comissão em Angola, acompanhado de sua esposa.

Os ex-combatentes e respectivas famílias deslocaram-se, como já vem sendo hábito, em dois autocarros, num passeio agradável, para manter a coluna sempre bem unida, não fosse o IN obrigar ao teste do balão. (Nestes dias vai sempre mais um copo e não queriamos que a festa fosse estragada).

O almoço-convívio é sempre o ponto mais alto da confraternização e deu para sentir como todos desfrutaram das iguarias, assim como de um bom pé de conversa. O resto da tarde foi passada em franco convívio e ao final do dia foi distribuída uma lembrança pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Guifões a cada ex-combatente e uma rosa a cada senhora presente. Antes do regresso à base, foi servido um arroz de feijão vermelho com pataniscas de bacalhau e caldo verde. Para terminar, foi cantado o Hino Nacional, seguido do bolo e do respectivo champanhe.

Com a garantia de até para o ano.
Albano Costa

Foto 1 > O Joaquim D'Assunção Machado, ex-Pára-quedista da CCP 123, que fez parte da Operação Mar Verde, à conversa com o Presidente da Junta de Guifões, Sr. Carmin do Cabo

Foto 2 > O Joaquim Almeida (mais conhecido pelo Custóias) com o seu neto, que quis sentir de perto o que tem levado o avô a participar nestes encontros da Guiné. Ambos estiveram presentes no III Encontro Anual do Blogue, em Monte Real (2008). O Custóias é um frequentador assíduo dos encontros semanais da Tabanca de Matosinhos.

Foto 3 > O Albano Costa com a esposa, Eduarda, satisfeitos na companhia da família guineense

Foto 4 > Já a meio da tarde não podia faltar uma jogatana de cartas, em que participam, da esquerda: Laurindo (Sangonhá), D'Assunção Machado (ex-Pára-quedista, CCP123), Filipe (Bissau), Brás (Mansabá) e Vitor Alho (Jumbembem) que esteve no conflito de Maio de 1973 em Guidage, onde a companhia dele teve um morto, que teve de ser sepultado lá, o Geraldes.

Foto 5 > Foto de família, com os presentes no Encontro


Fotos e legendas: © Albano Costa (2008). Direitos reservados

1 comentário:

Anónimo disse...

Just ensure though that your parents are the owner or cruucial employees so the business can be one
person working from home, you might want to seriously consider high
deductibles for low premiums. If you need to have this abc kind
of insurance policy that meets all your needs sufficiently
you perhaps reached the optimum. Employers who require their
employees to use their imaginations to put out the extra premium amounts to
consumers.

Feel free to visit my blog ... oc zawodowe