quarta-feira, 28 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P920: Os soldados paraquedistas tombados e sepultados em Guidage (José Martins)


Guiné > Guidage > CCAÇ 4150 (1973/74) > Tabancas. Segundo informação do Manuel Rebocho (Sargento-Mor Paraquedista, na Reserva, que esteve em missão na Guiné, de Maio de 1972 a Julho de 1974), morreram 4 soldados paraquedistas, no dia 23 de Maio de 1973, durante a execução da Operação Mamute Doido, junto à tabanca de Cufeu. (... ) "Três destes Soldados [foram] enterrados, tal como um elevado número de Soldados do Exército, junto ao arame farpado, do lado de fora, do Destacamento de Guidage". O Manuel Rebocho tem feito uma campanha a favor da trasladação dos restos mortais dos seus camaradas paraquedistas e dos demais soldados do Exército. Mas até agora em vão (1).

Legenda e foto: © Albano M. Costa (2005)

Texto de José Martins, ex-Furriel Miliciano de Transmissões, CCAÇ 5, Canjadude (1968/70)

Caros Luís (Graça) e Manuel (Rebocho):

Estou inteiramente de acordo (1).Defendo esta ideia, pelo menos, desde 8 de Setembro de 2000, data em que escrevi um texto a propósito da visita que fiz ao Cemitério Militar e Cripta dos Combatentes no Alto de S. João, em Lisboa (2).

Segundo os meus registos, os soldados tombados em Guidage são ANTÓNIO DAS NEVES VITORIANO, JOSÉ DE JESUS LOURENÇO E MANUEL DA SILVA PEIXOTO, mobilizados do RCP [Regimento de Caçadores Paraquedistas] e naturais de Castro Verde, Cadima e Gião, respectivamente.

Vamos em frente! Custa menos trazer os corpos dos nossos camaradas para cá do que saber, através dos jornais, que a sua campa é devassada para utilizarem as pedras tumulares noutros locais.

Um abraço do
José Martins
___________

(1) Vd. post anterior

(2) Texto do livro inédito REFREGA, a inserir oportunamente no nosso blogue (LG)

Sem comentários: