
Na foto, por detrás do Matos Gomes, vê-se o edifício, em ruína, da antiga 2ª Rep (salvo erro) do Comando-Chefe, a famosa Rep Apsico, onde trabalhou Otelo Saraiva de Carvalho e Ramalho Eanes. Matos Gomes, na altura capitão do Batalhão de Comandos da Guiné, foi um dos protagonistas do 25 de Abril neste palco da história recente dos nossos dois países...
O Capitão Pára-quedista da CCP 123, João Costa Cordeiro, foi do seu curso da Academia Militar. Num pequeno depoimento sobre o malogrado João Cordeiro, morto na Guiné, em acidente, num exercício de salto em pára-quedas (ao que julgo saber, perto da Base A12, em Bissalanca), o Matos Gomes faz aqui alguns revelações sobre o seu camarada que, muito provavelmente, serão uma grata surpresa para o seu filho Pedro....
Foto e legenda: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.
(...) Frequentei o Colégio Militar onde fui colega de tantos outros filhos de ex-combatentes (...) . Da guerra a maior parte de nós ouvimos histórias em segunda e terceira mão, raras vezes aos nossos Pais (os que ainda os tinham), desbotadas e incertas.
Sempre pensei seguir as pisadas do meu Pai e tornar-me Pára-quedista de carreira. Quis o destino que, no último ano do Colégio, um incidente com um oficial me tivesse mostrado tudo o que a tropa pode ter de mau... resolvi não dar mais um desgosto à minha Mãe e ainda hoje não sei se fiz bem.
O certo é que hoje, homem feito (quase 40 anos), sei muito pouco de meu Pai e menos ainda do Militar que foi. Se os ex-combatentes falam pouco da Guerra, menos falam ainda aos filhos de camaradas falecidos... (...) (*)

Caro amigo
Eu conheci o teu pai, e digo-te que foi uma excelente pessoa, eu admirava-o, em primeiro lugar porque em tempos também queria ser pára-quedista, mas segui outro caminho; em segundo lugar, como oficial era bastante acessível.
Como capitão não tinha peneiras, sei do que estou a falar porque ele ìia com alguma frequência ao quartel do Batalhão de Nova Lamego e passou algumas vezes pelo meu serviço que era de Transmissões e falei umas quantas vezes com ele.
Além disso quando tinha tempo, nas horas vagas, era o único que saltava com o cogumelo sobre a pista de NL, o meio aéreo tinha que ganhar altitude com pouco espaço, portanto só em espiral é que se conseguia... Pista da qual eu tinha uma vista privilegiada porque ficava em frente ao quartel do Batalhão.
Para terminar digo-te que o teu pai foi um valente.
Um abraço do
ASantos
SPM 2558
3. Carlos Matos Gomes, Cor Cav Ref, que é leitor assíduo do nosso blogue:
Meu caro Pedro, conheci bem o seu pai. Sou mesmo curso dele da Academia Militar. Fiz parte com ele das equipas de atletismo da Academia que ganhou os campeonatos universitários de 65 e 66. Tenho, não sei onde, fotos dessas actividades, em que particpraram o Glória Alves, o Leonel de Carvalho entre tantos outros militares. O número de corpo dele era o 12.
Estive com ele na Guiné. Era, o que se pode dizer com toda a propriedade um homem de carácter, bem formado, um militar exemplar, de trato fácil, acessível que honrava quer os pára-quedistas quer todas as Forças Armadas.
Acresce ainda, e isso talvez não saiba, esteve envolvido desde o início no movimento dos capitães que iria dar origem ao MFA e ao 25 de Abril. Poucos dias antes da sua morte estivemos reunidos, o pequeno núcleo que constituía a comissão, na LDG Bombarda, ou Montante, atracada em Bissau... Um jantar de oficiais num navio não despertava suspeitas...
O Cordeiro, o nosso duze, o seu pai era um homem de que se pode orgulhar a todos os títulos, como militar e como cidadão...
Receba os melhores cumprimentos e o testemunho do apreço do Carlos de Matos Gomes.
__________
Nota de L.G.:
(*) Vd. poste de 16 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4694: Meu pai, meu velho, meu camarada (6): Ex-Cap Pára João Costa Cordeiro, CCP 123/ BCP 12 (Pedro M. P. Cordeiro / Manuel Rebocho)
1 comentário:
Caro Luís,
Como complementação da legendagem do P4700 permite-me uma adenda sobre a Amura:
Funcionava na Amura a 2ª ACAP também conhecida por REPPSICO onde funcionou a célebre Rádio PIFAS directamente ligada ao Gen. Spínola, Chefiada pelo major Carlos da Costa Campos, dos únicos homens senão o único da equipa de Spínola que não era oriundo da arma de Cavalaria e do Colégio Militar.
O major Costa Campos chefiou o Otelo Saraiva de Carvalho e o Ramalho Eanes.
Eu pesso desculpa em falar destas coisas que me foram transmitidas pelo Cor. Costa Campos e que muita gente ainda tem conhecimento.
É que ouço falar em tanta gente que parece que o Costa Campos na Guiné apenas comandou os "LASSAS".
Há muito mais sobre este Militar aos poucos pode ser que se conheça a história dele.
Um abraço
Mário Fitas
Enviar um comentário