sábado, 22 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3500: Blogoterapia (75): Entrei para a Tabanca de maneira um pouco desabrida...(António Matos)


Mais contentes ou menos contentes, todos compraram bilhete para a 1ª fila do blogue!




O meu "estatuto" de piriquito enquanto tertuliano do "Guiné 63/74" leva-me a ser um pouco contido na formulação de algumas opiniões no que diz respeito ao blogue ele próprio, com o receio de virem de lá os "velhinhos" e mandarem uma fogachada do quilé e acagaçarem-me todo e depois fico inibido e não escrevo mais.

Eu entrei para a Tabanca de maneira um pouco desabrida porque não tinha lido nada sobre alguns procedimentos que lhe estariam inerentes, mas somente porque outro tertuliano ma indicou.
Porque colaboro noutros blogues onde os textos são editados pelos próprios, atirei-me de cabeça e comecei a produzir, ainda que a triagem que os editores terão necessidade de fazer, possa ser algo desmotivante pela desactualização dos mesmos.

Reconheço que há bloguistas que por disponibilidade de tempo, por melhor manuseamento das ferramentas, por questões de memória, por prazer em escrever, etc., são mais produtivos do que outros e não deveriam, por isso, ser colocados em fila de espera.
Claro que o critério editorial pertence aos editores e estas achegas não pretendem ser mais do que isso ,para que eles possam também ponderar sobre a dinâmica a imprimir ao blogue.

Uma coisa parece-me pacífica : quanto maior a solicitação de entradas de textos, melhor !
Não me preocupa não ter tempo de ler todas as entradas do dia! Leio-as amanhã!
A faculdade de poder fazer pesquisas por tema ou por nome do camarada, por exemplo, pode permitir-me o critério mais acertado na exploração do blogue.
Isto é um pouco como consultar um dicionário. Não é para ser lido de fio a pavio, ao quilómetro !
Aliás, muitas vezes queremos relacionar acontecimentos e isso leva-nos a leituras cruzadas donde, não é grave não ler a última publicação na hora da sua edição.
Como nota de rodapé, e se isso me for permitido, gostava de reforçar a ideia já exposta de que as nossas estórias deverão ter o cariz de estórias contadas no regalo da lareira, intimistas, sentimentais, como se tivéssemos os nossos netos a ouvirem-nos, embevecidos até que adormecessem...
Provavelmente o futuro trará uma inversão no desenvolvimento deste sítio numa lógica de maior adaptação do blogue aos tertulianos em desfavor dos tertulianos ao blogue. Será ?
Vale a pena pensar nisto ...


António Matos
___________

Nota: artigo da série em

Sem comentários: