domingo, 25 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P907: Pensar em Voz Alta (Torcato Mendonça) (1): A nossa blogoterapia

Mensagem do Torcato Mendonça (ex-Alf Mil da CART 2339, Mansambo, 1968/69), um algarvio qu foi parar à terra da melhor cereja do mundo, o Fundão, e que há dias teve a gentileza de fazer uma visita de cortesia à minha irmã mais nova, Ana Isabel Henriques, que é enfermeira especialista no centro de saúde local... Torcato: obrigado pela parte que me toca. Apreciei muito o texto sobre o Malan Mané que, como sabes, foi gravemente ferido a meu lado. Só hoje publiquei as tuas "duas estórias para duas fotos" (o texto é teu, as fotos do Cardoso e o correio foi o Carlos Marques dos Santos). Mesmo com atraso, cá chegou ao meu SPM. Espero que continues a blogar, que é uma boa terapia. Por mor de todos nós, como se diz no Norte. Entretanto, cuida-me bem desse coração... (LG)

__________

Caro Luís

Há algum tempo que estou na Guiné. Não enlouqueci. Só que li o que escrevestes e, principalmente o que o Beja Santos escreveu. É duro, sabes - um voltar ao passado em segundos ou minutos, eu nem sei. Lastimo o falecimento do David Payne (1); lastimo todas as vitimas daquela brutalidade. Até que ponto não fui também corresponsável. Até que ponto não estive mais com Marte e menos com a razão?

Hoje estive na Assembleia Municipal. Não trocaram ideias. Preferiram insultos. Quando cheguei a casa tentei jantar mas desisti.Telefonei aos filhos. Depois abri a Televisão, liguei o portátil e fui ao Blogue. Parei no tempo… ou fui até lá… quase que senti os cheiros!

Quando estou tenso a música clássica, em som alto, acalma-me. Hoje é tarde para o fazer. Desde sempre que a música, mesmo no rádio, me acompanha. Ici rádio Abdijan…. Só que era música africana. Gostas de Bach. Sei que o Beja Santos era melómano e ficou sem os discos. Nunca falámos nisso. Talvez a guerra fosse mais importante…Talvez!

Desculpa este desabafo. Estou mais calmo. Será isto uma terapia?

Um abraço,

Torcato Mendonça

_______

Nota de L.G.:

(1) Alferes Mil médico, da CCS do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70). Era psiquiatra. Referido pelo Beja Santos no seu último post, de 24 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P904: SPM 3778 ou estórias de Missirá (3): carta a Alcino Barbosa, com muita intranquilidade (Beja Santos)

(...) "Não sei se deva contar como foi a nossa retirada até Finete, para vir buscar reforços. Os soldados válidos ficaram a tomar conta dos feridos. Retirei com crianças, com uma granada em cada mão. Em Bambadinca, encontrei a solidariedade do costume, regressei a Finete com o médico, David Payne (já falecido) e com o Alferes Reis, o sapador (nunca se recompôs da guerra, aparece-me no meu trabalho de vez em quando, sofre da mania da perseguição) e no dia seguinte, após a vossa evacuação por helicóptero, regressei a Missirá. Era minha intenção escrever-te, e depois visitar-te no Hospital Militar" (...).

Sem comentários: