Foto: © Paulo Raposo (2006)
XII parte do testemunho do Paulo Raposo (ex-Alf Mil Inf, com a especialidade de Minas e Armadilhas, da CCAÇ 2405, pertencente ao BCAÇ 2852 > Guiné, Zona Leste, Sector L1, Bambadinca, 1968/70 > Galomaro e Dulombi).Extractos de: Raposo, P. E. L. (1997) - O meu testemunho e visão da guerra de África.[Montemor-o-Novo, Herdade da Ameira]. Documento policopiado. Dezembro de 1997. 35-38 (1).
O regresso a Bissau
Aterrámos em Bissau como uma pedra. Dizem que são as melhores aterragens, pois as más são aquelas que nós não sentimos. É como as granadas e os tiros: os que nos são destinados, não os sentimos. Aberta a porta do avião, saímos sem pressa.
O calor e a humidade eram tantos que parecia que estávamos a entrar numa casa de banho onde alguém tivesse acabado de tomar um banho muito quente. Desta vez, não fui para o Grande Hotel, mas antes para uma cama que o João Saldanha me arranjou em casa dele.
Apresento-me no Quartel General e, por razões de que já não me recordo, perco a ligação aérea militar para Bafatá. Era um Dakota que fazia esse serviço. Como não havia outro transporte tão cedo, peço ao Alferes Bobone, que estava a tirar o brevet, para me levar a Bambadinca, que eu lhe pagava o tempo de vôo do Aeroclub, que era barato.
O Bobone era Chefe de Gabinete do Brigadeiro Spínola, portanto só me podia levar à hora do almoço, que, em Bissau tal como em toda a África, tinha a sesta como complemento. Fui almoçar a casa dele, pois ele tinha lá a mulher, e seguimos para o aeroporto, aonde nos aguardava o instrutor, que também seguiu.
O avião era um Auster, avião de três lugares, forrado a lona. Lá fomos, eles à frente e eu atrás, a ver se tudo corria bem. Voamos alto para não termos surpresas e, como o avião é lento no ar, parecia que estávamos parados. Ao fim de meia hora aterrámos em Bambadinca na pista de terra batida. Tudo bem.
A chegada de um meio aéreo, numa terra aonde não acontece nada, é sempre um acontecimento. Fomos para o bar tomar one for the road. Depois das contas feitas e das despedidas, o Bobone meteu-se no Auster para regressar, mas o motor não pega. Que se passa?
Ligamos para Bissau via rádio, e o chefe instrutor do Aeroclub, entre muitas coisas, diz para vermos se os cabos que ligam os borries da bateria estavam bem apertados. É claro que não, estava um solto. Foi apertado e lá seguiram. Spínola deve-lhe ter puxado as orelhas pelo atraso.
Um dos nossos passatempos nos períodos de pausa era contar histórias. O Bobone contou que um dia Spínola sentou-se na sua mesa de trabalho e com o braço, atira tudo o que estava em cima da mesa para o chão. Depois respira fundo e diz:
- Vamos trabalhar.
Coitado, era o peso da responsabilidade e era o feitio de quem se preocupa. Foi por esse seu feitio que mais tarde o apanharam. Não era uma pessoa fria. Spínola era sem dúvida um bravo. Os pilotos de heli não gostavam de voar com ele.
Se ele via uma aldeia, mandava o piloto descer, fazia uma alocução à população e seguia. Não se importava se a aldeia era controlada por nós ou pelo inimigo. Almeida Bruno passou as passas do Algarve com ele por causa destas incumbências.
No funeral do Brig. Nascimento, no Cemitério dos Prazeres, o Brig. Spínola aguentou estoicamente a carga de água que caíu, aquando das cerimónias. Não vacilava.
Novamente no Leste
Estamos em junho. Regressado à rotina de Tabancas em Auto Defesa, chega o primeiro correio e nesse correio vem uma carta de meu pai e outra de minha mãe muito estranha, que diz:
- O teu pai está melhor.
Esta era portanto a segunda carta de minha mãe, pois por capricho de destino a primeira ficou para trás. Sigo de imediato para Bafatá, o único local de onde se podia telefonar para Lisboa.
Depois de longa espera, consegui falar com a minha mãe. Naquela época pedia-se o número, e as centrais manuais iam pedindo sucessivamente o número até ao destino e, por fim diziam "está ligado".
A minha mãe contou-me então a triste história. Meu pai, passados dias após a minha partida, teve um acidente vascular cerebral. Entrou em coma e veio a falecer ao fim de três meses. Eu julgava que não era coisa que não me podia acontecer, e ainda hoje acho que é mentira.
A nada assisti. Era Setembro, e eu estava na altura em Galomaro, juntamente com uma companhia de paraquedistas. O Major Pardal dirige- se a mim, passa-me a mão pelas costas e diz-me:
- O teu pai acabou de falecer; o Brigadeiro Nascimento mandou um heli buscar-te, reservou o lugar do Governador na TAP e tens na repartição de pessoal uma licença para seguires viagem.
Uma rápida vinda a Lisboa
Devo gratidão a todos estes amigos. Foram horas muito difíceis. Chego a Bissau no heli e vou para o Grande Hotel, para embarcar para Lisboa no dia seguinte. À noite vou jantar com o Francisco Ramos. Eu, que não sou de muitas falas, não me calo durante o jantar.
Era uma realidade que eu não queria aceitar. A viagem de avião foi um martírio. Da tristeza para o que ia e de alívio por folgar durante um tempo o buraco da Guiné. Chego a Lisboa e vejo a minha mãe toda vestida de preto, como nunca a tinha visto. O funeral já se tinha dado. Vou para casa e esta parecia vazia. Ainda assisti à Missa de 7º dia na Igreja de S. Nicolau. A Igreja ficava por cima da casa comercial que o meu pai tinha na Rua da Prata. A Igreja estava repleta, embora a família não estivesse completa. Passados dez dias estou de regresso àquele inferno.
Ao Alferes David, [igualmente da CCAÇ 2405], passados meses, sucedeu-lhe a mesma coisa. Perdeu o Pai em circunstâncias idênticas. Houve muitos casos destes.
Novamente o regresso
Mais uma despedida no aeroporto e uma viagem sem história, toda feita de noite, com a habitual escala em Cabo Verde.
Regresso de novo à rotina de Tabancas em Auto Defesa.
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Nota de L. G.
(1) Vd. post de Guiné 63/74 - P889: O meu testemunho (Paulo Raposo, CCAÇ 2405, 1968/70) (11): Férias em Portugal
(...) "No aeroporto outra vez as despedidas, mas já não íamos para o desconhecido, já sabíamos o que nos esperava. De novo a família e os amigos de sempre a despedirem-se de nós. Vim depois a saber que depois de eu entrar para o avião, pois naquela altura assistia-se a tudo do varandim do 1º andar do aeroporto, o meu pai ficou agarrado a uma coluna, a chorar como uma criança.
"A viagem de regresso nada tinha de alegre. Dormi até chegarmos a Cabo Verde, de madrugada, para uma escala do avião. Comandava o avião o comandante Simões, visita de sempre da família amiga Simões de Almeida e Palma Carlos, relações que já vinham do tempo dos meus avós" (...).
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