1. Eis um pedido à nossa tertúlia e que eu gostaria de ver satisfeito:
Boa tarde, Doutor Luis Graça:
Sou o Pedro Correia, aluno do 4º ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Imaculada Conceição. Estou a realizar a monografia de final de curso em que decidi escolher o tema da enfermagem na guerra colonial.
Pretendo abordar a prestação de cuidados pelos enfermeiros; as suas acções, formação e preparação que possuíam; quais os meios e recursos que possuíam; evacuações de feridos.
Tendo tomado conhecimento do blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné, venho assim pedir a sua ajuda pois procuro dados acerca dos enfermeiros na guerra colonial.
Obrigada pela atenção, fico aguardar reposta.
Sem outro assunto de momento despeço-me atenciosamente.
Pedro Correia
Escola Superior de Enfermagem Imaculada Conceição
Rua Pedro Hispano, 923 - 4200 Porto
Telefone: 228 349 850
Fax 228 301 165
2. Caros amigos e camaradas da Guiné:
Temos, na nossa tertúlia, pelo menos quatro camaradas que fizeram poarte dos serviços de saúde militares:
(i) Carvalhido da Ponte, João Carvalho, Rui Esteves (ex-furriéis milicianos de enfermagem)
(i) José Teixeira (ex-1º cabo enfermeiro)
Alguém está em condições de dar uma ajuda ao aluno de enfermagem Pedro Correia? Recordo o pedido dele: "Pretendo abordar a prestação de cuidados pelos enfermeiros; as suas acções, formação e preparação que possuíam; quais os meios e recursos que possuíam; evacuações de feridos".
Seria útil para todos nós: este tema ainda não foi sequer abordado no nosso blogue... Que me recorde, o único que nos falou da acção (heróica) dos enfermeiros durante a guerra colonial (em combate e no apoio sanitário às populações locais) foi o Zé Teixeira, no seu diário: vd. post de 14 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXVI: O meu diário (Zé Teixeira) (fim): Confesso que vi e vivi
Num dos volumes Nova História Militar de Portugal (ed lit Manuel Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira). Lisboa: Círculo de Leitores,2003) também há um capítulo dedicado às mulheres (e em particular às enfermeiras paraquedistas).
3. A resposta, solidária, dos nossos tertulianos não se fez esperar:
3.1. Caro Luis: Também os enfermeiros do Esq Rec Fox 2640 (1) estão disponiveis para colaborar com o Pedro Correia.
Ex-Furriel Mil José Alberto da Costa Lima (Tel. 219376859)
Ex-1º Cabo Floriano da Silva Almeida (Tel. 239438280)
Um abraço, Manuel Mata
3.2. Feliz ideia. Por mim, será com muito gosto. Como o Pedro Correia, está cá no Porto, pode entrar em contacto comigo via e-mail ou pelo telemóvel 966238626, para marcarmos encontro.
Um abraço
Zé Teixeira
4. O Pedro Correia acaba de me mandar um e-mail, datado de 26 de Junho de 2006, a agradecer a nossa colaboração:
Boa Tarde!
Quero antes de mais agradecer-lhe o facto de ter disponibilizado no seu blogue o assunto de 'enfermagem' e também aproveitar para felicitá-lo pelo excelente blogue, um elemento bastante importante referente a um grande acontecimento da história de Portugal.
Aproveito igualmente para agradecer a todos aqueles que se disponibilizaram a ajudar-me a conhecer o trabalho realizado pelos enfermeiros durante a guerra colonial. Mais uma vez agradeço a atenção e colaboração. Sem outro assunto de momento, despeço-me atenciosamente. Com os melhores cumprimentos. Pedro Correia_____________
Nota de L.G.
(1) Vd. post de 2 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DXCVII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (1)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário