terça-feira, 14 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4686: Tabanca Grande (162): José Eduardo Oliveira, ex-Fur Mil, CCAÇ 675, Binta, 1965/66

Capa do livro, edição de autor, Golpes de Mão's - Memórias da Guiné, de José Eduardo Reis de Oliveira. Prefácio do Ten Gen Alípio Tomé Pinto, o famoso Capitão de Binta (CCAÇ 675, 1965/66).

O novo membro da nossa Tabanca Grande, o José Eduardo Oliveira, com a sua neta mais nova, a Nana... Tem ainda um turra, de 7 anos, o Pedro.

Guiné > Região do Cacheu > Binta > CCAÇ 675 (1965/66) > O ex-Fur Mil Oliveira, com "duas meninas felizes, de que já não recordo o nome"...

Guiné > Região do Cacheu > Binta > CCAÇ 675 (1965/66) > Ainda era o tempo das abatizes (grossos troncos de árvores, abatidas pela guerrilha, e que funcionavam como obstáculo, nas estradas e picadas, à progressão das colunas auto das NT)... E, como se pode ver pela foto, ainda era o tempo em que os militares portugueses eram obrigados a usar os insuportáveis capacetes de aço!...


Guiné > Região do Cacheu > Binta > CCAÇ 675 (1965/66) > Ao fundo, a Vila Tomé Pinto... Em primeiro plano, dois foliões, na festa de S. João (ou no Carnaval ?)

' (...) ' À margem da guerra', criámos junto da tabanca nova uma nova BINTA …onde fomos quase tudo… O céu era o limite… Fomos professores, alunos, arquitectos, pedreiros, carpinteiros, agricultores, agentes do totobola, jornalistas, artistas de teatro e músicos, dançarinos de batuque, toureiros, forcados, jogadores de futebol e voleibol, fadistas, pêemes, pescadores, caçadores, padeiros e …sei lá que mais!' (...) (JERO)


1. O José Eduardo Reis de Oliveira é jornalista profissional, trabalha na imprensa regional, sendo actualmente sud-director do jornal O Alcoa, quinzenário, com sede em Alcobaça e uma tiragem de 8 mil exemplares.

Recentemente, em Maio passaddo, na sua terra natal, Alcobaça, o José Eduardo lançou o seu livro de memórias da guerra colonial, Golpes de Mão’s – Memórias de Guerra, de cerca de 440 pp., com prefácio do Ten Gen Alípio Tomé Pinto, antigo comandante da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65), ele próprio ferido em combate (foto, à esquerda).

O José Eduardo confirmou-me, por telefone, o carisma que este homem (o então Cap QP Tomé Pinto) possuía, entre os seus soldados e a própria população local... Era conhecido como o Capitão de Binta. Todos quiseram tocar-lhe quando foi evacuado, de heli, para Bissau, depois de ferido em combate.


" Mais do que pela bandeira o soldado bate-se pelo seu capitão", escreve o José Eduardo, numa apresentou em power ppoint que me enviou, subordianada ao título Memórias em Dois Tempos.


O José Eduardo (que é conhecido no meio jornalístico pelo seu acrónimo, JERO, e que foi Fur Mil naquela subunidade, entre 1965 e 1966, tendo inclusive feito a respectiva história, documento que foi classificado como confidencial) teve a gentileza de me mandar um exemplar autografado do seu primeiro livro, Golpes de Mão's, do qual irei fazer uma gostosa recensão crítica... depois de o ler nas férias.

Eis um excerto do mail que ele mandou em 21 de Junho último:

"Caro Luís Graça: (...) Como gratidão pelo que tem feito ao longo dos anos pelas nossas 'memórias' colectivas, gostaria muito de lhe oferecer um exemplar. Envio-lhe em anexo uma 'apresentação' em power point. O livro, que é edição de autor, tem 440 páginas com 190 fotografias e mapas.

"Agradeço que me informe o seu endereço para lhe enviar o livro em causa, de que também tenho suporte informático.

"Melhores cumprimentos. José Eduardo Reis de Oliveira" (...)



Capa do 1º Volume do documento classificado Diário da Companhia de Caçadores 675 - Dois Anos de Guiné, elaborado com "elementos colhidos pelo Fur Mil Oliveira".


2. Respondi-lhe nestes termos, a agradecer a oferta e as amáveis palavras do autor:

Meu caro José Eduardo:

Deixa-me que te trate por tu, que é o tratamento (romano) entre pares e camaradas... És um homem de letras, como eu, e sobretudo um ex-combatente da Guiné, como eu... Obrigado pela gentileza do teu gesto. Terei muito em fazer uma recensão crítica do teu livro no nosso blogue e divulgá-lo... Os meus parabéns pela concretização da ideia de transformares o teu diário em livro. Estou muito curioso por lê-lo... até por que não há referências, no nosso blogue, à tua CCAÇ 675...

Gostaria, antes de mais, de convidar-te para ingressares na nossa Tabanca Grande, o lugar da blogosfera onde cabem todos os camaradas da Guiné. Se aceitares, é também uma honra para todos, dos mais velhinhos aos piras... Se és leitor do nosso blogue, sabes qual o nosso espírito o nosso objectivo: partilhar e contar histórias... Somos também um blogue de afectos, como podes ver pelos relatos do nosso último encontro, aí perto de ti, em Monte Real (...)


3. O José Eduardo Oliveira, conhecido dos seus leitores como JERO, respondei-me no próprio dia:

Meu caro Luís Graça

Sou hoje um homem feliz pelas tuas palavras. Pelo tratamento 'romano' e por sentir que estou a entrar para um grande clube... que leio e releio vezes sem conta.

Tenho muitas histórias da minha '675' e sinto uma obrigação especial a partir deste momento: tenho que preencher o vazio de mais de 40 anos.

Há no meu livro de memórias algumas páginas sobre o desastre do Pelotão de Morteiros 980, em 5 de Janeiro de 1965, que vos irá surpreender. E não só. Também sobre o Padre Gama, o Coronel Fernando Cavaleiro e do grande Capitão de Binta, Alípio Tomé Pinto.

Amanhã vai seguir o livro e logo que possível vou aparecer ao vivo para um apertado abraço.

Até sempre e...até breve.

José Eduardo Reis de Oliveira.


4. Mais recentemente, a 12 do corrente, o José Eduardo disse-me que vinha a Lisboa e que poderíamo-nos encontrar, na próxima semana (o que está combinado e confirmado por telefone).

Caro Luís

~(...) Volto a ar notícias porque vou estar em Oeiras durante a próxima semana. Vou fazer uma 'comissão' de avô. Seis dias a aturar um 'turra' de quase 8 anos!

Como vou estar por perto de Lisboa pergunto se posso aparecer para uma pequena cavaqueira. Em caso afirmativo qual o melhor dia e hora? Tenho o teu telefone – 21 751 21 93 [,e não 21 751 21 96, como eu te comuniquei, por erro ]- que no entanto só utilizarei depois das tuas notícias para um eventual acerto de pormenores.

Entretanto mando um texto que, se tiver algum interesse, poderás juntar aos escritos dos velhotes da Tabanca Grande.

Um abraço e até breve, assim o espero.
José Eduardo Oliveira
Telemóvel [ já registei].


5. Comentário de L.G.:

Que mais dizer-te, depois do nosso último contacto telefónico ? Que gostei dos teus escritos (o livro ainda não o li, só o folheei...), gostei de falar de falar contigo ao telefone, gostei de saber que também tens magníficas recordações de Binta, que és um português positivo, que és um avô babado e ternurento... E que mais ? Que estás apresentado ao pessoal da Tabanca Grande, que já estás cadastrado, que és bem vindo a este blogue, de que és fã e leitor assíduo... e que vamos ficar ansiosos pelas tuas histórias... Irei rapidamente publicar o teu notável texto 'Depois da guerra... o stresse da paz'... Vem mesmo a calhar, quero eu dizer, é editorialmente muito oportuno.

Um Alfa Bravo, camarada. Luís

_________

Nota de L.G.:


(*) O último poste desta série Tabanca Grande é de 11 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4669: Tabanca Grande (161): António Torcato Oliveira, um sobrevivente de Gandembel/Balana, ex-1º Cabo da CCAÇ 2317 (1968/69)

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Oliveira,

Tenho uma história com o padre Gama, jesuíta já falecido.
Há uma senhora Teresa de Seabra de seu nome que também conheceu o padre Gama na Guiné e está interessada em saber coisas sobre ele.

Gostaria de ter o teu livro. Se for possível manda-mo à cobrança para:

Mário Fitas
Rª. D. Bosco 1106
2765-129ESTORIL

Se tiveres o gosto de partilhar noticias sobre o padre Gama o meu contacto é 214684787.

Benvindo à Tabanca Grande.
Um abraço do,

Mário Fitas
Fur.Mil da C.CAÇ.763 CUFAR

Anónimo disse...

Caro José Oliveira
Igualmente te dou as Boas Vindas pela tua entrada na Tabanca Grande que pela apresentação é feita por Porta grande.

Secundando o pedido do Homem Grande do Cumbijã, se for possível manda-me o teu livro à cobrança para

Jorge Simões Picado
Rua João de Deus, 35
3830-201 ILHAVO

Abraços
Jorge Picado

José Martins disse...

Caro José Oliveira

Mais um pedido, para a morada profissional:

José Martins
Pavilhão R 07 - Escritório 11
Lugar do Quintanilho (MARL)
2670-838 São Juliao do Tojal


Um abraço

José Martins

Sotnaspa disse...

Já agora ponho-me na fila para o livro à cobrança, a morada:
R. José Viana, Lote 20 Loja Esq.
Casal Novo 1685-609 Caneças

Bem vindo à Tabanca

Um alfa bravo

A. Santos
SPM 2558

Anónimo disse...

Caro José Oliveira,
Se possível, agradeço o envio à cobrança para:

Filomena Sampaio
TMG Automotive
Largo Comendador Manuel Gonçalves
Campelos
4805-277 GUIMARÂES

PS.Até 22 de Julho ou a partir de 17 de Agosto.
Obrigada
Filomena

Anónimo disse...

Camarada "Velhinho"

José Oliveira

Estive no Sector O2, Farim em 1969/71
E nestes últimos anos. A picada é a mesma.

Estacionado no K3,Farim,Jumbembem, pisando outras terras do Sector, como Cuntima, Canjambari e todo o Sector, incluindo Binta até ao Cufeu.
Por esse motivo estou interessado na leitura do teu livro.
Podes enviá-lo à cobrança para:

Carlos José Pereira da Silva
Pcta Cristóvão Falcão, nº 7 7ºB
2745-746 Massamá

Também podes recordar as terras do nosso Sector através do Site:
wwww.carlosilva-guine.com, que consta no blogue, na lista do lado esquerdo

O "Piriquito"
Carlos Silva

Anónimo disse...

Amigo José Eduardo Oliveira.
Os meus respeitosos cumprimentos.
Através da "net"verifiquei que a valorosa Companhia de Caçadores 675não está esquecida, pois o meu excelentíssimo amigo, veio através do lançamento do livro "Golpes de mão’s -memórias de guerra" dar vida a essa grande Companhia da qual o meu irmão Álvaro Manuel Vilhena Mesquita, deu tudo o que tinha em defesa da pátria a sua própria vida! Isto aconteceu na província da Guiné, na região de Binta-Cacheu, em 28-12-1964. Lembro-me muito bem, do autor desta obra literária, se encontrar pessoalmente com o meu pai - o jornalista, Rebelo Mesquita, aqui em Vila Nova de Famalicão, isto já vai a um bom par de anos. Agora e decorridos 45 anos da morte de meu irmão vim encontrar na "net" alguém que não esqueceu de recordar os bons e os maus momentos vividos na valorosa Cª675.È, pois nesta ordem de ideias que eu gostava de possuir esse livro, para eu ler e dar a ler aos meus filhos e aos meus futuros netos. Para isso pedia gentileza do meu amigo "Jero", de informar-me da melhor maneira de obter essa obra literária. Aqui fica o nº do meu telemóvel, 919912395, e o meu email, luisvilhenamesquita@hotmail.com e ao mesmo tempo renovo os meus agradecimentos.