Cópia do Ofício do Arquivo Geral do Exército, nº 112/STAG, Proc. 6.2, de 23 de Maio de 2007, em resposta a um requerimento do nosso camarada Hugo Moura Ferreira, de 16 de Abril de 2007, pedindo informações do Soldado José Henriques Mateus. Cópia facultada pelo Benito Neves. Por razões de protecção da privacidade do requerente, eliminámos, da imagem, o seu nome completo e a sua morada.
Em traços largos, o teor do ofício é o seguinte:
(i) O José Henriques Mateus foi dado como morto em combate, "conforme a História da sua unidade (CCav 1484)";
(ii) Segundo o Arquivo Histórico Militar, há uma relação de militares falecidos e desaparecidos, do CTIG/QG/1ª Repartição, datada de 21 de Maio de 1974, donde consta o nome do José Henriques Mateus, "dado como desaparecido em combate na região de Catió, em 10Set66 e que mais tarde foi considerado morto, juntamente com outros militares, nos termos do nº 3 do art 1º do Decrteo 350/71, de 12AGO71";
(iii) Não faz parte dos militares resgastados através da Op Mar Verde [, em que foram libertados 26 prisioneiros portugueses, em Conacri];
(iv) Também não consta da base de dados referente à lei dos ex-combatentes (Lei nº 9/2002).
Foto: © Hugo Moura Ferreira (2008). Direitos reservados.
1. Mensagem do Benito Neves, bancário reformado, de Abrantes, com data de 8 de Maio:
Luís, o meu abraço
Tenho estado atento ao blogue e, relativamente "àqueles que nem no caixão regressaram", constato que o nosso amigo Mateus não consta entre os mortos, embora os documentos oficiais digam que sim.
Pergunto-me quantos Mateus haverá, não contabilizados...
Já enviei ao Marques Lopes a mensagem que se segue e que agora reencaminho para teu conhecimento.
Cumprimentos
B Neves
2.Mensagem do Benito Neves, enviada ao A. Marques Lopes:
Os meus melhores cumprimentos
Tenho acompanhado com muito interesse tudo o que, proveniente dessa fonte inesgotável, tem sido escrito e publicado no blogue, pelo que não posso deixar de expressar as minhas felicitações.
Relativamente ao
Post nº. 2811 - Lista de militares portugueses mortos e enterrados em cemitérios locais (3) 1966-1967, constato que entre os militares mortos em 1966, não consta o soldado nº. 711/65, José Henriques Mateus, da CCav 1484, que terá falecido por afogamento na travessia do rio Tompar, afluente do rio Cumbijã, no decurso da operação Pirilampo, no dia 10/Set/66. O corpo não foi recuperado. Era natural da Areia Branca, concelho da Lourinhã.
A este assunto reporta o Post 1676 do nosso blogue (1), relativamente a reservas que ainda hoje hoje tenho sobre esta morte, na medida em que se levantou a hipótese de ter sido capturado e libertado mais tarde no decurso da operação Mar Verde [ Conacri, 22 de Novembro de 1970]. Porém, oficialmente, conforme documento anexo, foi considerado morto em combate.
Não sei se este meu pequeno contributo terá alguma valia, mas pergunto-me quantos Mateus faltarão nas listas oficiais.
Um abraço e bom trabalho
B Neves
CCav 1484
Nhacra - Catió
1965/67
_______
Nota dos editores:
(1) Vd. poste de 19 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1676: Vivo ou morto, procura-se o Soldado Mateus, da CCAV 1484, natural da Lourinhã (Benito Neves)
Sem comentários:
Enviar um comentário