quinta-feira, 5 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1923: Tabanca Grande (23): Luís Nabais, ex-Alf Mil, CCS do BCAÇ 2885 (1969/71) e membro da ADFA

1. Mensagem de Luís Nabais, que passa a ser um novo membro da nossa tertúlia, ou melhor, Tabanca Grande, onde cabem todos, amigos e camaradas da Guiné:

Meu caro Luís:

Por intermédio do César Dias (1), tomei conhecimento do blogue, e cá estou.

Também estive na Guiné, de 1969 a 1971, no Batalhão de Caçadores 2885, Mansoa.


Sou um Ex Alf Mil da CCS do Batalhão, exercendo como oficial de justiça, e tive a meu cargo todos os processos, além daqueles mais tristes, de baixa em combate.


Dei aliás já uma achega sobre o Alf Martinez do Infandre, aquando da célebre emboscada de que fala o César Dias. Eu estava em Mansoa aquando da emboscada que fez os mortos no Infandre (2).
Eu fui lá pouco depois… Como Oficial de Justiça, fiz os processos…(lamentavelmente fáceis, já que, em caso de morte, bastava juntar uma cópia da operação…e dizer que morreu)!!!

Talvez possa ajudar o Afonso M. F. Sousa com pormenores…desagradáveis de ouvir, por certo.

Faço parte da ADFA, onde tomei conhecimento de UMA morada... Será, entretanto, que não há mais gente do Batalhão que dizia “Nós Somos Capazes”? E reuniões tem havido?Nunca soube…

Presentemente, apesar de reformado, continuo na ADFA (de que sou membro). Fica o meu mail: nabais.luis@gmail.com. Mando-te uma foto actual e outra tirada em 1969, em Mansoa.

Abraço a todos.

Luís Nabais

2.Mensagem de boas vindas do co-editor Carlos Vinhal:

Caro Luís Nabais:

Estou a receber-te, na nossa Tabanca, em nome do Luís Graça, restantes tertulianos ex-militares e tertulianos amigos da Guiné-Bissau, logo nossos amigos. Todos formamos a família que irás conhecendo aos poucos, mas podes saber muito mais de nós e da nossa conduta em www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial_tertulia.html

As regras são simples. Acima de tudo respeitamos as ideias de cada um, protegemos a propriedade intelectual, deixamos a política na Parada e essencialmente gostamos de falar dos nossos tempos da Guiné. Por terapia ou pelo prazer de contar estórias, escrevemos o que queremos e como sabemos. Se possível ilustramos com aquelas fotos que até há bem pouco tempo pareciam uma inutilidade.

Por agora e em nome de todos, sê bem-vindo.

Recebe aquele abraço fraterno dos camaradas e amigos da Tertúlia do Luís.

Carlos Vinhal

Carlos Vinhal
Leça da Palmeira
Telem 916032220
Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732/Mansabá
CTIGuiné 1970/72

E-mail (1) luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

E-mail (2) carlos.vinhal@oniduo.pt

3. Comentário de L.G.:

Encantado, caro Luís. Eramos vizinhos e da mesma época. Com a tua formação e experiência jurídicas, virás de certo enriquecer o nosso blogue. Quero que te sintas à vontade para contar as tuas estórias, mesmo que possam ser duras de ouvir... Por outro lado, podes e deves utilizar as nossas páginas para divulgar o papel e os serviços da ADFA -Associação dos Deficientes das Forças Armadas (eu trabalho ao lado da tua sede, na Av Padre Cruz, na Escola Nacional de Saúde Pública, que fica, por sua vez, junto ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; um dia destes, podemos encontrar-nos).
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de:

30 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1472: Sobrevivente do BCAÇ 2885 (Mansoa e Mansabá) (César Dias)

1 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1557: No regresso éramos menos 32 (César Dias, CCS do BCAÇ 2885, Mansoa, 1969/71)

3 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1643: A morte do 1º cabo José da Cruz Mamede, do Pel Caç Nat 58 (3): 10 mortos em emboscada com luta corpo a corpo (César Dias)

(2) Vd. post de 3 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1642: A morte do 1º Cabo José da Cruz Mamede, Pel Caç Nat 58 (2) : Em Infandre, a 13 km de Mansoa (Afonso M. F. Sousa)

"1 comentário:

"Luis Nabais disse... Salvo erro, o Alf Mil que comandava o INFANDRE era o Martinez. Um gajo à maneira, que foi proposto para louvor pelo Ten Cor Chaves de Carvalho (comandante do BCAǪ 2885), e posteriormente louvado pelo Com-Chefe da Guiné. Luis Nabais (Ex Alf Mil Mansoa)" (...)

Sem comentários: