No Niassa foram todos
1. A propósito do encontro da CART 3492, escrevi ao Álvaro Basto:
Álvaro, caro Camarada,
Os meus agradecimentos pela tua saudação à minha entrada como co-editor. Estive a ver as imagens do vosso encontro e não deixo de te dizer como compreendo bem a alegria que tiveste em ver os teus camaradas, tantos anos já passados. E para vos felicitar por terem regressado todos. Será que li bem? Regressaram mesmo todos?
Era bom demais naqueles tempos.
2 . Em resposta, o Álvaro Basto, emendou:
Meu caro amigo e camarada,
Quando dizia termos voltado todos, referia-me a todos os elementos que constituiam a CART 3492. Efectivamente não tivemos qualquer baixa em combate.
Tivemos uma única baixa. O soldado Eduardo Ribeiro Oliveira que morreu de hemorragia interna num estúpido acidente com a arma, e a quem na altura prestei todo o auxílio possível e para quem a evacuação "Y" tardou mais de uma hora.
Foi uma morte trágica e patética pela estupidez do acidente em si.
Em cima da ponte sobre o rio Pulon onde tínhamos um destacamento, o Eduardo tentou acertar num enorme "peixe-fula" e a bala fez ricochete num dos enormes parafusos que prendiam as tábuas da ponte vindo-o a atingir no abdómen. Ainda o consegui manter vivo até à chegada do helicópetro mas faleceu a caminho de Bissau.
O peixe não era este mas era um semelhante.
Um grande abraço,
Alvaro Basto
_____________________
Nota do co-editor vb:
A morte do Eduardo Oliveira é um retrato das mortes estúpidas que ocorreram à margem da guerra. Claro, a guerra, em si mesmo, é estúpida, sobre ela as palavras já foram todas ditas. Mas as mortes fora da metralha não doeram menos.
E, quantas destas aconteceram?
Afinal, não éramos nós mesmos que dizíamos uns para os outros, aqui na Guiné já não há nada para espantar.
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
a cart 3492 foi a única companhia que esteve no xitole que não teve qualquer morto ou ferido em combate ,apesar de três ataques ao arame e de muitas flagelações.O Eduardo Oliveira no último ataque que sofreu foi um valente pois teve de andar na parada sob fogo intenso e não hesitou.
a cart 3492 foi a única companhia que esteve no xitole que não teve qualquer morto ou ferido em combate ,apesar de três ataques ao arame e de muitas flagelações.O Eduardo Oliveira no último ataque que sofreu foi um valente pois teve de andar na parada sob fogo intenso e não hesitou.
Enviar um comentário