terça-feira, 31 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P2014: O Idálio Reis, a CCAÇ 2317, Gandembel e os pára-quedistas do BCP 12 (Victor Tavares)

1. Mensagem, de 8 de Julho de 2007, do Victor Tavares (ex-1º Cabo Pára-Quedista, CCP 121 / BCP 12, Guiné 1972/74):

Estimado amigo Luís:

Li com especial atenção o texto do nosso camarada Idálio Reis relativo a Gandembel (1), aonde conviveu com os Pára-quedistas durante algum tempo em situação difícil e é nestas [situações] que se vêem as capacidades de actuação e o companheirismo leal e fraterno das nossas diferentes forças.

Já tinha conhecimento de parte do texto, porque nas viagens do passado dia 23 de Maio, dia dos Pára-quedistas, entre a Mealhada e Tancos e no regresso daqui, aonde o Idálio me deu o prazer de me acompanhar, ele foi contando algumas passagens ali vividas com os Pára-quedistas.

Sabendo eu que o Idálio gostaria de encontrar alguns dos meus camaradas que com ele privaram naquelas difíceis circunstâncias e porque sabia que os iria lá encontrar, convidei-o a ir, ele aceitou e penso ter ficado satisfeito pois, tambem os Generais Bação da Costa Lemos, Avelar de Souza e Almeida Martins gostaram de o rever.

Estes estavam na tribuna de honra durante as cerimónias militares a acompanhar o Chefe do Estado Maior do Exército que presidiu às mesmas. No final fomos ter com eles ao sairem da tribuna, comprimentei-os e apresentei-lhes o nosso camarada Idálio, eles pura e simplesmente esqueceram-se do CEME, ficando à conversa connosco durante algum tempo e recordando várias passagens tidas em Gandembel com o Idálio. Enfim, são os mesmos homens simples e afáveis como sempre o foram.

Despeço-me com um abraço.

Victor Tavares

___________

Nota dos editores:

(1) Vd. post de 8 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1935: Fotobiografia da CCAÇ 2317 (1968/70) (Idálio Reis) (8): Pára-quedistas em Gandembel massacram bigrupo do PAIGC, em Set 1968

Sem comentários: