terça-feira, 3 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1915: Próximo documentário de Diana Andringa e Flora Gomes: as Duas Faces da Guerra

1. Mensagem da Diana Andringa, jornalista (aliás, um grande nome do nosso jornalismo, bem como do documentarismo televisivo e cinematográfico), com data de 25 de Maio último:


Luís Graça,

Tenho a máxima admiração pelo seu trabalho bloguístico e fico sensibilizada por terem um texto meu no blogue.

Agora chamar-me Adriana é que não vale(1)!

Chamo-me Diana, como as espingardas de caça e as cadelas perdigueiras.

Espero que tenha paciência para, daqui por uns tempos, ver o documentário que o Flora Gomes (3) e eu estamos a fazer sobre a guerra na Guiné (4).

Abraço,

Diana (e não Adriana!)

2. Comentário de L.G.:


Querida amiga: Mil perdões. Vou corrigir. É um lapsus linguae, quiçá freudiano... Um calamitosa gralha, que acontece até aos melhores... Já lhe pedi desculpas, pessoalmente, por e-mail... Aqui fica tardiamente a ressalva, em público...

Repare que no texto original (publicado na anterior versão no nosso blogue) (1), o seu nome estava correcto... A borrada aconteceu num post mais recente (2), onde há um link para o seu texto...

Continuo a aguardar a sua aparição na nossa Tabanca Grande, desde há dois anos... Eu sei que não precisa de um espaço para escrever, mas há coisas (da Guiné...) que se podem partilhar entre... os amigos e os camaradas da Guiné. Vamos ficar aguardar a exibição, para o grande público, do documentário do Flora Gomes e da Diana Andringa, sobre a Guiné... Diga-nos alguma coisa antecipdamente sobre este novo trabalho. Chegou a contactar o Mário Dias, por causa da estória do Domingos Ramos ?

Fale-nos mais desse seu trabalho: as páginas do nosso blogue também são suas... Mantenhas/ Saudações bloguísticas do Luís Graça & Camaradas da Guiné.

_________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 22 de Junho de 2005 > Guiné 69/71 - LXXIII: Antologia (4): 'Homenagem aos mortos que tombaram pela pátria': Geba, 1995 (Diana Andringa)

(...) "Texto seleccionado e enviado por A. Marques Lopes, ex-alferes miliciano da CART 1690 (Geba, 1967): A jornalista Diana Andringa esteve na Guiné em 1995, em trabalho profissional, e passou por Geba. Sobre essa passagem escreveu no jornal Público, de 10 de Junho de 1995, o texto que vos vou mostrar, com a sua autorização (até me pediu que lhe enviasse o cópia, que já não possui o original). Vai também um croqui do monumento a que ela se refere. Em 1998, quando lá estive também verifiquei que o monoumento estava destruído, com muita pena minha" (...)

(2) Vd. post de 22 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1775: Tabanca Grande (6): Altamiro Claro, ex-Presidente da CM Chaves e ex-Alf Mil Op Especiais da CCAÇ 3548 / BCAÇ 3884

(3) Flora Gomes: o mais conhecido realizador de cinema da Guiné-Bissau, nascido em Cadique, na região Tomboli, em 1949... O seu filme Nha Fala (2002) apresentou-se, entre outras, à 59ª edição do festival de Veneza onde conquistou o prémio Citta Di Roma-Arco Íris Latino. Foi um co-produção entre Portugal, França e Luxemburgo e contou com o apoio do Instituto Camões.

(4) Julgo tratar-se do documentário Duas Faces da Guerra (realização: Diana Andringa/Flora Gomes; produção: Guiné/Portugal - Lisboa Filmes, 2007).

Sem comentários: