1. No seguimento do assunto tratado no nosso poste P3410 (*), recebemos uma mensagem do nosso amigo Fernando Inácio, de quem não tínhamos notícias há muito tempo:
Data: 06/11/2008
Assunto: Monumento
Para Carlos Leitão Carreira
Cc: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com
Ex.mo Dr. Carlos Leitão Carreira,
Antes de mais peço igualmente desculpas pelo atraso na resposta, mas estou novamente de partida para Africa, Angola desta vez, e o tempo tem sido escasso.
Aliás, amanhã a esta hora já estarei no avião.
As fotos que tenho sobre o monumento de Farim são as que envio em anexo e foram tiradas pela emoção que em mim despertaram: tal como ossadas de um elefante morto gastas pelo tempo, lá se erguia aquela peça fantasma no coração das matas da Guiné desafiando todas as probabilidades, uma peça da Lusitanização da Guiná que provavelmente não dirá nada aos habitantes de hoje.
Aliás, toda a Guiné me pareceu um enorme cemitério de sonhos de vida dos nossos compatriotas que por lá viveram e gastaram as suas vidas. É impressionante passar por ruas onde os azulejos Portugueses ainda anunciam Vivenda Marques, O nosso lar e por diante.
Chorei de emoção perante tal demonstração de amor a uma terra que não era nossa.
Em Angola também se sente o mesmo, embora numa escala menor, pois o país está mais desenvolvido e com mais construção nova.
Estou em Angola por algum tempo, de 2 a 3 meses, se precisar de alguma recolha histórica disponha. Contacte-me para este endereço de mail, pois o outro está em vias de ser cancelado.
Com um abraço de amizade,
Fernando Inácio.
Guiné-Bissau >Farim > Fotografias do Monumento, da época colonial, ao 5.º centenário da morte do Infante D. Henrique. Fotos do nosso amigo Fernando Inácio que tinha 10 anos por altura do 25 de Abrild e 1974, mas que lê e ouve com emoção as nossas histórias de combatentes.
Foto: © Fernando Inácio (2007). Direitos reservados
2. Mensagem enviada ao nosso amigo Fernando Inácio no dia 17 de Novembro de 2008:
Caro Fernando Inácio
Antes de tudo, quero saudá-lo porque há muito não sabíamos o seu endereço. Ainda bem que voltou ao nosso contacto.
Em nome do Luís Graça, quero agradecer a prestimosa colaboração dada ao Dr. Carlos Leitão Carreira, com as suas fotografias do monumento do V Centenário da morte do Infante D. Henrique.
Os editores do Blogue ficam à sua disposição.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Vinhal
_____________
Nota de CV
(*) Vd poste de 5 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3410: Memória dos lugares (14): Farim e o monumento ao 5º centenário da morte do Infante D. Henrique (Carlos L. Carreira, arqueólogo)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário